Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Qualidade do fornecimento de energia elétrica I) Sistema Elétrico do Norte/Centro de Minas Classificação em ordem decrescente dos indicadores de duração equivalente de interrupção por consumidor (DEC), em horas/consumidor, acumulados no primeiro semestre de 2.022, referentes a 12 conjuntos do Norte e 1 do Centro de Minas Gerais (Diamantina) e que atendem mais de 20.000 consumidores, cada um. 3 melhores colocados: Montes Claros 1 (13º), Montes Claros 2 (12º) e Montes Claros 4 (11º). 3 piores colocados: Pirapora 1 (1º), Januária 3 (2º) e Bocaiuva (3º). Class. / Conjunto / DEC 1º sem. 2022 (hs/cons) 1º Pirapora 1 12,42 2º Januária 3 9,69 3º Bocaiuva 8,17 4º Porteirinha 2 7,82 5º Janaúba 1 7,54 6º Brasília de Minas 6,88 7º Salinas 6,85 8º São Francisco 4 6,54 9º Taiobeiras 5,64 10º Diamantina 1 4,03 11º Montes Claros 4 3,84 12º Montes Claros 2 3,26 13º Montes Claros 1 1,12 CEMIG - D 4,84 Percentual dos conjuntos acima com DEC maior que 4,84 (acumulado CEMIG 1º sem/22) 9/13 = 69,2% II) Posição da CEMIG-D no Sudeste do Brasil Classificação de Concessionárias de Grande Porte (mais de 400.000 consumidores) da Região Sudeste do Brasil, quanto ao DEC 2021, em horas/ano/consumidor, em ordem decrescente: 1º ENEL RJ 9,88 2º CEMIG-D 9,46 3º EMG 8,31 4º EDP ES 7,56 5º ELEKTRO 7,38 6º ELETROPAULO 6,77 7º LIGHT 6,43 8º EDP SP 6,35 9º CPFL PAULISTA 6,21 10º ELFSM 6,18 11º CPFL PIRATININGA 5,95 12º CPFL JAGUARI 5,58 13º ESS 5,08 III) CONCLUSÃO Esta análise indica a necessidade de ações técnicas e gerenciais continuamente, com o objetivo de melhorar a Qualidade do desempenho do Sistema Elétrico de Distribuição do Norte de Minas e de outras regiões deste Estado, ao longo de todas as suas áreas de atendimento. Agindo assim, a CEMIG-D reduzirá o seu DEC e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) no Sudeste do Brasil, ocupando uma posição melhor, em comparação com as outras Concessionárias. O DEC e o FEC influenciam diretamente no valor do DGC (Desempenho Global de Continuidade), que é um reflexo da Qualidade do Serviço prestado pela Concessionária e define sua posição no Ranking nacional desde 2011. A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL publicou em 15/03/2022, o Desempenho e Ranking de Continuidade do Fornecimento de Energia Elétrica em 2021, referente às Concessionárias de Grande Porte (com mais de 400 mil unidades consumidoras) e às Concessionárias de Menor Porte (com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil), com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), que leva em conta a duração e a frequência das interrupções em relação ao limite estabelecido pela ANEEL. Das 29 empresas de grande porte, a primeira colocada foi a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN, RN), com DGC 0,48. A CEMIG ficou no 19º lugar, com DGC 0,82. A CEEE, RS, ficou no 29º lugar, com DGC 1,67. Em 2020 a CEMIG-D ficou no 18º lugar, entre 29 Concessionárias, com DGC igual a 0,82, conforme a mensagem 85562, de 22/03/2021. A melhor classificação da CEMIG-D no período 2011/2021 foi em 2014, no 7º lugar, com DGC = 0,77 e a pior em 2012, no 25º lugar, com DGC = 0,98. III) DEC e FEC do Brasil em 2021 Conforme o site da ANEEL publicou em 15/03/22, em 2021 o DEC foi de 11,84 horas/ano/consumidor e o FEC foi de 5,98 interrupções/ano/consumidor. Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista 24/08/2022, 16h13m.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima