Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Qualidade do fornecimento de energia elétrica em 2021 O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) da CEMIG-D em 2021, apurado, foi de 9,46 horas/ano/consumidor, com uma pequena queda de 2,6% em relação ao DEC de 2020, que foi de 9,71. O menor DEC de Minas foi da subestação BH Centro, igual a 0,69, e o maior foi da SE Buritis 2, igual a 46,19. I) Sistema Elétrico do Norte de Minas Entre 30 subestações do Norte de Minas, das quais relacionei os valores de DEC, referentes ao ano de 2021, 5 subestações (16,7%) tiveram os melhores desempenhos: Subestação / DEC em horas por ano por consumidor Montes Claros 1 2,44 Montes Claros 2 5,76 Montes Claros 4 5,95 Diamantina 1 6,96 Itacarambi 2 7,23 Estas subestações tiveram os valores de DEC inferiores ao DEC apurado da CEMIG-D em 2021 (9,46 hs/ano/cons). As outras 25 subestações incluídas na citada relação (83,3%) tiveram valores de DEC superiores ao da CEMIG-D, sendo o mais elevado o da SE Jequitaí (26,34 hs/ano/cons). Cito mais 11 SEs desta região (36,7%), por exemplo, com DEC muito elevado, acima de 15 hs/ano/cons: Bocaiuva (15,05), Engenheiro Dolabela (19,01), Francisco Sá (21,32), Januária 3 (17,74), Januária 4 (17,27), Jequitaí (26,34), Lontra (15,34), Manga 1 (19,65), Manga 3 (18,62), Montalvânia 1 (23,21) e UH Três Marias (18,11). II) Posição da CEMIG-D no Sudeste do Brasil Classificação de Concessionárias de Grande Porte (mais de 400.000 consumidores) da Região Sudeste do Brasil, quanto ao DEC 2021, em horas/ano/consumidor, em ordem decrescente: 1º ENEL RJ 9,88 2º CEMIG-D 9,46 3º EMG 8,31 4º EDP ES 7,56 5º ELEKTRO 7,38 6º ELETROPAULO 6,77 7º LIGHT 6,43 8º EDP SP 6,35 9º CPFL PAULISTA 6,21 10º ELFSM 6,18 11º CPFL PIRATININGA 5,95 12º CPFL JAGUARI 5,58 13º ESS 5,08 III) CONCLUSÃO Esta análise indica a necessidade de ações técnicas e gerenciais continuamente, com o objetivo de melhorar a Qualidade do desempenho do Sistema Elétrico de Distribuição do Norte de Minas e de outras regiões deste Estado, ao longo de todas as suas áreas de atendimento. Agindo assim, a CEMIG-D reduzirá o seu DEC e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) no Sudeste do Brasil, ocupando uma posição melhor, em comparação com as outras Concessionárias. O DEC e o FEC influenciam diretamente no valor do DGC (Desempenho Global de Continuidade), que é um reflexo da Qualidade do Serviço prestado pela Concessionária e define sua posição no Ranking. Ainda não está disponível no site da ANEEL o Ranking de Continuidade do Serviço das Distribuidoras brasileiras, referente a 2021. Em 2020, entre 29 Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica, a CEMIG-D foi classificada no 18º lugar desse Ranking, com DGC igual a 0,82, conforme a mensagem 85562, de 22/3/2021. Assim que for publicado o Ranking, complementarei esta análise. Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista 03/03/2022, 7h20m.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima