Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Alerta geral em M. Claros: homem (que tomou a primeira dose da vacina) foi identificado com a cepa Delta do coronavírus, a mais transmissível, em 30 de julho. Seus parentes, também. Medidas restritivas podem ser adotadas e rede de saúde foi posta de sobreaviso

Terça 10/08/21 - 19h11

O alerta veio da Secretaria de Saúde de M. Claros no final da tarde: Montes Claros já tem em circulação a variante Delta do coronavírus, o que pode determinar medidas extras de contigenciamento para evitar uma terceira onda na pandemia.

O caso confirmado é de homem de 30 anos, com diagnóstico confirmado em 20 de julho, mas só agora divulgado. Ele havia tomado a primeira dose da vacina.

Familiares dele também foram contaminados pela variante delta.

M. Claros é o quarto município de Minas a ter a variante identificada.

A cepa é muito mais contagiosa do que as anteriores.

CONTÁGIO MAIOR

Disse a Secretaria de Saúde:

- A situação é de alerta, a variante delta já tinha sido identificada em três municípios mineiros, Montes Claros é o quarto município e o primeiro município do Norte de Minas.

- A principal característica da delta é a alta transmissibilidade, o contágio dela é muito maior do que nas outras variantes”.

- O paciente não viajou para fora e nenhum dos seus familiares teve viagem próxima ao aparecimento do quadro sintomático, significa que eles pegaram de outra pessoa que, provavelmente, não foi identificada ainda”.

- A chance de termos essa variante circulando no nosso município é maior do que os outros municípios.

PROVOCOU

O alerta é tão necessário que provocou uma reunião no município para formular plano de contingência, colocando de sobreaviso toda a rede de saúde para surgimento de novos casos.

Ainda a Secretaria de Saúde:

- O alerta é para que toda a população reforce as medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara e também higienização das mãos.

- Tomando essas medidas no nosso município, a gente pode evitar a terceira onda já que a capacidade de transmissão por essa variante é maior.

- Se mantivermos as medidas de proteção aliadas a quantidade de pessoas já vacinadas em nosso município a gente pode evitar a terceira onda.



Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais