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Mensagem: FCA desmontará 1.760 km de ferrovias em quatro estados - Ação foi aprovada pela Agência de Transportes Terrestres; trilhos serão guardados – Como compensação, a operadora investirá R$ 760 milhões na melhoria de trechos rentáveis. Bruno Moreno. Dos 3.800 quilômetros da Malha Centro-Leste que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) devolverá à União, pelo menos 1.760 quilômetros serão desmontados, mesmo sendo considerados economicamente viáveis. A permissão foi publicada na resolução nº 4.131, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de 3 de julho deste ano. Entretanto, nenhum deles está localizado em Minas Gerais, mas na Bahia, em Sergipe, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.(...) Minas – Bahia será devolvida, mas continua operando Em Minas Gerais, o maior trecho que será devolvido pela Ferrovia Centro-Atlântica à União é a ligação entre Corinto, na Região Central, com Alagoinhas, na Bahia, próxima a Salvador, em um total de 1.439 quilômetros. Por lá há tráfego constante de composições trazendo insumos da Bahia para as cidades e indústrias mineiras. Em Montes Claros, no Norte do Estado, principal cidade cortada pela estrada de ferro, vagões com diesel e gasolina descem desde Candeias, na Bahia. Por lá também passam minério de ferro, sinter e lab, tendo como destino da Região Metropolitana de Belo horizonte. Na volta, apenas cargas de cal sobem para a Bahia, de Vespasiano até o porto de Arutu. Apesar de ter recebido a permissão para devolver o via férrea, a FCA vai continuar a operá-la até que uma nova ligação entre Minas Gerais e a Bahia fique pronta. O traçado da via, feito pelo Governo Federal, está pronto. Atualmente, estão em andamento a tomada de subsídios e as reuniões participativas. As próximas serão em Feira de Santana, na Bahia, amanhã e, na sexta-feira, em Montes Claros.
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