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Mensagem: A Superintendência de Infraestrutura de Serviços de Transporte Ferroviário de Carga (SUFER) da ANTT realiza nesta terça-feira (23/07), em Feira de Santana/BA, e na sexta-feira (26/07) em Montes Claros/MG, reunião para colher contribuições aos estudos preliminares que serão utilizados no processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário compreendido entre Belo Horizonte e Candeias, próximo ao Porto de Aratu, no Recôncavo Baiano. Trata-se de uma obra integrante do Plano de Investimento em Logística (PIL) lançado em agosto do ano passado pelo governo federal. O traçado referencial escolhido, entre as quatro opções estudadas, tem a extensão de 1.419 km, passando por 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia. Em Minas Gerais a ferrovia passará pelos municípios de Capitão Eduardo, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Montes Claros, Francisco Sá, Capitão Enéas, Janaúba, Verdelândia, Pai Pedro, Gameleiras, Espinosa. Na Bahia, a ferrovia interceptará os municípios de Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindai, Candiba, Guanambi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia, Maracás, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itatim, Santa Teresinha, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Feira de Santana, Anguera, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Candeias. No trecho localizado na Bahia, a ferrovia vai compartilhar 200 quilômetros com a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, em construção pela Valec, entre os municípios de Guanambi e Manoel Vitorino. Em Minas, no trecho inicial de 70 km, entre Capitão Eduardo e Sete Lagoas, será aproveitado o traçado da ferrovia que já existe no local. Nesse trecho, o projeto prevê melhoria na sinalização e a construção de cerca ao longo da linha (área de domínio). Os investimentos previstos para esse trecho variam, conforme a opção de traçado, entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões. Detalhes sobre os estudos desse trecho ferroviário podem ser obtidos no seguinte endereço: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/22160/Tomada_de_Subsidio_015_2013.html Em Feira de Santana, a reunião será realizada no Salão Jacarandá, Hotel Ibis, localizado à Rua Coronel José Pinto dos Santos, nº 700 – Bairro São João, de 14 às 18h. Em Montes Claros a reunião será realizada no dia 26/07 no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros – Avenida Dr. Sidney Chaves, nº 447 – Bairro Edgar Pereira, de 14 às 18h
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