Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Luar do sertão, intenso em noite clara, vai seguir os Catopês pelas próximas 3 noites de M. Claros. A marcação dos tambores, hino da cidade, será ouvida

Quarta 16/08/17 - 11h

Uma lua minguante, instalada segunda-feira mas muito intensa, vai seguir os catopês pelas ruas de M. Claros, em sua peregrinação anual, nas próximas três noites. As noites dos mastros de Nossa Senhora do Rosário, de S. Benedito e do Divino Espírito Santo.
SILÊNCIO
Pela tradição, os catopês vão buscar "a bandeira" na casa dos "mordomos", por mais distante que seja. Sempre cantando e dançando (à exceção dos marujos, que se deslocam em silêncio), num ritmo e numa tradição que se repetem há quase 200 anos, catopês, marujos e ceboclinhos caminharão até a igreja do Rosário, onde os três mastros serão fincados - nesta quarta, quinta e sexta-feira.O luar do sertão vai segui-los, sob a marcação incorruptível de tambores ancestrais.
TONÃO
O mastro desta noite de quarta-feira sairá da casa do mestre dançante Tonão, um dos mais antigos catopês de M. Claros. Com quase 80 anos, carroceiro, ele se responsabilizou pela "bandeira" em promessa que espera alcançar: achar renovadas forças para dançar e cantar com os catopês pelos próximos anos. Como fizeram seus avós e seus país, há dezenas de anos. Como já fazem os filhos, netos e bisnetos.
LIMPA
Noite limpa e prateada pelas próximas noites, diz a meteorologia. E sol a pino, intenso, até domingo em M. Claros. Temperaturas entre 33/14 graus até domingo. A umidade do ar - que anteontem chegou a 14% e, ontem, a 28% - pode descer muito nas próximas tardes.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais