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Mensagem: Não é previsão de futuro, é descrição de rumo de acontecimentos que já iniciaram. A construção de nova ferrovia entre Belo Horizonte e Salvador, que tem previsão de licitação em 2014 e inicio das obras para 2015 teve como primeiro ato a Resolução 4131 da ANTT. Nessa resolução, que consideramos lesa pátria, autoriza a FCA a retirar material metálico (trilhos e pontes) do trecho. Alguns montesclarenses e montesclarinos (nascidos aqui e chegantes) enxergaram de pronto os trilhos do centro de Montes Claros sendo retirados e por ali passando uma grande e larga avenida. Todos sabem que o atual prefeito prometeu em campanha a implantação nesse mesmo trecho de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e ao que parece esta articulando pelo seu projeto em Brasília, e esses últimos acontecimentos afastaram a pedra no caminho do VLT Montes Claros, que é a FCA, empresa concessionária de cargas ferroviárias que atua, mal e porcamente, cortando a cidade. Quem tem o mínimo de informação sobre os projetos de VLT que estão sendo implantados no Brasil torce pelo projeto, que se bem planejado aqui na cidade acomodara nas terras pertencentes a União, além do VLT uma grande avenida de duas pistas, ciclovias, pistas de caminhada, pracinhas e uma urbanização que valorizara o entorno e a cidade como um todo. A retirada dos trilhos do leito atual dá aos executores do projeto a livre deliberação para centralizar a infraestrutura ferroviária no meio do terreno, sobrando pistas nas laterais que desafogarão muitas ruelas que foram construídas muito perto dos trilhos, e algumas levantadas todas ou em parte no terreno da RFFSA. Lógico que haverá negociação para derrubada de casas e outras construções, mas a grande maioria são invasores. O VLT Montes Claros, cujo projeto não conheço, pode ter sido projetado para levar passageiros entre a região da Ponte Branca, passando pelo centro da cidade, até o distrito industrial ( Fabrica de cimento ). A nova ferrovia forçosamente alongará esse trecho, pois ela abandonará o leito da atual ferrovia antes de chegar no terreno do exercito, e cortará quase em linha reta e cruzará a BR 251 na altura da laticínios Catopê, encontrando outra vez a velha ferrovia na região de Toledo, onde será construído o novo pátio ferroviário de manobras, escritórios e oficinas. Essa obra levara trabalhadores e operadores ferroviários, futuramente, a se locomoverem diariamente para o local. Comércios e residências surgirão rapidamente, pois apesar das reclamações a urbanização persegue os trilhos. Com messe novo aglomerado haverá a necessidade de transportes, e o VLT obrigatoriamente, mais cedo ou mais tarde, deverá ser seu percurso alongado e chegar até esse local e atendendo no caminho aos dois conjuntos de casas populares já construídos nas proximidades e as faculdades Funorte, por ironia pertencentes ao atual prefeito. Movimentos em todo país exigem que as novas ferrovias que estão sendo construídas, sendo portanto uma realidade, tenham também o transporte de passageiros. Os Trens de Passageiros é uma questão de tempo, pois o exemplo vem dos países desenvolvidos que utilizam muito esse modal de transporte, e no Brasil logo a máfia das montadoras de veículos ¨macumunadas¨ serão vencidas, e o bom senso será vitorioso. Na nova ferrovia a estação de passageiros para atender a Montes Claros terá que ser construída nesse novo pátio a ser construído, e a maneira mais inteligente de transporte desses será o VLT, que poderá deixar a todos em uma estação conjunta. Se houver mobilização e inteligência o futuro da cidade de Montes Claros será a metropolização do lugar. Um promissora e linda cidade, diferente da atual abandonada e mal planejada aglomeração de habitantes. IP:177.10.149.50
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