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montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024
 

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Mensagem: A volta do rei Manoel Hygino Aprende-se nos cursos médios sobre dom Sebastião, aquele rei de Portugal que decidiu enfrentar os mouros no Norte da África e lá terminou por desaparecer, embora milhares de súditos continuassem a crer em sua volta para tirar a pátria da possibilidade de passar à governança pela Espanha. É uma história complicada, porque a época era de conquistas que começavam com a escolha na casa real de alguém para casar com alguém, alçar ao poder e à glória, alcançando o trono. O destino de Portugal, no entanto, estava em jogo. Assim ocorreu com D. Sebastião, cujo pai era o príncipe Dom João Manoel, último dos nove filhos legítimos de D. João III e D. Catarina de Áustria. Sebastião, o herdeiro do trono, era a esperança da nação. Daí, seu apelido “O Desejado” desde o berço. Mas ele se revelara enfermiço, somente assumindo o encargo de marido aos 14 anos. É um emaranhado de nomes, de aventuras conjugais, devidas aos interesses políticos, em meio à luta com os sarracenos, D. Sebastião subiu ao trono de Portugal e Algarves, aos 24 anos, indo lutar na África. Na batalha de Alcácer-Quibir, em 5 de agosto de 1578, simplesmente sumiu, enquanto morriam oito mil compatriotas. Sovertera. Não constava que, no Marrocos, sucumbira ou fora feito refém. Apenas deixara de ser visto. Os portugueses, que tanto esperaram por seu nascimento, julgavam até que ocorrera o mesmo que com Jesus, que deixara de ser visto por alguns dias. O soberano luso voltaria “a sentar-se no trono que lhe fora designado por Deus”. É o que conta Aydano Roriz, baiano de Juazeiro, que mora na ilha da Madeira e escreveu romance sobre o assunto (“O Desejado”, com que o estimado advogado Mauro Pereira Cândido me presenteou há algum tempo). Os portugueses, contudo, não queriam acreditar que seu soberano morrera. Confiavam, com a graça de Deus, em tê-lo de volta, para eterna glória. Assim, segundo o autor de Juazeiro, a partir de 1584, começaram a aparecer supostos Dom Sebastião, avolumando a crença no milagroso retorno. O primeiro aventureiro foi um noviço carmelita da Beira Baixa. O segundo, um açoriano que surgiu na praia da ericeira e anunciara entrar triunfalmente em Lisboa no dia de São João. Mas vieram outros cidadãos de outros países. O terceiro, um pasteleiro espanhol de Madrigal, que tivera a ousadia de propor casamento a uma sobrinha de Felipe, da Espanha. O último Dom Sebastião foi um italiano da Calábria, que nem falar português sabia. Chama a atenção o fato de que, por força do mito, todos os candidatos a Sebastião tinham conseguido seguidores e, até, conquistado prestígio e notoriedade. No entanto, se viram desmascarados e pagaram pelo atrevimento. O primeiro deles, o noviço carmelita, foi condenado a remar em galés até morrer. Os outros três tiveram fim mais rápido e trivial: foram simplesmente enforcados. No Brasil, tivemos sebastianistas, o mais conhecido dos quais Antônio Conselheiro, que armou a sedição de Canudos, no século XIX, e urdia uma rebelião expressando seu sentimento de revolta contra “a república ateia”. Mas também teve um fim doloroso com seus fieis, o que pode ser conferido no livro clássico de Euclides da Cunha – “Os Sertões”.

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