Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°74031
De: G1 Data: Sexta 21/12/2012 14:11:14
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Terra treme em duas cidades do interior potiguar, confirma UFRN - Uma série de tremores de terra foram registrados na manhã desta sexta-feira (21) no município potiguar de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. O mais forte, segundo o Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentou magnitude de 3.5 graus na escala Richter, considerado moderado. A escala vai até 9 graus. “É um tremor considerado moderado para o Nordeste, mas em escala global é um evento pequeno”, informou Jorvi Juliá, professor do Departamento de Geofísica da UFRN. “A magnitude preliminar deste evento é de 3.5 graus na escala Richter”, completou.
Segundo informações da população, as casas e os prédios públicos balançaram durante os abalos. “Foi muito forte. Ficamos muito assustados”, declarou Miklecio Faustino da Silva ao departamento de Sismologia da UFRN.
Jandaíra
Ainda de acordo com o departamento, ocorreram vários pequenos tremores, mas apenas os dois maiores foram divulgados. O primeiro às 9h20 e o segundo às 09h37 do horário local, que não acompanha o horário brasileiro de verão. Tremores também foram sentidos na cidade de Jandaíra, a 116 Km de Natal, localizada ao Norte de Pedra Preta. “Como as cidades são vizinhas, é provável que os moradores tenham realmente sentido os efeitos do tremor”, indicou Jorvi Juliá. "Há dois anos o departamento tem identificado atividade sísmica nesta região. Mesmo sabendo que há atividade sísmica, não é possível prever se haverá outro temor e qual a magnitude. Infelizmente não podemos prever”, destacou Juliá. “O último tremor registrado em Pedra Preta alcançou 2.4º Richter na escala, fato ocorrido no último dia 6", finalizou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74030
De: Vinicius Data: Sexta 21/12/2012 11:07:40
Cidade: Moc

Abalo a lençol freático pode ter causado terremoto na Espanha Por Deborah Zabarenko WASHINGTON, 22 Out (Reuters) - Um terremoto que matou nove pessoas no ano passado na Espanha pode ter sido causado pelo esvaziamento do lençol freático na região, o que sugere que a atividade humana ao longo das décadas teria causado alterações na crosta terrestre, disseram cientistas.
O estudo, publicado na revista Nature Geoscience, examinou o sismo de 11 de maio de 2011 em Lorca, no sul da Espanha. O tremor, de magnitude 5,1, abalou vários edifícios da localidade agrícola.
Pablo González, da Universidade de Ontário Ocidental, disse que ele e seus colegas consideram que o terremoto foi causado por uma redução no nível do aquífero local, o que pode criar uma pressão na superfície terrestre.
Para testar essa teoria, eles usaram dados de satélite para avaliar como o terreno foi deformado pelo terremoto, e descobriram uma correlação com mudanças na crosta terrestre em decorrência da redução de 250 metros no nível do lençol freático, por causa da retirada de água ao longo de cinco décadas.
Eles concluíram que uma sobrecarga causada por humanos sobre falhas geológicas como a existente perto de Lorca, conhecida como Falha de Alhama de Murcia, pode não só causar um terremoto como também influenciar a distância até onde a falha irá escorregar.
A água no lençol freático de Lorca foi extraída em poços cada vez mais profundos, para abastecer a agropecuária local.
Embora a pesquisa não faça relação com outros terremotos, ela pode oferecer pistas sobre futuros tremores que ocorram perto de corpos hídricos, disse González por telefone.
"Não podemos estabelecer uma regra só estudando um caso em particular, mas as evidências que recolhemos nesse estudo poderiam ser necessárias para expandir as pesquisas para outros eventos futuros que ocorram próximos de barragens, aquíferos e geleiras derretidas, onde você tenha falhas tectônicas próximas dessas fontes", disse González.
Ele disse que essa situação é diferente da que vem ocorrendo nos últimos dois anos no Texas, onde pequenos terremotos têm sido registrados, muitos deles perto de poços onde águas servidas são injetadas nas profundezas do subsolo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74029
De: Prefeitura Data: Quinta 20/12/2012 10:51:58
Cidade: Montes Claros/MG

Aprovada ampliação do perímetro urbano de Montes Claros - Depois de discutir o assunto amplamente em audiência pública proposta pelo vereador Antônio Silveira de Sá, a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada terça-feira (18/12), o Projeto de Lei nº 138/2012, do Executivo Municipal, que amplia o perímetro urbano do município. Segundo Marcos Fábio Martins de Oliveira, secretário municipal de Planejamento, a providência torna possível a instalação de unidade da Case New Holand (CNH) em Montes Claros, em área de 700 mil metros quadrados que precisa estar situada no perímetro urbano, e à implantação do Distrito Industrial II. O novo perímetro urbano beneficia também a próxima administração, que encontrará terreno fértil para ampliar a arrecadação municipal e, por extensão, atender melhor à população.
CINTURÃO DE FORNECEDORES – A implantação da unidade da Case New Holland para fabricação de máquinas e equipamentos, em Montes Claros, deve resultar na criação de um cinturão de fornecedores, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no município. A estratégia faz parte da pauta de diversificação da economia mineira e, de acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, visa estruturar a implantação de um polo automotivo na região. O prefeito Luiz Tadeu Leite destaca que o projeto vai assegurar investimentos em infraestrutura, educação, saúde e saneamento básico e, principalmente, qualificação da mão de obra, para que a indústria encontre um ambiente saudável para seu desenvolvimento e geração de emprego e receita na região. Este será um importante passo para que se crie, em torno da CNH, um conjunto de empresas fornecedoras de peças e componentes para a indústria de máquinas e equipamentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74028
De: Carla Prates Data: Sexta 21/12/2012 09:43:50
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Eh pessoal, o tremor foi tão forte que até em São João da Vereda distrito de Montes Claros dessa vez sentiu o forte tremor, com menos intensidade mas sentiram!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74027
De: Paulo Lima Data: Sexta 21/12/2012 01:36:47
Cidade: Belo Horrizonte

Olá, assustados conterrâneos. Daqui de BH volto ao mural para dizer que estou solidário com a sensação terrível que é viver um momento de terremoto. Vivi isto no Chile e não gostei. Entretanto, me lembrei que menino assistia o "ronco da terra" ou "estrondo" lá em Pires e Albuquerque e lá as casas eram construídas com base na experiência e eram preparadas para enfrentar estes estrondos (na hora de um deles podia-se ver a poeira da rua suspender um pouco do solo e se movimentar...). Entendo que é urgente a adoção de parâmetros mais exigentes (e sei que por isso mais caros...) para as novas construções de moradias (especialmente dos edifícios que brotam em número cada vez maior nesta nossa terremoc...) ou para as reformas nas já existentes, tomando como base a possibilidade de "estrondos" de M 3,00 e até maiores. Saúde e Paz a todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74026
De: Castro Data: Quinta 20/12/2012 22:47:11
Cidade: Montes Claros

Senhoras e senhores, com certeza o mundo vai acabar, certamente não será amanhã. Com relação aos terremotos em Montes Claros acredito que também continuarão. Não sei se a vinda de estudiosos e especialistas e, também, a instalação de sismógrafos agudara muita coisa. Os sismógrafos poderão precisar a intensidade dos sismos e não prevê-los. As explicações dadas pelos especialistas me parecem satisfatórias. A cidade está sobre uma falha geológica, o que fazer? Cavar cerca de 2 ou 3kms sobsolo a dentro e aterrar esta falha ou concretar? Seria bom. Mas as autoridades locais poderiam agir de modo mais coerente e preventivo. A população deve ser preparada e informada do que fazer em situações de perigo e ou emergência. Não se sabe se a intensidade dos abalos continuarão moderados ou não. Eu, particularmente, fico apavorado com os abalos que os pesquisadores insistem em chamar de acomodação de solo. No meu modesto modo de pensar, acomodação de solo também é terremoto e ponto final. O CREA/MG deve impor novas regras para as construções, urgente. Prefeitura, PM, Bombeiros e demais autoridades devem traçar estratégias de socorro e abrigo para em casos excepcionais. O povo esta em pânico por muito pouco; É hora dos governantes atentarem a estes detalhes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74025
De: Sérgio S.Souto Data: Quinta 20/12/2012 09:13:50
Cidade: Montes Claro-MG  País: Brasil

Instala-se um relacionamento do tremor último ocorrido com um forte clarão visto por alguns moradores,curiosa-mente,no domingo por volta das 24:10,surgiu uma luz parecendo uma lua cheia e em alta velocidade no sentido nascente ao poente,direcionou-se à serra do mel e de repente desapareceu pela mesma direção em que veio,será
mais uma coincidência?.Meus filhos foram testemunhas do fato.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74024
De: G1 Data: Quinta 20/12/2012 09:08:00
Cidade: Belo Horizonte/MG

Espeleólogo visita a Serra do Mel e analisa as causas dos tremores - Montes Claros está contruída em cima de rochas calcárias. Fratura na serra pode contribuir para onda de tremores - Representantes do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), estiveram nesta quarta-feira (19), na Serra do Mel, em Montes Claros (MG), onde, segundo especialistas, pode estar a causa dos tremores, que tem assustado a população da cidade. Na última segunda-feira (17), antes dos três tremores serem registrados, professores da UnB e da USP, estiveram em Montes Claros e tentaram esclarecer os motivos dos abalos, e disseram que a causa poderia estar na base da Serra do Mel. Disseram ainda que os tremores estão próximos a uma escarpa, e é possível que essa escarpa represente uma fratura na serra. "A onda dos tremores se dissipa mais facilmente no rochoso, e se há fraturas, isso contribui para que essa onda se dissipe, e acorre dessa forma no calcário. Lembrando que Montes Claros está construída em cima de rochas calcárias", disse o professor da USP, Marcelo Assunpção. O espeleólogo e conselheiro do Codema, Eduardo Gomes, disse que acomodações de terra nesse tipo de terreno são comuns, mas para sabee, ao certo, os motivos dos abalos é preciso um estudo mais detalhado sobre a geografia da região. "Estamos em uma região cártica, onde os fenômenos de abatimento, que podem ou não gerar tremores, são fatores. Mas até que ponto só a natureza é responsável, sozinha, por essas acontecimentos não podemos saber, somente pesquisas geológicas mais profundas pode nos dar essa resposta", disse. Membros do Codema disseram ainda que enviaram ao governo um pedido de pesquisa, mas ainda não obtiveram resposta dos órgãos responsáveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74023
De: Gilmar Nadjon Data: Quarta 19/12/2012 23:30:19
Cidade: São Paulo

Montes Claros tornou-se uma região instável do ponto de vista sismológico. Isto é fato definitivo. Sou Geólogo e venho acompanhando com bastante interesse e as notícias desta cidade mineira. Observo com preocupação que os riscos desses terremotos estão sendo desconsiderados. Não vejo sendo divulgado nenhum projeto de lei propondo medidas de prevenção e intervenção em caso de terremotos. Sequer existem notícias de que as autoridades estejam adotando medidas necessárias e dando instruções para que a população possa se precaver. Meu objetivo não é provocar medo, mas sim lembrar que de acordo com a descrição que tenho visto da estrutura geológica, os abalos mesmo moderados são importantes. Bem, espero que esta minha mensagem seja publicada, pois este mural tem sido de utilidade para mim. De qualquer forma, eu e mais dois pesquisadores já decidimos ir para Montes Claros, logo nos primeiros dias de 2013. Definimos nosso objeto de estudo. Até lá montesclarenses.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74022
De: Pedro Data: Quarta 19/12/2012 22:45:22
Cidade: Montes Claros

REf. Mens.74002 - Nelson, também observei esse clarão em cima da serra, neste horário. No princípio, era pequeno parecendo o início de uma queimada, mas logo foi se ampliando, ficando bem grande como a lua nova e depois aos poucos, mas com certa rapidez, desapareceu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74021
De: Geovana Data: Quarta 19/12/2012 22:34:25
Cidade: Montes Claros

Estou com sono pois fiquei acordada de madrugada devido aos tremores. Mas agora sinto medo de dormir. Vi meu filho de oito anos chorando escondido, não quer que eu perceba, mas ele está com medo. Eu o acalmo e o tranquilizo e ele dorme. Mas e quanto a mim, e a minha mãe idosa e muito assustada? Confiamos em Deus. Mas quanto às informações e esclarecimentos, tenho acompanhado, lido bastante, mas não podemos ser ingênuos. Tudo é muito inconsistente. Há poucos dias, especialistas diziam que não haveria tremores fortes; e logo em seguida acordamos no meio da madrugada com abalos (as coisas da minha estante que o digam), fomos para a calçada, amanhecemos na rua com a vizinhança. Eu gostaria de ter instruções de como proceder, como nos proteger. Até agora nada foi feito para instruir a população... Meu filho acordou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74020
De: Nádia Data: Quarta 19/12/2012 17:50:28
Cidade: Montes Claros

Sinceramente, não to confiando nessa informação do Observatório de Brasília não... No site do mesmo indica que o tremor de 3:31h foi de M 3,9 e o de 2:54h foi menor M 3,8. Essas informações estão muito desencontradas...
Fonte dos dados: http://www.obsis.unb.br/

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74019
De: Carlos A. Data: Quarta 19/12/2012 18:33:59
Cidade: M. Claros

Realmente o Observatório Sismológico de Brasilia voltou a mudar de grandeza os tremores em M. Claros. O segundo passou para 3,9 graus, mais forte, e o primeiro ficou em 3,8. Mistério, pois a população tem outro entendimento...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74018
De: Martha Data: Quarta 19/12/2012 17:54:05
Cidade: Montes Claros

Como podemos acreditar? a universidade divulgou que o tremor das 02:56 foi menos forte do que o de 3:31, como assim?
Informações:

Data: 19 de dezembro de 2012 (354);
Hora Local : 02:54:41,0;
Hora de Registro (UTC) : BRA7 - 04:55:43,036;
FUN1 - 04:55:45,625;
SIM1 - 04:55:58,569;
CAN3 - 04:56:01,676;
SSV2 - 04:56:12,031;
LAJE - 04:56:34,813;

Localização epicentral: Lat. -16,7188°, Long. -43,8998 (Erro ± 0,162º);

Epicentro: Montes Claros - MG

Magnitude: 3,8 mR;

Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada).

=====================================================
Data: 19 de dezembro de 2012 (354);
Hora Local : 03:31:17,5;
Hora de Registro (UTC) : JANB - 05:31:47,152;
BRA7 - 05:32:20,816;
FUN1 - 05:32:36,349;
SIM1 - 05:32:38,600;
CAN3 - 05:32:41,531;
SSV2 - 05:32:43,109;
LAJE - 05:32:12,644;
PAL2 - 05:33:46,163;
Localização epicentral: Lat. -16,7188°, Long. -43,8998 (Erro ± 0,162º);
Epicentro: Montes Claros - MG

Magnitude: 3,9 mR;

Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74017
De: Prefeitura Data: Quarta 19/12/2012 17:02:34
Cidade: Montes Claros/MG

Prefeitura revoga estado de emergência financeira e anuncia pagamento do 13º - Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (19/12), o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, assinou decreto revogando o estado de emergência nas finanças públicas, situação em que a Prefeitura se encontrava desde novembro deste ano. A justificativa para esta decisão foi o saneamento das contas públicas, conforme anunciou o chefe do Executivo: “A Câmara Municipal aprovou ontem lei que permite utilizar parte da verba obtida com a venda de lotes para o pagamento da dívida com o PREVMOC. Com este dinheiro e mais o parcelamento da mesma dívida, permitida por lei federal, foi possível equacionar os débitos com a previdência municipal”, revelou. Outra informação positiva é que a Prefeitura conseguiu negociar junto à Caixa Econômica Federal a liberação de uma verba de cerca de R$ 13 milhões para ser utilizada pela administração. “A negociação refere-se à prorrogação do contrato da Caixa com a Prefeitura por mais quatro anos, para que o banco continue prestando os serviços de manutenção da conta-salário dos servidores municipais. Com este dinheiro, será possível pagar a segunda parcela do 13º salário dos funcionários municipais ainda neste mandato, assim como o 13º dos servidores da ESURB, da MCTrans e dos beneficiários do PREVMOC. O dinheiro que sobrar ainda ajudará o prefeito eleito, Ruy Muniz, que inclusive participou ativamente das negociações, a pagar o primeiro salário do ano que vem”, destacou Tadeu Leite. O prefeito ainda destacou que entregará a Prefeitura para seu sucessor com uma dívida equivalente a menos da metade a da que ele próprio herdou quando assumiu em 2009. “Ainda estamos realizando os cálculos, mas a dívida deixada será inferior a 15 milhões de reais. E todas as dívidas com o INSS estarão quitadas”, explicou.
OBRAS – Tadeu Leite também anunciou durante a coletiva que deixará para o próximo mandatário uma série de obras em andamento, com dinheiro garantido para sua conclusão. “Incluem-se aí as obras de urbanização da Conferência Cidade Cristo Rei, orçadas em 23 milhões de reais, e a construção de 11 CEMEIS, no mesmo valor, obras estas que já foram, inclusive, licitadas. Também estão incluídas na lista a conclusão da reforma do Mercado Municipal, a construção da Praça da Educação e Cultura (PEC) no Monte Carmelo, as obras no Canal do Cintra, a construção de mais quatro Academias ao Ar Livre, a construção de duas praças e pista de caminhada na Mestra Fininha, a iluminação do Parque Guimarães Rosa e da área em torno da lagoa do Parque Municipal, além de várias obras de asfaltamento garantidas por emendas parlamentares dos deputados Walter Tosta e Tadeu Martins Leite. É um pacote de obras que chega a 100 milhões de reais, e que o próximo prefeito terá condições de executar ainda no ano que vem”, comemorou.
TCE – O prefeito ainda falou sobre o relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e que alude a supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura quando da contratação da empresa Revita para efetuar a coleta de lixo no município. “É importante destacar que o que foi divulgado à imprensa na semana passado foi apenas um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas e não um inquérito. É um relatório superficial, e ao lê-lo tive a impressão de que os que o elaboraram estão procurando ‘chifre em cabeça de cavalo’. A licitação para a contratação da Revita foi feita e publicada de acordo com a lei, e já estamos encaminhando uma série de esclarecimentos ao Ministério Público, refutando cada uma das acusações contidas no relatório”, afirmou.
TREMORES – Os dois fortes tremores sentidos nesta madrugada (3.8 e 3.5 na escala Richter, segundo dados oficiais do Observatório Sismológico de Brasília) e que trouxeram pânico e apreensão à população também foram assunto da coletiva. O chefe da Defesa Civil de Montes Claros, Mattson Malveira, participou da entrevista e relatou que poucos danos foram registrados na cidade. “Devido aos tremores, parte da cidade sofreu um apagão, mas o maior dano verificado foi a queda do telhado da varanda de uma residência. A Defesa Civil, orientada pelo Corpo de Bombeiros, visitou os locais atingidos e prestou assistência aos moradores. É importante destacar que foi firmada uma parceria com a Universidade de Brasília, a USP e a Unimontes, a qual permitirá a realização, em fevereiro do ano que vem, de uma campanha educativa na rede pública de ensino, com o objetivo de fazer dos estudantes agentes multiplicadores de conhecimento e conscientizar a população sobre como agir em caso de tremores. A campanha será reforçada por 40 mil folhetos que serão distribuídos no município”, destacou Mattson.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74016
De: Folha de S. Paulo Data: Quarta 19/12/2012 14:47:10
Cidade: São Paulo - SP

Tremor em Montes Claros foi de 3,6 na escala Richter, diz UnB - Os tremores de terra que atingiram Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na madrugada desta quarta-feira tiveram magnitude 3,6 e 3,5 na escala Richter, segundo o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), que monitora a área. Um terceiro tremor foi relatado por moradores da cidade, mas a magnitude não chegou a ser estimada pelos pesquisadores. O primeiro abalo foi registrado às 2h55. O segundo, às 3h30. Houve falta de luz na cidade, localizada a 418 km de Belo Horizonte. O telhado de uma casa desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos. Para efeito de comparação, o Japão sofreu um abalo de 8,9 graus na escala Richter em março de 2011, que devastou áreas e causou uma série de mortes. O chefe do Obsis, Lucas Vieira Barros, diz que, "embora a magnitude do sismo seja considerada baixa, a intensidade foi expressiva devido a dois fatores: a proximidade do epicentro da área urbana e a profundidade rasa". O pesquisador calcula que o epicentro dos tremores fique a uma profundidade de três a cinco quilômetros da superfície, o que considera pouco profundo. Em maio deste ano, houve um tremor de magnitude 4 na escala Richter em Montes Claros, mas pareceu ter sido menos intenso para a população porque ocorreu à tarde, diz Barros. "Desta vez, foi de madrugada. Quando se está deitado, dormindo, o susto é maior."
SUSTO
"Cada tremor durou cerca de dois, três segundos. Fez um barulho muito forte, de um trovão, e o chão tremeu. O terceiro [abalo] foi de menor intensidade, mas também assustou", relatou José Maria Carvalho Mendes Filho, do Corpo de Bombeiros. Segundo Mendes Filho, os tremores causaram pânico na população. Assustadas, muitas pessoas abandonaram suas casas e foram para a rua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74015
De: claudia xavier Data: Quarta 19/12/2012 10:28:07
Cidade: MONTES CLAROS  País: mg

hoje dia 19 de dezembro quando acabei de chegar do trabalho exatamente as 3:00 da madrugada me assustei demais com o subito barulho de explosao que ouvimos, foi tao forte que como moro no terceiro andar tive a impressao que o predio inteiro tremeeu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74014
De: TATIANY Data: Quarta 19/12/2012 11:19:43
Cidade: Montes Claros  País: Minas Gerais

Acabo de ver no site do Painel Global, e pra quem não sabe o que é, é um site de Monitoramento da Terra em Tempo Real sobre tremores, tempestades etc...fui la no monitoramento de terremotos no Brasil e la ja saiu a intensidade que foi esta:
Ref Data - Hora UF Local Mag Prof Fonte
0 2012-19-12 - 02:56 MG Montes Claros 4.5 AP11
DATA: 19/12/2012
HORA: 02:56
CIDADE: Montes Claros - MG
MAGNETUDE: 4.5 resgistrado pelo apollo 11
FONTE: http://www.painelglobal.com.br/terremotos_no_brasil.php?posic=dat_20121219-070358

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74013
De: Nilo Data: Quarta 19/12/2012 11:52:46
Cidade: Montes Claros  País: BR

Coincidências, sinais?Tremores de 4,2 graus em 19/05 e de 3,6 em 19/12= 07 é a diferença entre os meses.
A soma dos algarismos (1+9+5)= 15A outra soma, (1+9+12)= 2222 menos 15 = 7...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74012
De: Vinicius Data: Quarta 19/12/2012 12:03:09
Cidade: Moc

Esclarecimento aos muralistas: A escala Richter mede a energia liberada pelos terremotos é uma escala logarítmica. Isso significa que os números da escala medem fatores de 10. Assim, um terremoto que mede 4 graus tem 10 vezes mais amplitude que um que mede 3 graus e 100 vezes maior que um que mede 2. Portanto, 3,6 é muito maior que 3,5

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74011
De: Olisa Data: Quarta 19/12/2012 11:44:37
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Segundo o Observatório, o primeiro tremor foi de 3,6 graus na escala Richter. O segundo foi de 3,5 graus. Informou, ainda, que não registrou o terceiro tremor de terra. Engraçado isso! Em pleno século XXI, quando os sismógrafos registram tremores que sequer foram percebidos pelos seres humanos os de Brasília não consegue registrar nem mesmo aqueles que foram sentidos por aproximadamente 200.000 pessoas (grande parte da população montesclarence). E mais! A população sentiu que o primeiro tremor foi muitas vezes mais forte que o segundo e, pelo Observatório de Brasília, um foi de 3,6 e o outro de 3,5. Dá pra acreditar!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74010
De: igor Data: Quarta 19/12/2012 11:37:36
Cidade: Montes Claros/MG

Esta madrugada, acordamos eu e minha esposa assustados com o estrondo. Achei que um caminhão teria entrado em minha casa, um clarão e em seguida a luz foi embora. A preocupação foi em pegar nossa filha que chorava no berço e sair de casa. Mas aí entra outra preocupação: E se ficássemos na porta de casa e um bandido oportunista nos rendesse aproveitando a ocasião e entrasse pra dentro de nossa casa? Resumindo: Somos obrigados a viver amedrontados, tanto com tremores quanto com a insegurança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74009
De: Luiz Cunha Ortiga Data: Quarta 19/12/2012 11:33:26
Cidade: BRASÍLIA/DF

Estive em Montes Claros no início do mês, tendo oportunidade de comentar com amigos a problemática dos tremores de terra. A conclusão a que chegamos é que falta, por parte das autoridades competentes, uma explicação completa, sem subterfúgios, para toda a população e por parte de técnicos realmente especializados no assunto. A essa explicação seriam juntados mapas mostrando as placas tectônicas que estão se movimentando/acomodando e provocando esses abalos.
A cidade não pode ficar na dependência de equipamentos oriundos de Brasília e de São Paulo. Já está mais que na hora de termos uma estação sismológica em Montes Claros para sermos auto-suficientes neste assunto que tanto nos aflige.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74008
De: Bombeiros Data: Quarta 19/12/2012 11:43:26
Cidade: Montes Claros/MG

Norte de Minas - Bombeiros atendem ocorrência de desabamento em decorrência de tremores de terra em Montes Claros/MG - Na madrugada dessa quarta-feira (dia 19/12) três tremores de terra assustaram moradores do município de Montes Claros, Norte de Minas. De acordo com informações, o tremor mais intenso ocorreu por volta das 2h50min, e na sequência outros dois tremores de menor intensidade em intervalos de aproximadamente 30 minutos. O Corpo de Bombeiros entrou em contato com o observatório Sismológico de Brasília, que monitora os tremores na região, o qual informou que a magnitude do tremor mais intenso foi de 3.6 pontos na escala Richter. Em virtude dos tremores formam registrados mais de 500 ligações via central 193, onde a população em sua grande maioria solicitou informações e notícias relativas aos abalos. Foi registrada apenas uma ocorrência de desabamento de telhado de uma varanda no Bairro Jardim Brasil, região norte da cidade, mas não houve registro de feridos. Até o momento foram registradas 15 ocorrências de vistorias em residências e edificações possivelmente danificadas. Os bombeiros do 7º BBM continuam nesta quarta-feira os trabalhos de monitoramento e fiscalização das áreas atingidas e salienta que a situação está controlada.

Prefeitura - Abalos sísmicos atingem Montes Claros na madrugada desta quarta-feira - Três abalos sísmicos foram sentidos em Montes Claros, na madrugada desta quarta-feira (19/12). Os tremores de terra aconteceram entre 2h56 e 3h30 e foram sentidos de maneira mais consistente em razão do horário em que ocorreram, quando praticamente não existe tráfego de veículos nas ruas e a maior parte da população está repousando. A magnitude dos tremores ainda não foi divulgada pelo Instituto de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), que possui sismógrafos instalados na cidade. O Corpo de Bombeiros informou, em coletiva à imprensa nesta manhã, que o primeiro abalo foi o mais forte e, somado à interrupção da energia elétrica, ocorrida logo em seguida, fez com a população procurasse em massa a corporação pedindo orientações de como proceder. Foram cerca de 500 ligações e, até às 9 horas da manhã, ocorreram dez pedidos de vistoria de danos estruturais em imóveis. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a varanda de uma residência desabou no bairro Jardim Brasil. A Cemig divulgou nota onde afirma que as vibrações decorrentes do primeiro abalo acionaram os equipamentos de proteção de um dos transformadores da Subestação Montes Claros, o que ocasionou a falta de energia em parte da cidade e nos municípios de Grão Mogol, Cristália, Botumirim, São João da Lagoa, São João do Pacui e Coração de Jesus. Segundo o chefe da Defesa Civil de Montes Claros, Mattson Malveira, já existe um projeto em parceria com Corpo de Bombeiros, UnB, Universidade de São Paulo, Unimontes, e Defesa Civil municipal e estadual para orientar a população em caso de abalos. “Empresários irão colaborar para a confecção de cartilhas”, conta Malveira. Também está prevista, para o primeiro trimestre de 2013, uma visita a Montes Claros de técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que é um órgão governamental do país asiático. “Os japoneses irão dar treinamentos para a população ou para agentes multiplicadores”, explica o chefe da Defesa Civil.
HÁ DOIS DIAS – Na última segunda-feira, 17 de dezembro, a Defesa Civil de Montes claros promoveu uma entrevista coletiva com especialistas em sismologia do Instituto de Sismologia e Ciências Atmosféricas da USP e da UnB. O encontro se deu em razão dos inúmeros tremores ocorridos no município, nos últimos anos, e com o objetivo de esclarecer a população sobre as possíveis origens dos fenômenos. Apenas em 2012, segundo a Defesa Civil de Montes Claros, ocorreram, na cidade, 177 abalos sísmicos, sendo que cerca de 20 deles, foram sentidos pela população em alguma parte da cidade.

Estadão - Tremores atingem Montes Claros (MG) durante a madrugada - Ao menos três abalos foram registrados, causando falta de luz em parte da cidade e destelhando casas - Três tremores de terra atingiram a cidade de Montes Claros, ao norte de Minas Gerais, na madrugada desta quarta-feira, 19. O primeiro tremor aconteceu por volta das 2h50 e os demais, em um intervalo de 20 a 30 minutos, informou a polícia militar ao portal G1. Até o começo desta manhã, não havia registro de feridos. Por conta dos abalos, houve falta de luz em parte da cidade e o telhado de casas chegou a cair. Moradores assustados passaram a noite fora de suas residências e boatos de que novos casos ocorreriam no começo desta manhã se espalharam pelas redes sociais. O Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasíia (UnB) ainda não informou a escala dos tremores. A cidade de Montes Claros está acostumada aos abalos sísmicos, que ocorrem pelo menos uma vez por ano, segundo o Observatório. Um dos mais fortes ocorreu no dia 19 de maio deste ano, com 4.5 graus na escala Richter, e foi sentido em toda a cidade. Nos dias seguintes, houve mais três tremores menores.

Hoje em Dia - Defesa Civil poderá dar apoio emergencial às famílias atingidas pelos tremores em Montes Claros - A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais poderá dar apoio emergencial às famílias atingidas pelos tremores de terra em Montes Claros, no Norte de Minas, na madrugada desta quarta-feira (19). O boletim divulgado pela Cedec informa que a defesa civil municipal encaminhará um relatório para o órgão estadual com o balanço dos prejuízos. Caso seja necessário, a Cedec dará apoio emergencial às pessoas prejudicadas pelo abalo sísmico. Montes Claros está a 417 Km de Belo Horizonte e possui uma população de 361.915 habitantes.
Os tremores
Os moradores de Montes Claros foram surpreendidos com três abalos de terra na madrugada desta quarta-feira (19). Os dois primeiros abalos foram sentidos por volta das 2h55 e, cerca de 20 minutos depois, outro caso foi registrado na cidade. A magnitude dos tremores ainda não foi divulgada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos duas residências e um supermercado tiveram estragos. Faltou energia e houve problemas com a rede de comunicação da cidade. A varanda de uma casa, que tinha a estrutura de madeira, não resistiu e desabou. Os bombeiros e a Defesa Civil continuam percorrendo as ruas para avaliar a situação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74007
De: Cemig Data: Quarta 19/12/2012 11:03:46
Cidade: Montes Claros/MG

A Cemig esclarece que a falta de energia ocorrida nesta madrugada (19/12), das 2h54 às 3h25 e que atingiu cerca 100 mil clientes, o que representa aproximadamente metade dos consumidores de Montes Claros e também os municípios de Grão Mogol, Cristália, Botumirim, São João da Lagoa, São João do Pacui e Coração de Jesus, teve como causa os tremores de terra ocorridos em Montes Claros. As vibrações acionaram os equipamentos de proteção de um dos transformadores da Subestação Montes Claros I.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74006
De: Correa Data: Quarta 19/12/2012 10:53:37
Cidade: Orlando/EUA

Gostaria de saber se esse clarão visto passando sobe Montes Claros não se tratar de meteorito que não discipou na atmosfera e atingiu a terra causando todo esse pânico na população. Espero que meus parentes aí em moc estejam todos bem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74005
De: Paulo Data: Quarta 19/12/2012 10:56:30
Cidade: M. Claros

