Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°71802
De: LUIZ Data: Quarta 23/5/2012 21:59:49
Cidade: BELO HORIZONTE  País: BRASIL

E louvavel a iniciativa do prefeito de montes claros Luiz Tadeu Leite em esforçar para esclarecer a população por diagnostico tecnico nacional referente aos estrondos ocorridos na cidade de montes claros nesta ultima semana.
Eu estava na cidade naquele dia, quando ocorreu o maior abalo que veio junto com um son grave vindo do fundo da terra comparado a uma queda de uma grande rocha quando e despreendida de uma determinada altura sob um espaço vazio em recipiente fechado, um grande impacto em outro corpo solido provocando um tremor instantaneo juntamente com um son vindo de galerias tubulares subterraneas.
Quem ja entrou numa caverna e pode observar a formação rochosa principalmente no teto, sabe que ali o tipo de mineral e em grande parte formado de carbonatação que apos calcificada da a estrutura e ancoragem, fazendo o calçamento de paredões e lajões formando imensos vãos chamados de salões debaixo de montanhas de pedreiras como os montes "dois Irmãos" de Montes Claros.
Estas galerias percorrem quilometros por baixo da cidade, onde metade dela,principalmente a parte que margeia as encostas da serra esta sobre um segundo piso, tendo por baixo la pelos 100 metros de profundidade megas salões formados pela ultima acomodação da terra a milhões de anos.
Estes mega espaços vazios la embaixo estão bem calçados por placas se for bem preservados o seu subsolo nem um calço desses removerá.
O estado de minas gerais inteiro esta cheios destas espaços ôcos debaixo dos grandes penhascos, um exemplo e a gruta de Maquine prox. a belo horizonte, que ao contrario das serras de montes claros,o seu subsolo esta muito bem preservada, e por cima gerando lucro ao seu municipio com a exploração do eco-turismo.
(Como parar estes abalos que estão chamando de terremotos)
Com coragem e ombridade e respeito a Santa natureza e as criaturas que depende dela,
"Retire o tripé de explosivos do pé da serra" e transfira essa exploração minerologica para outras areas (pedreiras) com menos falhas geologicas e mais distante do perimetro urbano,e vera que em dez anos os 100,200 e quem sabe, 1000 metros cubicos de rochas que esta desprendendo do seu teto natural vai reduzir apenas e somente em pingos de agua gelada carbonatada
para formar novas ancoras (calço de lajotas de pedras) e enfim a Grande e prospera Montes Claros ficara novamente segura, do contrario, se continuar espedaçando o seu cume por dinamites vamos ter a resposta negativa da natureza, e quando não tiver mais teto rochoso para cair, a camada de terre poderá descer junto. Não devemos ser tão ignorantes a chegar tal ponto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71801
De: Hildebrando Data: Quarta 23/5/2012 21:58:49
Cidade: M. Claros

Verificando agora a lista de terremotos ocorridos no Brasil nos últimos 4 anos notei, triste, que poucos superam a nova marca de 4,5 graus do abalo sentido pela população de M. Claros na manhã de sábado. Até 6 graus ou pouco acima os terremotos não chegam a ser devastadores. Contudo, daí para cima a história muda. É impossível deter terremotos. Mas esta batalha se ganha com informação e responsabilidade. É preciso um diagnóstico sério do que ocorreu e, em seguida, se for preciso, uma eficiente mobilização, ensinando a população a se comportar - evitando o pânico - em momentos que podem ser críticos. É preciso ver, com toda urgëncia, se existe máo humana colaborando com o fenômeno da natureza, para que seja interrompido i-me-dia-ta-men-te. O que não se pode permitir, o que náo se tolerará, é que os senhores políticos (de todos os n[iveis) uma vez mais enfiem a cabeça no chão e/ou façam olhar de paisagem. A hora não é para brincadeiras, nem de pânico. É de realismo responsável. Unamo-nos todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71800
De: Soares Data: Quarta 23/5/2012 21:40:43
Cidade: M. Claros

O Observatório Sismológico da UNB, em Brasília, com auxílio de dados fornecidos por outras instituições, elevou de 4,2 para 4,5 a magnitude do terremoto acontecido sábado, com epicentro em M. Claros.
Os dados oficiais agora são estes:

Data: 19 de maio de 2012 (140);
Hora origem (local): 10:42:02,419;
Localização epicentral: Lat. -16,78°, Long. -43,98º (Erro ± 0,09º);
Epicentro: Montes Claros (MG);
± 50 km de Francisco Sá (MG);
± 83 km de Brasília de Minas (MG);
± 147 km de Januária (MG);
± 182 km de Itacarabi (MG);
Magnitude: 4,5 mD;
Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada).

Observação: moradores da cidade de Montes Claros (MG) relataram que ouviram um estrondo e uma vibração do solo. Houve relatos de rachaduras em construções, quedas de objetos e alguns locais chegaram a ser evacuados.

O Observatório Sismológico agradece à colaboração do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP) por ceder os dados das estações BSCB, ITAB, PLTB, PMNB, TRCB e VABB do projeto BRASIS (Petrobras/USP/FUSP/USP). Também agradece à colaboração da UFRN por ceder os dados da estação NBCP do projeto RSISNE (Petrobras/FUNPEC/UFRN).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71799
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 23/5/2012 16:36:56
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Em atenção à mensagem do Norberto N. 71752, esclareço que: para falar com propriedade acerca dos abalos a super exploração das águas subterrânea, sem duvida, seria um Doutor em hidrologia.Porém, nestes 34 anos na área de meio ambiente/ recursos hídricos – 30 somente na empresa em que trabalho, além de provido de vários cursos e várias participações em Simpósios, Seminários, Workshop e Conferências - não poderia deixar de esclarecer sobre uma das possíveis causas. – “Os fenômenos geológicos que atuam na superfície e subsuperficie no cárstico estão associados a dissolução das rochas que formam vazios, alterando sua estrutura criando um tipo particular de regime e circulação da água subterrânea e rede de drenagem característica de uma região de calcário ”.Neste caso a super exploração das águas subterrânea acelera o processo. Um exemplo é a cidade de Vazante no noroeste de minas, onde uma grande mina subterrânea de exploração de Zinco provocou abatimento de solo com formação de dolinas em conseqüência do solo calcáreo, que vem sendo dissolvido pela água, ao longo do tempo, formando cavernas e reentrâncias que, ao se esvaziarem, não suportam a pressão da superfície e desmoronam sobre si mesmas. Antes, por causas naturais eram poucas dolinas, mas, a medida que a empresa bombeia mais água para o rebaixamento da mina, em larga escala, as conseqüências são diversas, como: Abalos, surgimento de sumidouros, cavidade de dissoluções com fluxos descendentes e trincas nas edificações. Devido uma região cárstica seus aqüíferos são produtivos todo mundo quer perfurar poços a revelia não levando em conta o rebaixamento do nível dinâmico da água subterrânea. O processo de rebaixamento e recarga, ou seja: pressurização e despressurização do aqüífero provoca abatimento de teto de cavernas, explico: (esta aprendi com Prof. Sapucay no São José) a água armazenada no cárstico é como a água de um radiador de um carro, tem a função de equilibrar a temperatura da litosfera; é o sistema de arrefecimento do aqüífero e sua rochas, como é a água do mar para a atmosfera da terra.
A superexploração do aqüífero leva ao um abrupto rebaixamento – a rocha aquece (dilata pressionando as fendas) - com a recarga em tempo chuvoso as rochas esfriam abruptamente (contrai, abri-se as fendas), neste movimento causado pelas causas antrópicas - vocês já sabem, pois estão sentindo.Se os técnicos instalarem vários piezômetros para detalhar com precisão onde a despressurização e pressurização estão concentradas, ajudará também no gerenciamento das águas superficiais nas áreas de calcário. Todos nós da área sabemos que a Hidrogeologia em áreas cársticas requer conhecimentos específicos. - Pela complexidade do carste, perfurações de novos poços profundos requer estudos hidrogeológicos mais complexos que o habitual – o que não tem! - É muito provável a ocorrência de novos abalos e abatimentos resultantes do colapso de vazios superficiais e subsuperficiais - o que pode levar à trincas ou até destruição de prédios poucos resistentes aos abalos de baixa magnitude (até agora). Além disso, “pessoas podem ser vitimadas pela destruição de suas moradias”. “Desse modo, torna-se imprescindível o monitoramento do comportamento hidrogeológico na área urbana de Montes Claros mediante a instalação de piezômetros em vários pontos da região e instalação da estação Sismográfica’Este trabalho que a defesa civil vem fazendo de mapear as residências frágeis é muito importante. Agora, é educar as pessoas sobre os riscos de construir moradias sem uma estrutura adequada – é pensar nos planos de contingência em casos de uma evacuação emergencial em lugares de aglomerações de pessoas. Norberto. Como citei, somente um Doutor em hidrogeologia pode afirmar as verdadeiras causas. A mensagem externada por mim, são embasadas através dos vários cursos que tenho e nos estudos que no passado tínhamos de saber - tínhamos a obrigação de aprender, se não levava uma réguada de 30 polegadas na cabeça do nosso ilustre e saudoso prof. Sapucay. Pena que hoje não é mais assim.Em tempo: - Os poços operados pela empresa em que trabalho, são literalmente pré-estudados e testados, obedecendo a distancia entre um e outro, como manda as leis ambientais.* Membro da Associação Brasileira de Águas Subterrânea -ABAS-MG e Tec. Meio Ambiente

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71798
De: Eduardo Data: Quarta 23/5/2012 21:06:04
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Observatório da UNB com a colaboração do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP) por ceder os dados das estações BSCB, ITAB, PLTB, PMNB, TRCB e VABB do projeto BRASIS (Petrobras/USP/FUSP/USP). Também agradece à colaboração da UFRN por ceder os dados da estação NBCP do projeto RSISNE (Petrobras/FUNPEC/UFRN). CONFIRMA que o abalo sísmico de sábado por volta das 10:42 da manhã foi na verdade de 4.5 e não de 4.2 na escala Richter.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71796
De: G1 Data: Quarta 23/5/2012 17:43:47
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Estações de monitoramento vão ser instaladas em Montes Claros - Cinco tremores foram sentidos na cidade desde sábado (19). Segundo especialistas, causa provável são acomodações naturais de terra. - Cinco estações de monitoramento vão começar a ser instaladas nesta quinta-feira (24) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, após os cinco tremores de terra sentidos na cidade. A instalação deve durar cerca de uma semana. Segundo técnicos do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), a causa provável é uma acomodação natural do solo em uma camada bem perto da superfície e, com isso, as ondas provocadas são sentidas com mais intensidade. A cidade fica a 417 quilômetros de Belo Horizonte. O tremor mais forte foi registrado no sábado (19), com 4,2 graus na escala Richter. Novas imagens mostram a correria em um cursinho pré-vestibular durante o terremoto mais intenso. Um professor é o segundo a sair e alunos deixam as mochilas jogadas pelo chão.
O último tremor de terra, registrado na tarde desta terça-feira (22), também assustou os moradores. De acordo com o Obsis da UnB, o abalo foi registrado por volta das 14h. De acordo com o analista de sinal sísmico João Alberto Cruzeiro, o abalo teve a duração de três segundos e 2,6 graus na escala Richter. O analista ressaltou que os tremores não têm previsão para cessar, porém, de acordo com as estatísticas, os abalos tendem a reduzir de magnitude e de periodicidade. O morador de Montes Claros Marco Aurélio Mesquita, de 37 anos, relatou que o abalo da tarde desta terça-feira (22) foi mais forte do que o do último domingo (20). "A população está assustada, não conseguimos mais dormir tranquilos", contou o morador que ainda pediu por um esclarecimento de como agir em momentos como este. O tenente Dilson Veloso, do Corpo de Bombeiros, explicou que em situações como esta a população deve manter a calma e a tranquilidade. Veloso falou que o ideal seria sair de casa, ir para um quintal ou para a rua. “As pessoas devem procurar por um local aberto, pois são mais seguros”, disse. Neste sábado (19), o Obsis registrou dois tremores na cidade. O mais forte foi pouco antes das 11h, com duração de três segundos e intensidade de 4,2 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado no começo da tarde. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O solo voltou a tremer no domingo (20), quando foram notificados mais dois abalos com intensidades de 2,7 e 2,9 graus. Além dos registrados pelo observatório, moradores relataram ter sentido outros tremores. O chefe da Defesa Civil na cidade informou ao G1 que, ao todo, a terra tremeu seis vezes só durante o fim de semana. O Ministério da Integração Nacional informou que a equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ambos do Ministério da Integração Nacional, realizou levantamento de necessidades do município para oferecer o suporte adequado. Neste momento, à pedido do Cenad, o Centro de Sismologia da Universidade de Brasília foi colocado à disposição da prefeitura da cidade de Montes Claros para colaborar com o monitoramento situacional.
Interdição
Seis moradias estão condenadas em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, após tremores de terra ocorridos neste sábado (19) e domingo (20) e vão precisar ser demolidas, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Outros dois imóveis estão interditados por causa de rachaduras estruturais e só poderão ser ocupados novamente após reforma. As informações são do chefe da Defesa Civil na cidade, Mattison Malveira. Setenta imóveis haviam sido vistoriados até o início da noite deste domingo (20). Ainda de acordo com Malveira, 18 pessoas estão desalojadas e dez estão desabrigadas por conta dos abalos que atingiram a cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71795
De: Correia Data: Quarta 23/5/2012 16:30:17
Cidade: Montes Claros

Do alto dos seus 85 anos de vida, José Prates prossegue como um dos melhores repórteres da história de M. Claros, mesmo morando no Rio, onde é oficial da Marinha Mercante do Brasil. Envia sempre relatos de extrema lucidez, seriedade e competência. Sua memória é prodigiosa. Suas opiniões extremamente relevantes. Sábado, minutos antes do primeiro abalo sentido em M. Claros, havia enviado uma análise jornalística para estes montesclaros.com, de onde é ícone. Tão logo tomou conhecimento do acontecido na sua cidade de escolha, voltou-se imediatamente para o jornalismo de serviço, de solidariedade, de amor, e enviou instruções de como a população deve se comportar em momentos de aflição.Assim se comporta - em qualquer parte do planeta - a imprensa que atinge o pináculo da maturidade, servindo acima de tudo. "Viva nós" - ouço bradar, e ecoa pelos céus, a voz feliz de Virgilio de Paula, filho de Hermes Augusto de Paula. Fala por todos. Agradece por todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71794
De: Fernando Data: Quarta 23/5/2012 16:04:15
Cidade: Montes Claros

Ontem na hora do abalo eu e vários funcionários que estávamos trabalhando próximo a região das pedreiras(Fundo da fábrica de cimento) avistamos uma grande nuvem de poeira proveniente daquela região. sendo que hoje em conversa com um funcionário de uma pedreira ele relatou que a poeira havia brotado do chão(fundo de uma escavação) no momento do tremor! o que tudo indica e o tremor seria realmente fruto de uma acomodação no interior do subsolo, expulsando a massa de ar(poeira)! deixo aqui o meu relato!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71793
De: Santos Data: Quarta 23/5/2012 15:45:35
Cidade: Moc/ MG

Transcrição de antigas mensagens posta aqui nesta moral sobre tremores em Montes Claros.
MESAGEM 69278
A respeito da mensagem 69272 postado pela Suelen Custódio, gostaria de esclarecer que o ARPA (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência, conhecido pela sigla HAARP em inglês) NÃO é reconhecido pelos Estados Unidos como um algo que faça intervenções geológicas. Na mensagem, Suelen diz que o geofísico com quem ela conversou afirmou que os dois tremores sentidos em Montes Claros no mesmo horário teriam sido provocados por testes feitos por essas experiências.
Afirmo isso, pois há algumas semanas assisti a um documentário sobre o HAARP no programa Teoria da Conspiração, do canal TruTV e depois pesquisei um pouco sobre o assunto. Eu recomendo que assistam a esse documentário (só consegui achar em inglês, está no link http://www.youtube.com/watch?v=WaTark9Tsko).
Quem apresenta é um cara chamado Jesse Ventura, militar e foi governador do estado americano de Minnesota. Ele pesquisa essas “teorias da conspiração” e divulga se conseguiu encontrar algo verdadeiro em possíveis lendas. O HAARP é uma delas.
Entenda o HAARP: é um projeto dos Estados Unidos para estudar mudanças climáticas e geológicas. A base desse projeto fica no Alaska, longe de tudo, e o que é estranho é que está dentro de uma base militar americana - daí surgiram vários comentários sobre a intenção desse projeto. No documentário, o apresentador Jesse Ventura entrevista políticos e até o filho do inventor do HAARP. Ele afirmou que seu pai desenvolveu esse estudo para o "bem", para provocar mudanças climáticas induzidas e melhorar as condições na terra - por exemplo, com o HAARP, “é possível fazer deslocamentos de nuvens e fazer chover em pontos da África ou de qualquer lugar que precise de água”. Mas parece que o governo americano está usando esse projeto como arma de guerra. Alguns até afirmam que o Tsunami foi provocado por um simples teste que estavam fazendo com o HAARP. Bom, fica a dica do vídeo. Tiremos nossas próprias conclusões, mas afirmar que isso é completa verdade ainda não podemos dizer, afinal, pode ser apenas uma “teoria conspiratória”.

MESAGEM 69272
Conversei com um geofísico mineiro, de expressão internacional e ele me fez uma revelação interessantíssima:Os tremores ocorridos em Montes Claros, de baixa intensidade e ambos exatamente no mesmo horário (10:22 hs)são fenômenos provocados. Segundo ele trata-se de um projeto denominado "Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequencia" mais conhecido por uma sigla em inglês HAARP. A ativação de ondas é realizada em regiões onde não existem falhas geológicas e fatores que possam desencadear consequencias indesejáveis. A precisão do horário é exatamente para deixar evidente o êxito da experiencia. As primeiras experiencias ocorreram em 1993 no Alasca e cada vez que a experiencia vai avançando os experimentos são também deslocados para pontos mais distantes de regiões críticas e garantindo que os experimentos não tragam nenhum perigo para a população. Foi uma surpresa saber que a inteligência humana já atua com esta experiencia. Talvez consigam um meio de liberar as energias acumuladas nas regiões onde costumam ocorrer terremotos que ceifam tantas vidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71792
De: Emilio Vieira Data: Quarta 23/5/2012 14:25:07
Cidade: Long Branch/USA/NJ

E bem possivel que os tremoros atingindo Montes Claros estejam sendo causados pela exploracao do Gas Natural na regiao. A exploracao por meio de "Hydro-Fracking", um modo de perfurar a rocha com jatos de agua, areia, e produtos chimicos em alta pressao, vam causando terremots aqui nos EUA a muito tempo, e algumas cidades estao proibindo a pr atica. Alem de terrremotos, a extracao do gas por esse modo tambem pode poluir a cama d`agua da regiao com as quimicas usadas, tornando a agua ate flamavel em alguns casos. Voces deviam investigar isso e alertar a populacao, pois sei que as companhias investidoras nunca vao expor a verdade. Obrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71791
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Quarta 23/5/2012 13:35:58
Cidade: Montes Claros

Não é possível continuar com essa falta de pediatras na cidade! Ontem, fiquei com minha netinha até meia-noite no Pronto-Atendimento da Santa Casa, com febre, tremendo, vomitando, evacuando, e não aguentei esperar mais, pois tinha oito crianças na frente dela... E o médico demorava uma meia hora com cada uma... E olhem que ela tem um ótimo plano! O que será das pobres crianças e seus pais, que dependem do SUS?... Acho importante o Poder Público e a Sociedade Civil se unirem para resolver tão grave problema. Está certo você ter um plano de saúde e ter que pagar por uma consulta particular? As crianças são o futuro. É correto, humano, digno, deixar que elas percam a vida por falta de atendimento? Estou expressando aqui a minha revolta, pois se a perdesse, sei que, na idade em que estou, eu não suportaria tamanha perda... E, por que? Seria a vontade de Deus? Deus quer que seus filhos tenham vida e vida em abundância e plenitude.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71789
De: Eduardo Data: Quarta 23/5/2012 11:31:37
Cidade: Montes Claros

O Pré-vestibular Sólido, de Montes Claros, confirma que é seu, autêntico, um vídeo colocado no You Tube mostrando o pânico dos alunos por ocasião do primeiro abalo sentido em M. Claros, na manhã de sábado passado. As imagens foram captadas pelo sistema de segurança do colégio, no Ibituruna Shopping Center, onde funciona o cursinho. Pelas imagens, vou repetir - declaradas autênticas por fonte do colégio -, o professor e os alunos abandonam a sala de aula, correndo, tão logo sentem o tremor. Apenas alguns estudantes se retiraram calmamente. O prédio onde funciona o cursinho tem 4 pavimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71788
De: Prefeitura Data: Quarta 23/5/2012 11:24:08
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A Prefeitura de Montes Claros(...)informa que já foram mantidos contatos com a equipe do Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UnB) para tratar de assuntos relativos aos constantes abalos sísmicos que vêm ocorrendo na cidade. De acordo com o secretário municipal Orlando Camargo, já estão a caminho de Montes Claros quatro técnicos com equipamentos de alta complexidade para realizarem estudos sistemáticos, com o objetivo de esclarecer a real causa dos abalos e possíveis soluções e/ou prevenções. Dois deles já se encontram no Sul do estado, na cidade mineira de Lavras, de onde trarão estações sismográficas pra serem instaladas temporariamente em Montes Claros. Todas as informações relativas aos estudos que forem realizados serão repassadas à população. (...). A Prefeitura de Montes Claros vem mantendo contatos com Brasília constantemente para acompanhamento minucioso destes tremores, que já somam oito desde o final de semana. “Com a chegada da equipe técnica, poderemos obter maiores detalhes, informações valiosas e estudos importantíssimos para busca de soluções e esclarecimentos à população”, ressaltou Orlando Camargo. O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, pediu urgência no esclarecimento dos acontecimentos para que a população possa entender o que realmente vem acontecendo na cidade. “Precisamos tranquilizar a população de Montes Claros com os estudos que serão realizados pelos técnicos da UnB. Tomaremos todas as providências que se fizerem necessárias”, afirmou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71787
De: Paolo Data: Quarta 23/5/2012 10:13:06
Cidade: Moc

Náo é verdade que os tremores verificados em Montes Claros sáo recentes. Não é verdade. Eles ocorrem há décadas, mais de seis décadas, talvez há séculos, mas o espaço entre eles vem diminuindo, assim como a sua intensidade. Os jornais de M. Claros, ainda na década de 40, 50, 60 recebiam comunicaçao de especialistas perguntando se a cidade havia notado algum tipo de abalo. Aqui mesmo, neste montesclaros.com, há registros de numerosos abalos que náo despertaram a atençao geral, pois foram notados por poucas pessoas. E levados na galhofa, no riso, na flauta. Contudo, e isto sim é verdade, os tremores estáo aumentando em número e intensidade, causando medo. O pior é que as chamadas autoridades se calam, sem sequer orientar as escolas, alunos, professores, de como proceder nos momentos de pânico. Aí está o perigo maior. Ao lado do outro, claro. No Chile, devastado pelos piores terremotos da história em todos os tempos, cada criança sabe exatamente o que fazer no instante em que a terra treme. Vejam lá os destroços, ainda hoje, do jornal El Mercúrio (creio que o nome é este) reduzido a escombros durante um dos piores terremotos da história, pouco antes, ou depois, da Copa de 1962. Quem for ao Chile, ã Santiago do poeta Neruda, deve passar por lá e ver no chão as colunatas que caíram como palitos, ali perto daquele tribunal pavoroso, no centro dacidade. Senhores políticos - levantem-se e compreendam o que é o medo da populaçao desinformada. E que bem teme o trovão que explode debaixo da terra. Ontem, um dos principais jornais do País deu em destaque, e com apreensão, o novo tremor desta segunda-feira em M. Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71786
De: José Prates Data: Sábado 19/5/2012 10:18:45
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

As notícias que chegam de longe

José Prates

Não é simplesmente impressionante, mas, também e, sobretudo agradável verificar a penetração deste jornal virtual montesclaros.com que leva as noticias da nossa terrinhas aos seus filhos que se encontram longe, nos mais distantes países do mundo. Isto, sem dúvidas, graças ao milagre da Internet. Para nós que usamos este jornal para publicar os nossos trabalhos literários em artigos ou crônicas, é simplesmente maravilhoso constatar a existência muito além de nossas fronteiras de leitores atentos e interessados, como agora, vindo de Roterdã na Holanda, um e-mail de Rogério P. Santos Filho falando sobre a saudade que lhe “invadiu a alma quando leu a crônica sobre o TG87” Disse-nos em seu e-mail que há quarenta e dois anos, vive na Holanda onde se casou e nasceram-lhe filhos, mas, vive Montes Claros nas noticias e comentários que lhe chegam por este Mural. Realmente, este jornal presta-nos um grande serviço pela sua qualidade e sua maneira sui generis de noticiar o que acontece em Montes Claros. É a cidade através de seus habitantes falando com os conterrâneos que estão distantes, com poucos meios de comunicações. As mensagens de uns e de outros, uma alegres como a chuva fina que caiu na cidade, outras engraçadas como a epidemia de coceira que martiriza o povo. Tem as notícias tristes, também, como a multiplicação de assassinatos que amedronta o habitante, mas, é fato, aconteceu e o povo noticia. Interessante, também, é que as “mensagens” noticiando isto ou aquilo ou reclamando daquil’outro, são publicadas tal qual são postadas, com a linguagem do autor, sem alteração nem correção o que lhe dá autenticidade. Tem também, os artigos e as crônicas com Waldyr Senna nos comentários políticos que nos põem a par da política partidária local; a poesia de Ruth Tupinambá nos falando de Montes Claros do passado ou Wanderlino Arruda, comentando o que se passa na cidade. Quem fica por trás disso tudo, segundo eu soube, é Paulo Narciso que não aparece ao público leitor, desenvolvendo este grande trabalho, sem ostentar-se.
Eu conheci o moc.com, faz quatro anos. Foi-me trazido por Ivanilde Prates, uma montesclarense que conheci na Internet. Achei interessante e mandei o primeiro artigo que foi publicado. Daí pra cá não parei mais e me sinto não apenas honrado com a participação, mas, principalmente, beneficiado pois despertou-me o interesse pelo jornalismo, fazendo-me voltar à atividade ee ao estudo, mostrando-me que a idade, em nada constitui problema, por isso estou aqui toda semana em companhia desses baluartes da imprensa montesclarense.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

N. da Redação - A mensagem acima chegou minutos antes do tremor de terra do sábado 11 de maio de 2012. Com o espaço tomado por centenas de mensagens da população, relatando o que ocorria por todos os bairros, só agora encontra o momento para sua divulgação. O editor estava a 1000 km de distância, física, da cidade, mas com ela permanentemente ligado. A coordenação das mensagens que foram publicadas coube a Igor Avelar).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71785
De: Prefeitura Data: Segunda 21/5/2012 11:27
Cidade: M. Claros

Nota Oficial - Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) estão na Prefeitura Municipal de Montes Claros a partir de hoje, segunda-feira (21/05), até a próxima sexta-feira (25/05) para complementação de levantamentos sobre objeto definido por aquele órgão.Eles foram recebidos na sala de reuniões do Gabinete pelo secretário municipal de Articulação Institucional e Comunicação e Cultura, Hamilton Trindade, e, logo depois, pelo Dr. Ronaldo dos Reis Souto, Controlador-Geral do município, e pelo secretário de Coordenação Política e Ação Comunitária, Pedro Narciso, quando os técnicos foram informados de que, por determinação do Sr. Prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, poderiam agir livremente, solicitando informações e documentações necessárias para o trabalho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71784
De: Hoje em Dia Data: Quarta 23/5/2012 09:26:27
Cidade: Belo Horizonte/MG

TCE diz que prefeito de Montes Claros ‘escondeu’ contratos - MP realiza inspeção extraordinária, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo, apurando denúncias de corrupção - O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), escondeu do Ministério Público de Contas (MPC) notas de empenho relativas a contratos da administração. Por conta da recusa em entregar os documentos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou à prefeitura que forneça todas as notas aos técnicos da instituição sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Os servidores do Ministério Público de Contas estiveram na cidade, neste mês, para uma inspeção extraordinária tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo. Isso significa que as autoridades estão investigando denúncias de corrupção nos dois poderes. No caso da Câmara, todos os documentos solicitados foram prontamente entregues. O mesmo não ocorreu no que tange ao Executivo. As informações são de uma nota de esclarecimento encaminhada pelo Ministério Público de Contas, após ataques do prefeito Luiz Tadeu Leite a várias instituições. No dia 7 de maio deste ano, o peemedebista veio à público para “denunciar” promotores, procuradores, delegados e outras autoridades envolvidas em investigações acerca de contratos da Prefeitura de Montes Claros. Hoje, existem procedimentos investigatórios abertos contra a administração no Ministério Público de Contas, órgão que atua em conjunto com o Tribunal de Contas, Polícia Federal e ministérios Público Estadual e Federal. O prefeito já foi até denunciado por desvio de verbas na ordem de R$ 4,6 milhões da saúde. Nesta terça-feira, o MPC refutou as acusações. “Parte da documentação solicitada visa possibilitar a análise de supostas irregularidades denunciadas ao Ministério Público Estadual pelo próprio prefeito, em 22/01/09, quando este informou irregularidades cometidas durante a gestão 2005/2008”, informou nota da instituição. O MPC retornou a Montes Claros com a intenção de coletar os documentos antes negados aos técnicos. O conselheiro Mauri Torres determinou a disponibilização imediata das notas. “No Poder Executivo, além de as notas de empenhos e notas fiscais não estarem arquivadas com os respectivos processos licitatórios, como determina o art. 6º, inciso VIII da Instrução Normativa nº 08/2003, a quase totalidade dos empenhos solicitados pelos técnicos do tribunal não foram entregues durante a inspeção”, completa a nota. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que técnicos do MPC estão trabalhando normalmente, recolhendo documentos na administração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71783
De: José Martins Diniz Ramalho Data: Quarta 23/5/2012 09:10:40
Cidade: Montes Claros/MG

O sismógrafo que vem sendo pleiteado por alguns formadores de opinião sem uma consolidada opinião, servirá para melhorar alguns resultados obtidos em Brasília. Seria muito mais racional, até mesmo em função da conjuntura politica, com a legislação que assegura o direito a informação, que o ministério público acionasse a Petrobras como responsável pelas pesquisas realizadas pela Petros, para disponibilizar os mapas de todo subsolo urbano das cidades da depressão Franciscana mapeado. Ai sim, saberíamos o grau de risco e sua localização mais exata. Porque não? Quer dizer q os caras sabem o q tem debaixo de nossas casas e nós não posso saber. E isto custeado ou financiado com dinheiro público. Será que Eles, os pesquisadores, não se sensibilizam com agonia de nossos moradores?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71782
De: R7 Rede Record de TV Data: Quarta 23/5/2012 09:09:50
Cidade: São Paulo/SP

Visitante relata momentos de tensão durante tremor em Montes Claros - Carmem Lucia, 66 anos, disse que nunca havia passado por algo "parecido em sua vida - De passagem pela cidade de Montes Claros, a alagoana Carmem Lucia Dantas, 66 anos, moradora de Alagoas, contou que passou sufoco durante o abalo que aconteceu na cidade de Minas Gerais neste sábado (20). Segundo ela, foi "assustador" já que nunca tinha passado por algo deste tipo. Um tremor de 4,2 graus deixou pegou de surpresas os habitantes da cidade,— Sentia vontade de correr, mas não sabia pra onde. Desci para perguntar para o administrador do prédio se havia tido algum dano, ele me disse que fez vistoria e o prédio estava intacto.De acordo com Carmem, tudo aconteceu muito rápido, em uma “fração de segundo”, como ela mesma definiu. Logo após os tremores, a museóloga, que está na cidade para cuidar da neta enquanto a filha viaja, correu para buscar a menina na escola. — Lá eles também sentiram, mas as crianças não ficaram assustadas.Na rua as pessoas estavam agindo normalmente como se nada tivesse acontecido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71781
De: laura prates Data: Quarta 23/5/2012 09:04:32
Cidade: montes claros mg  País: brasil

estes trovoes que estao acontecendo, as escolas deveriam orientar as crianças, pos muitos ficam em panico ate os adultos ficam!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71780
De: Folha de S. Paulo Data: Quarta 23/5/2012 09:08:23
Cidade: São Paulo/SP

`Pancadão` pode ser proibido em ruas de Belo Horizonte - Ligar o som do carro em um volume que incomode pessoas que estão fora do veículo poderá ser proibido das 22h às 7h em Belo Horizonte. - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal deu parecer favorável a um projeto em tramitação na Casa que acrescenta esse artigo à lei do silêncio, de 2008. A ideia é que a infração seja considerada grave e passível de punição com multa e até retenção do veículo. Fora do horário especificado, o limite do som automotivo será de 70 decibéis. A "tolerância zero" em relação a música no carro é uma forma de tentar acabar com "pancadões" (bailes funk improvisados nas ruas da periferia) e exibições de sons potentes em locais de aglomeração de gente. "Existem até disputas de jovens, que colocam dois ou mais carros para ver quem tem o melhor som. Isso incomoda a vizinhança e quem quer tranquilidade", disse o autor do projeto, vereador Silvinho Rezende (PT). A fiscalização compete à Prefeitura de BH, mas a lei faculta ao Executivo fazer convênios com agentes públicos, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Segundo o vereador, a fiscalização será facilitada das 22h às 7h porque não dependerá do equipamento que faz a medição em decibéis. O som estará proibido em qualquer volume, facilitando a ação dos policiais. As multas para infrações graves fixadas na lei variam de R$ 2.500 a R$ 5.000. Os valores podem triplicar em caso de reincidência em um período de dois anos. Rezende disse que o barulho causado pelo som de veículos é um dos "graves problemas" das periferias e também de bairros da região central, onde há grande concentração de jovens. O vereador acredita que não haverá dificuldade para aprovar o projeto no plenário da Câmara, para onde deverá seguir nos próximos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71779
De: Carlos Data: Quarta 23/5/2012 00:39:53
Cidade: Hamamatsu  País: Japao

Estou vendo que as coisas estao "feias" por ai!!! Mas, pessoal, a dica eh, NAO SE DESESPERAR. Quando sentir o tremor, saiam para local aberto, sem desespero ou panico. Aqui, no Japao, como as construcoes sao adaptadas para este tipo de desastre, as pessoas que moram em andar elevado, costumam se proteger sob a mesa. Claro, no Brasil eh diferente, as construcoes sao de tijolos ou concreto, entao, tem que se pensar se isso eh viavel.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71778
De: Paulo Braga Data: Terça 22/5/2012 20:31:46
Cidade: Moc

Tenho dois filhos que estudam em diferentes escolas públicas às tarde. Perguntei e ambos disseram que o tremor de hoje foi sentido em suas respectivas salas, onde permenceram. Nas duas escolas, nenhyuma orientação para que os alunos fossem para local aberto, como orienta aqui o Corpo de Bombeiros. Defesa Civil e CB deveriam orientar a Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde. Não é criar pânico, é orientar corretamente, com as devidas ressalvas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71777
De: Estado de S. Paulo Data: Terça 22/5/2012 19:36:00
Cidade: SP

Montes Claros registra novo tremor de terra Tremor foi o quinto registrado na cidade em quatro dias e foi sentido no centro e em alguns bairros Marcelo Portela - O Estado de S. Paulo A população de Montes Claros, no norte de Minas, foi surpreendida com um novo tremor de terra na tarde desta terça-feira, 22. O fenômeno ocorre quando os moradores ainda se recuperam do susto causado por um abalo registrado no sábado, 19, de magnitude 4.2 na escala Richter, que levou à interdição total de seis imóveis e parcial de dois. Hoje, porém, segundo o Corpo de Bombeiros, não havia registro de vítimas ou danos até o fim da tarde.O tremor foi o quinto registrado na cidade em quatro dias e foi sentido no centro e em alguns bairros do município. Segundo o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), outro abalo que chegou a 3.0 na escala Richter foi registrado ainda no sábado e outros dois, de magnitude 2.9 e 2.7, foram registrados respectivamente na madrugada e na tarde de domingo, 20.
De acordo com o Obsis, o primeiro sismo de sábado foi o mais forte já registrado na cidade. Por causa do fenômeno, o Corpo de Bombeiros recebeu quase 400 ligações e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas enviou equipe de Belo Horizonte para auxiliar nos trabalhos. Ao todo, foram vistoriados 60 imóveis. Segundo os bombeiros, 10 pessoas ficaram desabrigadas e 18 desalojadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71776
De: matilde Data: Terça 22/5/2012 19:35:28
Cidade: hortolandia/sp

ola, eu moro em hortolandia, mas minha mae e familiares mora em salinas minha mae esta muito assustada com esses tremores de terra ai em montes claros, e pensar q no brasil nao tinha essas coisas e de assustar mesmo. q Deus nos proteja.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71775
De: Ely Veloso Data: Terça 22/5/2012 19:11:28
Cidade: Montes Claros/MG

Gostaria a que a mídia investigassem o uso de sondas e máquinas de grande vibração usada pela empresa Global que está fazendo o mapeamento do solo na região do Norte de Minas em busca de minerais.Por coincidência ou não os abalos sísmicos se intensificaram depois que ela começou o mapeamento. Pelo que pesquisei as sondas emitem ultra-som no chão. Existe um relato que o uso desta sonda na região da Falha de San Andreas nos Estados Unidos ocasionou-se em um tremor.Definição superficial do ultra-som: som de alta freqüência inaudível pelos humanos. E o som: é a vibração física (ondas) de propagação em um meio físico . A relação com tremor: a emissão do som pelas sondas faz com que as galerias subterrâneas de pedras e placas e terra maciça ressonem causando vibração e começa a abalar toda a estrutura e onde já é um local que possuem falhas (espaços, locas, grutas,rachaduras na terra, má formação das rochas, pedregulhos) pode gerar o movimento de ambas fazendo tremer. Observação: Esses tremores são ondas. u seja, desencadeou os terremotos.Abraço a todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71774
De: Rogério Athayde Data: Terça 22/5/2012 18:39:38
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Muito estranho a divulgação da magnitude dos tremores aqui em Montes Claros, observem que eles vem diminuindo a intensidade, mais não foi isto que sentimos, o de hoje mesmo 22/05 as 16:09 h pareceu ser mais forte dos ocorridos do que os demais dias com exceção do ocorrido no sábado que atingiu M 4,2 :

22/05/2012 - M 2.6 - 14:09 h
20/05/2012 - M 2.7 - 16:32 h
20/05/2012 - M 2.9 - 05:40 h
19/05/2012 - M 3.0 - 13:45 h
19/05/2012 - M 4.2 - 10:42 h

Outro detalhe, somente os dois mais fortes e primeiros tremores destes descritos acima que tiveram o epicentro em Montes Claros, os demais tiveram o epicentro a +- 16 km de Montes Claros .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71773
De: Osmar Data: Terça 22/5/2012 16:51:21
Cidade: montes claros

2012-05-22 - M 2.6 Montes Claros (MG)

Imagens:
A UNB acaba de confirmar que realmente houve um abalo sismico em MOC.


Mapa Formas de onda

Data: 22 de maio de 2012 (141);
Hora origem: 14:09:06,437 (Local);
Epicentro: ± 16 Km de Montes Claros (MG);
± 50 Km de Francisco Sá (MG);
± 83 Km de Brasília de Minas (MG);
± 147 Km de Januária (MG);
± 182 Km de Itacarabi (MG);
Magnitude: 2,6 mD.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71772
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 22/5/2012 16:51:34
Cidade: Montes Claros/MG

Na tarde desta terça-feira (22/05), por volta das 14h07, O Sétimo Batalhão de Bombeiros recebeu aproximadamente 30 chamadas através do telefone 193, de moradores, buscando informações sobre um novo tremor de terra no município de Montes Claros/MG.
Através de fonte oficial emitida pela chefe interina do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Mônica G. Von Huelsen, por volta das 14h07 de hoje, foi registrado um pequeno tremor de terra de 2.6 graus na escala Richter. Segundo Mônica, pequenos tremores como o de hoje é comum após um grande evento, referindo-se ao tremor ocorrido em Montes Claros no sábado dia (19/05) que atingiu 4.2 graus na escala Richter.
A professora acrescentou ainda que a população não precisa ficar temerosa com o fato, tendo em vista que estudos apontam que há 90 % de chances do tremor de sábado ter sido o principal, sendo comum pequenas réplicas após um evento grande.
O Corpo de Bombeiros orienta que em caso de novo tremor de terra, a população deve procurar local aberto e tentar ao máximo evitar o pânico. Em caso de rachaduras ou suspeita de comprometimento da estrutura dos imóveis, a população deve ligar para o telefone 193 e solicitar vistoria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71771
De: Carlos Augusto Data: Terça 22/5/2012 16:41:05
Cidade: Moc

Sem esclarecimentos e orientação por parte das autoridades - que se calam -, a população de Montes Claros sente-se órfã. Além do medo e do pânico nos momentos em que ocorrem os tremores, as pessoas admitem que a cidade pode sofrer consequências econômicas, com a fuga de investimentos. (...) A busca de informações explica o congestionamento do site do Observatório de Brasília, conforme disse o técnico de lá ao site montesclaros.com. Por que as autoridades - quer do Estado, da União e do município - não se apresentam para dizer algo, orientando para a eventual ocorrência de novos tremores? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71770
De: Jelan Data: Terça 22/5/2012 16:33:16
Cidade: Montes Claros

Sentimos um tremor na Morada do Sol tbm, cerca de duas horas e meia atrás... Minha casa tem dois pavimentos, o andar de cima tremeu bastante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71769
De: juli Data: Terça 22/5/2012 16:29:31
Cidade: moc

(...)aproximad 14:15 novo tremor estava em um consultorio dentario aq perto da matriz tdo balançou

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71768
De: Thiago Data: Terça 22/5/2012 16:16:52
Cidade: Bocaiuva/MG

Aqui em bocaiuva não foi sentido nenhum tipo de abalo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71767
De: Mattson Data: Terça 22/5/2012 16:12:22
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

UNB acaba de confirmar intensidade do ultimo abalo 2.4 E/R !!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71765
De: Alberto Sena Data: Terça 22/5/2012 16:08:08
Cidade: Belo Horizonte/MG

Os pés-chatos - Alberto Sena - Na época em que para nós Montes Claros e os montes-clarenses viviam mergulhados em romantismo, ali pelas décadas de 1950/60, a vida na cidade parecia seguir o seu curso devagar quase parando. Pelo menos esta é a impressão, ao tentar ver da janela dos fundos os retalhos do que se passou, como se um véu cobrisse as lembranças ávidas em encontrar uma fresta por onde escapar.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71762
De: Luiz Data: Terça 22/5/2012 15:30:35
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Novo tremor às 14:10h. Aqui no Edifício Pirâmide na rua Irmã Beata o abalo foi forte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71761
De: Tatiane Data: Terça 22/5/2012 15:20:28
Cidade: Montes Claros

Fico me perguntando, moro em apartamento, por mais que a estrutura seja segura até quando uma estrutura pode suportar esses tremores,e o que devemos fazer, pois até agora ninguém veio nos dar qualquer informação, estou assustada, tenho muito medo de acontecer algo pior, peço a Deus que nos abençoe e que nada de pior venha acontecer a nossa cidade!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71760
De: Tiago Meira Data: Terça 22/5/2012 15:15:51
Cidade: Montes Claros

O que mais me assusta nestes tremores e que só estão acontecendo com maiores intensidade em montes claros, em regiões vizinhas quase nem chegam a perceber. Alguém sabe me responder porque? Acho que já e assunto do governo estadual.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71758
De: genival Data: Terça 22/5/2012 15:06:54
Cidade: MONTES CLAROS,MG  País: Brasil

Forte tremor agora as 14:09 aqui no Santos Reis, os vidros da casa tremeram todos... alguém mais tem notícias está ficando perigoso e não sabemos o que poderá acontecer

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71757
De: Sandra Dias Data: Terça 22/5/2012 14:33:44
Cidade: Moc

Tremor no Canelas 2, região sul de MOC, ocorrido por volta das 14:10H.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71756
De: sérgio/Minas peças Data: Terça 22/5/2012 14:33:50
Cidade: Montes Claros/mg  País: Brasil


Novo tremor no esplanada-uuufaa.é apavorante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71755
De: Elderson Maciel Data: Terça 22/5/2012 14:34:46
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Tremeu de novo aqui no Predio do La Defense Apart Hotel, Centro da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71754
De: marcos Data: Terça 22/5/2012 14:34:56
Cidade: montes claros  País: brasil

Novo tremor aqui no centro de Montes Claros, aqui na nossa rua o povo ta na rua, foi forte aqui sentimos tremer tudo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71753
De: Patrícia Data: Terça 22/5/2012 14:55:15
Cidade: Montes Claros

No centro, próximo a Santa Casa sentimos o terremoto. Sensação um tanto quanto assustadora e preocupante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71752
De: Norberto F. Prates Data: Terça 22/5/2012 14:56:03
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Para meu amigo José Ponciano Neto,Esses tremores de terra que estão acontecendo em nossa cidade, a meu ver, muito preocupantes, será que são causados principalmente pela extração de água subterrânea? Esses podem ser o o prenúncio de um tremor de intensidade maior? Espero que não. Não temos nenhuma estrutura para tremores maiores. Um tremor de 5.0 em nossa cidade, será um verdadeiro desastre.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71751
De: Eduardo Data: Terça 22/5/2012 14:56:07
Cidade: Montes Claros/MG

O Corpo de Bombeiros informou que está recebendo muitas ligações da população para relatar deste último tremor, às 14h09, e não há ocorrência de nenhum dano causado, até o momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71750
De: kena Data: Terça 22/5/2012 14:58:07
Cidade: São José dos Campos  País: Brasil

Nossa....estava falando com minha irmã no cel,quando houve outro tremor de terra..isso ta ficando preocupante!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71749
De: O Tempo Data: Terça 22/5/2012 14:59:43
Cidade: Belo Horizonte/MG

Tremor de terra volta a abalar Montes Claros, no Norte de Minas - Mábilla Soares - Dias depois do abalo considerado o maior já registrado em Montes Claros, no Norte de Minas, o Corpo de Bombeiros foi novamente acionado por moradores, nesta terça-feira (22), que relataram tremores menos intensos. A informação é do soldado Correia, que sentiu o abalo por volta das 14h. Segundo ele, apesar de mais um susto, ainda não havia nenhum registro de ocorrência. Conforme informações do militar, o tremor foi sentido em vários bairros da cidade, principalmente no Renascença e Santos Reis. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o mais provável é que os tremores, agora de menor intensidade, tenham sido decorrentes dos sismos do sábado, quando o mais intenso aconteceu às 10h43 e atingiu 4,2 graus na escala Richter. Três horas depois, foi registrado um novo abalo mais leve.
Estragos do fim de semana
Dez pessoas ficaram desabrigadas e 18 foram desalojadas. A Defesa Civil do município notificou a Secretaria Nacional de Defesa Civil sobre as consequências dos abalos. Nesta semana, segundo o órgão de Montes Claros, um relatório com todos os danos provocados pelos tremores será enviado ao órgão federal. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mattson Malveira, a Secretaria do Estado de Defesa Civil também foi acionada. O objetivo é obter recursos financeiros para auxiliar na reconstrução das casas afetadas. De acordo com o coordenador do órgão, os prejuízos ainda não foram calculados. A Defesa Civil municipal vistoriou 60 casas e interditou oito delas - seis condenadas totalmente e duas parcialmente, sem retirada dos moradores - nos bairros Vila Atlântica, Santos Reis e Eldorado.
Falha geológica
Desde 2008, os abalos sísmicos em Montes Claros aumentaram. Todos, entretanto, foram em menor proporção, se comparado ao de sábado. Segundo a UnB, os tremores de terra em Montes Claros acontecem devido à localização da cidade. O município fica em cima de uma falha geológica.

Estado de Minas - Moradores de Montes Claros sentem quinto tremor em três dias - A estação sismográfica de Brasília confirma que o tremor de maior intensidade já registrado em Montes Claros ocorreu nesse sábado - Luiz Ribeiro e Maíra Cabral - Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, sentiram um novo tremor de terra em diferentes partes da cidade na tarde desta terça-feira. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou que foi registrado um abalo sísmico na região, por volta de 14h25, mas ainda não sabe sobre a intensidade e o epicentro do fenômeno. Nos últimos três dias, A Unb confirmou 4 abalos sísmicos na cidade. O fenômeno foi sentido nos bairros Delfino, Major Prates, Planalto e no Centro de Montes Claros. Informações preliminares apontam que não houve consequências graves.
Tremores anteriores
A estação sismográfica de Brasília confirma que o tremor de maior intensidade já registrado em Montes Claros ocorreu nesse sábado, às 10h42, com 4,2. No mesmo dia, às 13h45, houve outro abalo com 3 graus de magnitude. No Domingo, dois abalos sísmicos foram sentidos: um deles ocorreu às 5h 40, com magnitude 2.9 na escala Richter e o outro foi às 16h 32 com intensidade um pouco menor, de 2.7.
O Corpo de Bombeiros recebeu 395 chamados da população durante o fim de semana. Foram feitas 60 vistorias nas casa da cidade e destas, seis casas foram interditadas totalmente, duas parcialmente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 18 pessoas estão desalojadas e 10 estão desabrigadas.

Hoje em Dia - Terra volta a tremer e assusta moradores de Montes Claros - Este foi o 36º abalo sísmico registrado no município do Norte de Minas desde 2008 - Girleno Alencar - Mais um tremor de terra foi registrado nesta terça-feira (22), às 14h06, em Montes Claros, no Norte de Minas. Este foi o 36º abalo sísmico registrado no município desde 2008. A população da cidade está insegura, principalmente com a falta de estudos técnicos. Apesar de Montes Claros ter vários cursos de engenharia, não surgiu nenhum estudo mais aprofundado sobre os fenômenos que tem assustado os montes-clarenses com maior intensidade desde janeiro passado. O professor Maurilio Alencar, que assumiu o Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pensa em organizar um seminário para orientar a população. O coordenador municipal de Defesa Civil de Montes Claros, Mattson Malveira confirmou o novo tremor, nesta tarde. Os moradores afirmam que ele foi o segundo maior ocorrido em Montes Claros nos últimos dias e de menor magnitude do que o registrado sábado (19), quando o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registrou de 4,2 graus. O tremor desta tarde foi registrado oficialmente pelo Obsis.

G1 - Quinto tremor em 4 dias assusta moradores do Norte de Minas Gerais - Abalo foi registrado por volta das 14h, segundo observatório. Além de registros oficiais, moradores relatam outros tremores. - Um novo tremor de terra assustou moradores na tarde desta terça-feira (22) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi registrado por volta das 14h. Este é o quinto terremoto confirmado em quatro dias na cidade. A cidade fica a 417 quilômetros de Belo Horizonte. O morador de Montes Claros Marco Aurélio Mesquita, de 37 anos, relatou que o abalo da tarde desta terça-feira (22) foi mais forte do que o do último domingo (20). "A população está assustada, não conseguimos mais dormir tranquilos", contou o morador que ainda pediu por um esclarecimento de como agir em momentos como esse. O tenente Dilson Veloso, do Corpo de Bombeiros, explicou que em situações como esta a população deve manter a calma e a tranquilidade. Veloso falou ainda que o ideal seria sair de casa, ir para um quintal ou para a rua. “As pessoas devem procurar por um local aberto, pois são mais seguros”, explicou. Neste sábado (19), o Obsis registrou dois tremores na cidade. O mais forte foi pouco antes das 11h, com duração de três segundos e intensidade de 4,2 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado no começo da tarde. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O solo voltou a tremer no domingo (20), quando foram notificados mais dois abalos com intensidades de 2,7 e 2,9 graus. Além dos registrados pelo observatório, moradores relataram ter sentido outros tremores. O chefe da Defesa Civil na cidade informou ao G1 que, ao todo, a terra tremeu seis vezes só durante o fim de semana.
Interdição
Seis moradias estão condenadas em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, após tremores de terra ocorridos neste sábado (19) e domingo (20) e vão precisar ser demolidas, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Outros dois imóveis estão interditados por causa de rachaduras estruturais e só poderão ser ocupados novamente após reforma. As informações são do chefe da Defesa Civil na cidade, Mattison Malveira. Setenta imóveis haviam sido vistoriados até o início da noite deste domingo (20).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71748
De: diney Data: Terça 22/5/2012 14:59:01
Cidade: montes claros

As 14:09 a terra de montes claros voltou a ser abalada, aqui na Vila Antonio Narciso, foi sentido o tremor.....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°71747
De: HANNA Data: Terça 22/5/2012 14:52:33
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

aqui na ufmg foi grande o tremor de terra desta tarde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: