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montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 15 de novembro de 2024
 

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Mensagem: NOTA DE ESCLARECIMENTO A direção da Copasa trabalha incessantemente para que em meio a esse cenário de uma crise sem precedentes na história da Companhia e do estado, possamos continuar operando e entregando um serviço de qualidade para a população de Minas Gerais. O momento exige responsabilidade e serenidade na tomada das decisões, já que a Companhia tem um papel fundamental no combate ao coronavírus, e na preservação da vida da população, uma vez que é prestadora de serviço essencial e produz a primeira linha de defesa para os cidadãos: água. Desta forma, com o objetivo de garantir a melhor prestação do serviço, a Copasa tomou uma série de medidas, entre elas: Não realizar corte do fornecimento de água dos clientes que são mais vulneráveis, aqueles que contam com tarifa social. Essa medida vai até o dia 30 de abril de 2020, podendo esse prazo ser prorrogado enquanto permanecer a situação de crise. Para essa categoria também não haverá incidência de juros e multas em razão de atraso no pagamento incidentes sobre faturas já vencidas, inclusive. Os clientes comerciais dos ramos de atividade abrangidos pela Deliberações nº 8 e nº 17 do Conselho COVID 19, que terão de suspender as suas atividades, – responsáveis pela geração de grande parte dos empregos formais no estado de Minas Gerais – e com contas cujo prazo de vencimento seja até 20 de abril de 2020, terão prazo de pagamento prorrogado para 20 de maio de 2020. Para os clientes que receberam aviso de suspensão de abastecimento de água entre os dias 23/02/2020 e 20/03/2020, o prazo de pagamento será prorrogado para 20/04/2020. Decisão de não fazer a leitura dos hidrômetros que se situam dentro das casas para evitar contato desnecessário entre a população e os leituristas. Para os imóveis em que o hidrômetro seja de livre acesso por meio da rua, as leituras seguirão normalmente. A Copasa lembra que sua única fonte de receita vem das tarifas pagas pelos usuários, uma vez que não há subsídio para a prestação de seus serviços. Manutenção de equipes em escalas diferenciadas na área operacional em todo o estado de Minas Gerais para assegurar que a qualidade do fornecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário não tenham quaisquer problemas e sejam mantidos os padrões legais exigidos. Fechamento das agências de atendimento e ampliação dos serviços para a população pelos canais digitais: 115, aplicativo Copasa Digital e Agência Virtual (copasa.com.br) Clientes já com abastecimento interrompido por inadimplência, e que quitarem suas faturas, terão prioridade no restabelecimento dos serviços. A Copasa destaca, ainda, a proteção de seus empregados: Profissionais acima de 60 anos, grávidas e imunodeprimidos foram afastados compulsoriamente; Trabalho remoto para quase a totalidade dos trabalhadores administrativos que precisavam continuar trabalhando, mas que sua atuação não exigia presença física nas unidades; Criação de um protocolo de diretrizes, baseado em documento utilizado pelos técnicos de saúde, para que os empregados que estão atuando presencialmente possam aumentar a eficácia das medidas de proteção; Liberação de todos os menores aprendizes e estagiários das atividades laborais; Criação de canal específico junto ao Plano de Saúde da Companhia (COPASS Saúde) para sanar dúvidas dos empregados e familiares; Conscientização dos empregados de que o serviço de saneamento prestado para a população não pode parar e que isso demandará sacrifício e cuidado especial para garantir que a água chegue na casa de todos e o esgoto sanitário seja adequadamente afastado das residências. Ao longo das próximas semanas, o time de diretores, superintendentes e gerentes continuará trabalhando ativamente, para avaliar se as mudanças implementadas nas rotinas operacionais precisarão de ajustes e qual será o impacto dessa nova rotina para a Companhia a para a prestação de serviço para a população. As equipes da Copasa continuarão a trabalhar pelas ruas, nas Estações de Tratamento de Água – ETA’s -, Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s, nos Laboratórios de Qualidade, realizando a leitura real dos hidrômetros – que é o que garante a cobrança correta e transparente do consumo – executando consertos e intervenções emergenciais. Reforça-se que o momento exige responsabilidade e serenidade na tomada das decisões, posto que a Companhia tem um papel fundamental no combate à pandemia, assim como na qualidade de vida de parte expressiva da população de Minas Gerais. A manutenção das condições sanitárias adequadas para o enfrentamento da transmissão do novo Corona Vírus, sem dúvida, passa pela adequada e regular prestação do serviço de saneamento à população de Minas Gerais e a Copasa MG continuará firme nesse propósito.

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