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montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 6 de novembro de 2024
 

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Mensagem: O pior “pode” acontecer: Ponte sobre o Rio das Velhas Eu transito quinzenalmente pela BR 365 e há muito tempo venho observando uma depressão (abatimento) no meio da ponte sobre o Rio das Velhas em Barra do Guaicuí - acesso a Pirapora. À medida que o tempo vai passando, visivelmente está piorando. Os barranqueiros que vivem próximos a ponte também se preocupam – segundo eles, tem momento que oito carretas enfileiradas estão cruzando com ônibus e carros ao mesmo tempo sobre a ponte – além de a ponte balançar muito, o aterro nas cabeceiras tremem fora do normal. Estive por alguns minutos observando as avarias na pista e no guarda-corpo e na depressão citada. Realmente é de se preocupar – uma mega draga instalada embaixo da ponte extrai areia diariamente aumentando a profundidade do leito do rio. Como as bases dos pilares estão na rocha à extração da areia “talvez” não interfira na estrutura da ponte. Tem que verificar se está ou não interferindo. Será que há corrosões submersas nos pilares e suas ferragens estão oxidadas ou oxidando? São hipóteses relevantes. Não tem uma placa indicando (para quem transita ali) o peso máximo recomendado. A ponte tem quase 40 anos com sua extensão de 160 metros é comum trafegar carretas possivelmente com toneladas acima do permitido – se este limite é desrespeitado por falta de uma balança naquela BR - que coloque uma e intensifique a fiscalização. O sobrepeso pode piorar as supostas avarias dos pilares, aumentar os abalos e comprometer a estrutura, conseqüentemente a segurança da ponte. É preciso que haja uma proibição de transito de veículos com pesos acima do permitido ou limitar o numero de veículos na extensão da ponte. Claro!! Isto depois de uma vistoria e de um laudo técnico do DNIT acerca a estrutura da ponte. Não pode é uma ponte velha sem fiscalização de peso e quantidade de veículos pesados transitando ao mesmo tempo sobre ela, o pior, todos em alta velocidade. Verdade que toda ponte é “convexa” para aumentar sua resistência, já a ponte do Rio das Velhas em Barra do Guaicuí ficou “côncava” – lembro que não era assim. SE há alguma deficiência na estrutura da ponte, que corrija agora. Uma ação proativa evitará a interdição ou restrições no transito na ponte - uma possível travessia por balsa será um desastre para a economia da região. Muitos se lembram da ponte sobre o Rio das velhas em Santa Luzia em 2011, o rio levou tudo – os paliativos trouxeram transtornos para todos. * José Ponciano neto é Tec em Meio Ambiente e com conhecimento em edificações.

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