Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - quinta-feira, 30 de junho de 2022

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
68096
Por Efemérides - Nelson Vianna - 30/6/2011 08:02:24
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

30 de junho

1840 - E’ apresentada à Câmara Municipal a patente assinada pelo Presidente da Privíncia, nomeando Silva Souto para o cargo de Cirurgião-Mor da Legião de Guardas Nacionais do município de Montes Claros de Formigas.
1919 — Nasce, em Santo Hipólito, município de Corinto, Minas, o dr. Antônio Moreira César, filho de Agenor Moreira da Costa e dona Geroliza Inês Alves Costa. Fêz o curso primário em Belo Biorizonte, no Grupo Escolar Afonso Pena, o secundário no Colégio Arnaldo, diplomando-se pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, em 1943. Tem exercido os seguintes cargos: Médico Especialista da Secretaria de Saúde do Estado de Minas; Secretário e Presidente do Rotary Clube de Montes Claros; Secretário Geral do P. S. D. local e suplente de vereador à Câmara Municipal de Montes Claros. Mantém consultório médico na cidade de Montes Claros, onde se dedicou à especialidade de oculista.
1930 — Nasce em Pouso Alegre, Sul de Minas, o dr. João Batista de Azevedo Casasanta, filho do dr. Mário Casasanta e dona Nair Azevedo Casasanta. Fêz o curso primário no Instituto de Educação do Rio de Janeiro e no Grupo Escolar “Barão do Rio Branco”, de Belo Horizonte, o secundário no Colégio Arnaldo, diplomando-se em Direito a 2 de outubro de 1959. E’ Auxiliar Administrativo do IAPC, advogado do referido Instituto, professor de Curso Comercial e advogado militante, com escritório na cidade de Montes Claros.
1942 - Falece Eloy Pereira de Oliveira, aos 59 anos de idade. Era fazendeiro no município de Montes Claros e casado com dona Ana Fagundes de Oliveira.
— A ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil que avança para Monte Azul, atravessa a estrada de rodagem Montes Claros-Francisco Sá, no Alto do São João, próximo ao leito do córrego do Cintra.
1946— Inaugura-se a sede do Clube dos Comerciários, na cidade de Montes Claros.
1948— Reúne-se o Conselho Deliberativo do Clube de Caça e Pesca Egídio Prates, da cidade de Montes Claros, para a eleição de uma nova Diretoria. Tendo como Presidente de Honra o dr. Hermes de Paula, tirou-se a sorte entre os sócios João Batista de Paula e Joaquim Soares de Oliveira, que tiveram o mesmo número de votos para a presidência efetiva, cabendo ao último o favorecimento da sorte.
1956— Inaugura-se o telefone interurbano, na cidade de Montes Claros. O ato inaugural realizou-se às 11 horas, com uma ligação feita pelo dr. Pedro Renauit Castanheira para o Presidente da República e para o Governador do Estado. Contou com a presença dos Diretores da Companhia Telefônica Brasileira de Minas Gerais, dr. Pedro Renault Castanheira, 1.º Vice-Presidente da C.T. B.; dr. Augusto de Lima Neto, Diretor-Superintendente Geral; dr. Gil César Pereira da Silva e outros. Encontra-se o Centro Telefônico provisôriamente instalado à praça Dr. Chaves ns. 18/22, na cidade de Montes Claros.
1957— Inaugura-se, em Montes Claros, a Emprêsa Aeroviária Cruzeiro do Sul, ligando o Sul ao Norte do País, passando por esta cidade. O monsenhor Gustavo Ferreira de Sousa, Vigário Geral da Diocese, procedeu à bênção das instalações e do escritório.
— E’ instalado solenemente o 1.° Congresso do Algodão, em Montes Claros, sob a presidência do cir. Alvaro Marcílio, Secretário da Agricultura do Estado de Minas. O ato realizou-se às 20 horas, comparecendo grande número de figuras de destaque não só da técnica, como da indústria algodoeira, bem como autoridades civis, eclesiásticas e militares.
1960— E’ instalado, às 10,30 horas, no auditório do Colégio Imaculada Conceição, em Montes Claros, o Curso de Orientação para exame de suficência, sob os auspícios da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), tendo assumido a direção dos trabalhos, S. Exc. Revma. Dom José Alves Trindade, Bispo de Montes Claros.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira