Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
69742
Por Efemérides - Nelson Vianna - 2/12/2011 08:22:26
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

2 de dezembro

1844 - Em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, é lida a lista que contém o nome dos 7 vereadores que servirão no próximo quatriênio, de 7 de janeiro de 1845 a 7 de janeiro de 1849: Vigário Antônio Gonçalves Chaves, com 1392 votos; cap. José Rodrigues Prates, 1356; cel. João Durães Coutinho, 1337; Joaquim Ferreira da Costa. 1319; padre Antônio Teixeira de Carvalho, 1292; alferes Antônio Xavier de Mendonça, 1281 e alferes José Fernandes Pereira Corrêa, com 1.156.
1845 - O dr. Jerônimo Maximo de Oliveira e Castro, que se achava de licença, reassume o cargo de Juiz de Direito interino da Comarca.
1900 - Falece Valeriano Lopes da Silva, aos 73 anos de idade. Nasceu em Montes Claros de Formigas, filho de Antônio Lopes da Silva e dona Ana Lopes. Era fazendeiro no município de Montes Claros e foi casado com dona Ana Maria Bernardina da Conceição.
1906 - Sai o primeiro número do quinzenário “A Veneta”, tendo corno Redator José Barbosa Neto. Circulou durante cinco meses e meio, desaparecendo com a mudança de seu Redator para Belo Horizonte. Era impresso nas oficinas da “A Opinião do Norte”.
1915 - Nasce, em Patos de Minas, Sebastião Almério Borges, filho de Almério Maciel Marra e dona Ernestina Borges Marra. Perito-Contador, foi Diretor-Secretário da Cooperativa Agro-Pecuária de Montes Claros, de 1956 a 1957, vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, de 1951 a 1955, exercendo, neste período durante um ano, o cargo de Secretário; vereador à Câmara Municipal de Francisco Sá de 1947 a 1951, quando teve oportunidade de exercer a Presidência. E’ Secretário das Escolas Profissionais Reunidas (4 anos)
1934 - Realiza-se, na Santa Casa de Caridade de Montes Claros, uma reunião a que compareceram tôdas as classes sociais, convocadas por S. Exc. Revma. Dom João Antônio Pimenta, Bispo Diocesano, para tratarem da reorganização e administração daquele estabelecimento, e serem revistos os estatutos da respectiva Irmandade.
1935 - Pelo decreto municipal n.° 146, fica proibido o trânsito de carros de bois no perimetro compreendido pela 1.ª e 2.ª zonas do Impôsto predial, limitadas pelas seguintes ruas da cidade de Montes Claros: do princípio da rua Dr. Velloso, até à rua Lafetá; por esta, até o ponto de encontro da rua Joaquim Nabuco, daí, até à travessa Santa Rosa; por esta, até à rua Afonso Pena; por esta, até à praça Operária; por esta, até à rua João Pinheiro; por esta, até à rua Tiradentes; por esta, até à praça Raul Soares; por esta, contornada, até à avenida Francisco Sá; por esta, até à rua Grão Mogol; por esta, até à rua VIsconde de Ouro Prêto; por esta, até à rua Carlos Gomes; por esta, até à travessa Pacuí; por esta, até à praça Dr. Chaves; por esta, até à rua Justino Câmara, no potno de encontro com a rua Cel. Celestino; por esta, até o ponto de partida, na rua Dr. Velloso.
1942 – Por ato do Governador Benedito Valadares, Geraldo Prates é nomeado para o cargo de Escrivão do Crime, da cidade de Montes Claros.
1949 – Falece Carlos Leite. Nasceu na fazenda Pinheiro, no município de Montes Claros a 21 de dezembro de 1878, filho de Jerônimo Leite Vieira e donas Joana Pereira da Silva. Foi Juiz de Paz, Delegado de Polícia de Montes Claros e prefeito deste município, nomeado a 9 de abril 1947 e empossado a 28 do mesmo mês, substituindo o diâmico Prefeito Demósthenes Rockert. Exerceu o cargo até o fim do ano. Era fazendeiro e casou-se com dona Alzira Pereira Leite, a 30 de maio de 1911.
1951 – Realiza-se a eleição da nova Diretoria do Cluba Montes Claros, para o exercício de 1952, sendo eleito Presidente o dr. José Nunes Mourão.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira