Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.
Clique aqui para exibir os comentários
Os dados aqui preenchidos serão exibidos. Todos os campos são obrigatórios
Mensagem: Shoppings invadem interior do estado - Frederico Bottrel - Montes Claros e Santa Luzia recebem novos empreendimentos, que, juntos, somam mais de R$ 250 milhões de investimentos - Se, dos 36 shoppings de Minas Gerais, 20 estão em Belo Horizonte, o interior do estado é o eldorado definitivo para os centros de compras. Os números da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) revelam a oportunidade que a saturação do setor na capital criou: um novo megaempreendimento será anunciado hoje em Montes Claros, no Norte do estado, com investimentos de R$ 170 milhões pela Falgo Shoppings. O anúncio vem um dia depois do pré-lançamento do Santa Luzia Shopping, previsto para a cidade de mesmo nome na Grande BH, com aporte de R$ 90 milhões. A empresa, responsável em Belo Horizonte pelo Boulevard Shopping, no Santa Efigênia, Village Samarkan Street Mall, no Bairro Ouro Preto, e pelo Itaú Power Center, em Contagem (Grande BH), prepara ainda o projeto do Shopping Neves, em Ribeirão das Neves, também na região metropolitana, sem data de lançamento prevista. As obras do Betim Power Center, com entrega prevista para abril de 2012, estão atrasadas porque a Falgo vendeu o controle do empreedimento à Prosperitas. Os trâmites levaram à indefinição do calendário. O empreendimento em Montes Claros será construído em área de 100 mil metros quadrados, com edificações ocupando 31 mil m2 deste total. Além do shopping, com 24 mil m2 de área bruta locável (ABL), 200 lojas, quatro lojas de departamento, hipermercado e cinco salas de cinema, haverá ainda espaço para um torre corporativa de cinco andares, prédios residenciais com 140 apartamentos de alto padrão e hotel com 200 unidades. O complexo no Norte do estado ainda não foi batizado. “Vamos escolher o nome em concurso junto à comunidade para que não pareça algo que vem de fora”, explica Carlos Eduardo de Almeida Gomes, diretor comercial da empresa. O início das obras do shopping regional está previsto, segundo Gomes, para junho do ano que vem e a inauguração para abril de 2014. “O complexo terá estrutura suficiente para atender também o entorno, cidades próximas a Montes Claros”, indica o diretor, prevendo que o retorno do investimento se dê em seis anos. TENDÊNCIA No início do próximo ano, a empresa deve detalhar ainda os planos para a construção de mais um shopping, em cidade industrial do interior mineiro – desta vez com investimentos de quase R$ 200 milhões. A interiorização de shoppings é tendência irreversível, na opinião da diretora de projetos da Falgo, Bárbara Lara: “Ou entramos com investimentos de massa nessas cidades com mais de 200 mil habitantes ou alguém certamente fará isso”. Em Santa Luzia, o centro de compras terá 187 lojas, com ABL de 28 mil m2, quatro âncoras e um hipermercado. O shopping será construído próximo à Cidade Administrativa, ao Aeroporto Internacional de Confins e a cidades vizinhas mais expressivas, como Vespasiano e Pedro Leopoldo. Vai gerar 1.500 postos de trabalho diretos e 2.500 indiretos. O novo shopping terá estacionamento para 1,2 mil carros. As obras terão início em fevereiro de 2012 e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2013. Segundo a Abrasce, nos últimos três anos, Minas teve seis shoppings inaugurados. Mais quatro novos malls devem chegar até o final de 2012, sendo dois na Grande BH.
Trocar letrasDigite as letras que aparecem na imagem acima