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montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 27 de abril de 2024
 

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Mensagem: Qualidade do fornecimento de energia elétrica em 2023 (2a. parte) O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) da CEMIG-D em 2023, apurado, foi de 9,71 horas/ano/consumidor, com aumento de 2,5% em relação ao DEC de 2022, que foi de 9,47. O menor DEC de Minas foi da Subestação BH Centro, igual a 0,67 e o maior foi da SE Buritis 2, igual a 39,25. I) Sistema Elétrico do Norte/Centro de Minas Entre 30 subestações do Norte e Centro de Minas, das quais relacionei os valores de DEC apurados, referentes ao ano de 2023, 5 subestações (16,7%) tiveram os melhores desempenhos: Class. / Subestações / DEC em hs/ano/cons 1º Montes Claros 1 3,47 2º Montes Claros 2 6,17 3º Montes Claros 4 6,99 4º Diamantina 1 7,42 5º Salinas 9,18 Estas subestações tiveram os valores de DEC inferiores ao DEC apurado da CEMIG-D em 2023 (9,71 hs/ano/cons) As outras 25 subestações incluídas na citada relação (83,3%) tiveram valores de DEC superiores ao da CEMIG-D, sendo o mais elevado o da SE Montalvânia 1 (25,65 hs/ano/cons). Cito 15 (quinze) subestações destas regiões (50%) com DEC muito elevado, igual ou acima de, por exemplo, 15 hs/ano/cons, incluindo Montalvânia 1: SE / DEC em 2023 Curvelo 2 (15,05), Eng° Dolabela (20,22), Francisco Sá (17,97), Itacarambi 2 (16,75), Janaúba 1 (16,20), Montalvânia 1 (25,65), Januária 3 (18,71), Januária 4 (17,54), Jequitaí (23,79), Manga 1 (17,89), Manga 3 (22,71), Mirabela (16,37), Pirapora 1 (20,45), UH Três Marias (15,00), Várzea da Palma 1 (25,63). II) Posição da CEMIG-D no Sudeste do Brasil Classificação de 12 Concessionárias de Grande Porte (mais de 400 mil consumidores), da Região Sudeste do Brasil, quanto ao DEC 2023, em horas/ano/consumidor, em ordem decrescente: Class. / Concessionárias / DEC apurado 1º CEMIG-D 9,71 2º ENEL RJ 9,00 3º EMR 8,10 4º ELEKTRO 7,32 5º EDP ES 7,23 6º ELETROPAULO 6,77 7º LIGHT 6,76 8º CPFL Paulista 6,41 9º EDP SP 6,11 10º ESS 5,31 11º Jaguari 5,04 12º CPFL Piratininga 4,57 III) Conclusão O DEC e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) influenciam diretamente no valor do DGC (Desempenho Global de Continuidade), que avalia a Qualidade do Serviço prestado pela Concessionária e sua posição no Ranking de Continuidade do Serviço das Distribuidoras brasileiras. Em 2023, entre 29 Concessionárias de Grande Porte, a CEMIG-D ficou no 26º lugar, com DGC = 0,91, em ordem crescente, conforme a mensagem 87030, de 16/3/2024. E, nesta mensagem de hoje, entre 12 Concessionárias de Grande Porte, da Região Sudeste do Brasil, a CEMIG-D tem o DEC mais elevado (9,71 hs/ano/cons). Infelizmente, os índices gerenciais da CEMIG-D confirmam nestas 2 análises o que suas posições refletem, mais uma vez. Que o desempenho do Sistema Elétrico de Distribuição do Norte de Minas e de outras regiões deste Estado continua muito carente de ações técnicas e gerenciais eficazes, em toda a sua área de atendimento, com todo o respeito àquela Empresa e aos seus profissionais, em todos os níveis hierárquicos, tanto os atuais, como os que já a deixaram. IV) Manchetes do montesclaros.com ligadas aos assuntos das 2 mensagens ´Qualidade do fornecimento de energia elétrica em 2023´: ´Operador Nacional do Sistema Elétrico calcula que - já em 2028 - a oferta de energia poderá exceder a demanda em 2,5 vezes. Mas a energia elétrica continua excessivamente cara e de péssima qualidade. Segunda, 04/03/24 - 6h49.´ ´Conta de luz segue subindo acima da inflação e consumidores se queixam da má qualidade da energia elétrica, que danifica e queima equipamentos de todo tipo. Quarta, 06/03/24 - 8h3.´ Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 16 e 17/3/2024. Saúde e paz. Afonso Cláudio - Engenheiro Eletricista 12h02m, 17/3/2024

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