A Cemig vai divulgar que o seu sistema de proteção foi ativado durante os tremores desta madrugada, em M. Claros. A chave de proteção caiu automaticamente e desligou o fornecimento de energia elétrica também para cidades vizinhas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74004
De: Elenice Data: Quarta 19/12/2012 10:50:07
Cidade: Montes Claros

O Clarão que o Nelson da mensagem 74002 viu foi o avião da Gol das 23:30 que agora está com rota para pouso. de frente o clarão e intenso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74003
De: Estado de Minas Data: Quarta 19/12/2012 10:47:46
Cidade: Belo Horizonte/MG

Tremores registrados em Montes Claros atingiram mais de 3 graus na Escala Richter - O primeiro abalo alcançou 3.6 graus na escala. Os moradores sentiram outro tremor por volta das 4h, mas ainda não houve a confirmação desse tremor pelos equipamentos da UNB - Luiz Ribeiro - O observatório sismológico da Universidade de Brasília (UNB) acaba de confirmar a intensidade dos tremores registrados em Montes Claros na madrugada desta quarta-feira. Segundo o professor Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da UNB, o primeiro tremor foi registrado pelo equipamento às 2h56 e teve a intensidade de 3.6 graus na Escala Richter, o mais forte da madrugada mas considerado pequeno segundo a escala. O segundo tremor, foi registrado às 3h32 e teve intensidade de 3.5. Os moradores sentiram outro tremor por volta das 4h, mas ainda não houve a confirmação desse tremor pelos equipamentos da UNB. Segundo moradores, os abalos foram muito fortes no Bairro Jardim Brasil, devido ao primeiro tremor, foi derrubada a varanda de uma casa. Os abalos aconteceram exatamente dois dias após a cidade ter recebido a visita de dois especialistas do Observatório Sismológico de Brasília e da Universidade de São Paulo (USP), George Sand de França e Marcelo Assumpção, que apresentaram estudos sobre as causas dos abalos. Em entrevista concedida ao EM nesta manhã, o professor George Sand de França, do Observatório Sismológico da UNB disse que nesse momento “o mais importante é as pessoas manterem a calma”. Segundo ele, os moradores devem verificar se as estruturas de suas casas estão seguras, se existe algum objeto em cima de algum armário que possa cair, e verificar também as condições dos telhados. De acordo com o especialista, não é possível prever se vão acontecer novos abalos, no entanto, assegurou que as chances são menores. “Não podemos descartar a possibilidade, mas a chance de ocorreu um tremor de maior intensidade é muito pequena”, explica.
Causas
Conforme levantamentos, a principal causa dos abalos sísmicos é uma falha geológica situada entre o Bairro Vila Atlântica e a Serra do Mel. Os especialistas explicaram que a falha geológica está situada entre 1,5 a 2 quilômetros de profundidade e tem três quilômetros de extensão, partindo no sentido da Vila Atlântica em direção a Serra do Mel (terminando num local onde não existem habitações), portanto, não passa em área situada debaixo de outros bairros. Solicitados pela Prefeitura local e pela Defesa Civil Estadual, os estudos da UNB e da USP foram iniciados em maio deste ano, diante da freqüência de tremores de terra em Montes Claros, sendo que o abalo de maior intensidade, de 4.5 graus na escala Richter, aconteceu em 19 de maio passado, quando foram atingidas 60 casas. Seis delas foram condenadas e duas foram interditadas, com as famílias desabrigadas. Foram instaladas nove estações sismográficas em diferentes pontos de Montes Claros para o mapeamento dos tremores e identificação das suas possíveis causas. Desde maio, os aparelhos registraram a ocorrência de 174 “eventos” no municípios, dos quais a metade “fenômenos naturais” (tremores) e outra metade detonações realizadas por pedreiras, que, de acordo com os especialistas não têm grandes impactos, ao ponto de fazer a terra tremer. Como referência para a análise no levantamento foram considerados 33 “abalos naturais” e 27 detonações. O professor França, do Observatório Sismológico da UNB, disse que os moradores devem se acostumar com os abalos. “A primeira coisa que as pessoas devem ter é calma. Na hora do tremor, devem sair rápido de casa ou então se protegerem debaixo de uma mesa”, disse França. Ele lembrou que os dados do Observatório da UnB mostram que Montes Claros tem registros de sismos desde 1978, com a freqüência dos tremores aumentando em determinada épocas e depois reduzindo. Os fenômenos se repetiram mais nos anos de 1996, 1999, 2000, 2008, 2010, 2011 e 2012. Porém, a maioria deles é intensidade muita pequena. Segundo o professor Marcelo Assumpção, de 1995 até hoje, foram registrados na cidade pouco mais de 20 tremores acima 2.0 na escala Richter.

G1 - Tremor registrado em Montes Claros atingiu 3.6 na escala Ritcher - Observatório Sismológico de Brasília registrou dois tremores. Abalos de terra desta quarta-feira (19) danificaram casas e lojas – O Observatório Sismológico de Brasília confirmou, na manhã desta quarta-feira (19), as magnitudes dos tremores que atingiram a cidade mineira em Montes Claros. O primeiro abalo registrado às 2h55 atingiu 3.6 na escala Ritcher e o segundo, registrado às 3h32, foi de 3.5. A câmera de uma empresa de segurança da cidade registrou os momentos dos tremores. O funcionário se assusta e sai da sala. Durante a madrugada, moradores disseram terem sentido três tremores, mas apenas estes dois foram confirmados pelo observatório. "Ouvi uma explosão muito forte e entrei no carro, logo em seguida a luz foi embora. Depois tremeu mais forte e eu estava cochilando, senti o chão estremecer", conta o taxista José Antônio Cardoso. Só nas primeiras horas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros registram 550 chamados. Telhas, janelas e portas foram danificadas. A Defesa Civil faz, durante todo dia, vistorias nos bairros de Montes Claros. Com medo de novos abalos, moradores permaneceram até o início da manhã dormindo em frente às suas casas. "Acordamos com o tremor e logo as telhas caíram, saímos todos assustados, correndo para o lado de fora, apesar de já ter sentido outros tremores, este foi o que mais deu medo", conta o morador Paulo Pereira que teve sua casa danificada. De acordo com a assessoria da Cemig, os tremores desta madrugada foram responsáveis pela queda de energia entre às 2h45 e às 3h24. Ainda segundo a companhia, metade do município de Montes Claros ficou no escuro, além das cidades de Coração de Jesus, São João da Lagoa, Botumirim, Grão Mogol e Cristalia. Mas, segundo a Cemig, em todos os pontos a energia foi restabelecida.

O Tempo - Montes Claros registra tremores de terra durante a madrugada. O telhado de uma varanda caiu e o tremor de maior intensidade atingiu 3,6 na escala Richter - Tabata Martins - Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, passaram por momentos de pânico durante a madrugada desta quarta-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados três tremores de terra das 2h55 às 4h da manhã na cidade. Por sorte, ninguém ficou ferido. Assustados com os tremores, que são recorrentes na cidade, os moradores pediram ajuda para policiais militares e bombeiros, já que foi espalhado um boato de que ocorreriam mais tremores. Para se ter ideia do tamanho do alarde, a Polícia Militar recebeu mais de 350 chamadas e o Corpo de Bombeiros em torno de 500. A maioria das ligações foi referente à trincas em casas e pedido de informação sobre risco de novos tremores. Segundo os bombeiros, o único dano registrado até esta manhã em relação aos tremores foi a queda do telhado da varanda de uma casa no bairro Jardim Brasil, na região Norte de Montes Claros. Alguns bairros tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, mas o serviço já foi restabelecido.
Magnitude
Conforme o Observatório Sismológico de Brasília, o primeiro tremor ocorreu exatamente às 2h56 desta quarta, com o valor de 3,6 na escala Richter. O segundo foi registrado às 3h32 e atingiu 3,5 na escala. Já o terceiro aconteceu por volta das 4h e, por ter sido de baixa intensidade, não foi possível de ser mensurado.
Outros casos
O maior tremor já registrado em Montes Claros ocorreu no dia 19 de maio deste ano, com quatro graus na escala Richter. Até o mês de novembro, ocorrerem outros 174 eventos naturais, sendo 60 registrados por quatro das nove estações sismológicas instaladas no entorno de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74002
De: Nelson Data: Quarta 19/12/2012 10:39:53
Cidade: MONTES CLAROS

Moro no 11 andar de um predio que visualiza toda serra do mel, ou serra do ibituruna,e ontem por volta das 23,30hs visualizei um clarão parecendo uma queimada na serra citada, quando fui pegar a filmadora o clarão desapareceu. Alguem também viu??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74001
De: Linda Data: Quarta 19/12/2012 10:05:40
Cidade: montes claros/mg

Alguém ai estava no voo Gol de ontem a noite? Preciso ter certeza mas acho que o laser verde que já foi narrado aqui nesse sitio aconteceu novamente. Fiquei horrorizada pareceia estar seguindo o avião. Ai quero saber se mais alguém percebeu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°74000
De: Lydianne Data: Quarta 19/12/2012 09:49:16
Cidade: Montes Claros/MG

creio que foi o pior tremor já sentido na cidade, em nosso bairro Interlagos foi aterrorizante, todos os moradores sairam para fora de suas residências muito assustados, deve existir alguma maneira das autoridades competentes alertarem a população a tecnologia tem qu nos servir nestes momentos!!!Espero que haja informações relevantes para a população montesclarense como;o porquê dos abalos e quando possam vir a ocorrer!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73999
De: paula Data: Quarta 19/12/2012 09:56:48
Cidade: montes claros

eu tenho 12 anos e me assustei com segundo terremoto por que o primeiro eu pensei que era trovao entao nao me assustei tanto espero que nao de mais parece que o mundo vai mesmo acabar dia 22 de dezembro de 2012 mas espero que nao acabe e que nao de mais terremotos e esses terremotos as pessoas perdem muitas coisas
beijos e rezem para que passe esses terremotosate mais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73998
De: Águida Data: Quarta 19/12/2012 09:35:12
Cidade: Montes Claros MG

Será que podemos ficar despreocupados mesmo? Acordar com a terra tremendo debaixo de sua cama e depois ouvir um FORTE estrondo não é qualquer um que fica tranquilo não. Esses tremores afetam as pessoas de tal maneira que, muitas passam mal com aumento de pressão e outros desequilíbrios. Meu sobrinho de 11 anos que é autista, acordou assustado e não conseguiu dormir mais, apesar de usar remédio para dormir. Esse estudo precisa ser muito mais aprofundado, antes que ocorra uma tragédia. As pessoas precisam ser mais preparadas. Como os geólogos falam que acontece em segundos,que não dá muito tempo para fazer alguma coisa, mas a população é totalmente despreparada. Talvez fosse preciso começar passar propaganda na televisão ensinando algumas coisas, acalmando a população, mas que seja permanente, pois pelo que sabemos esse fenômeno está sendo cada vez mais frequente. QUE DEUS NOS AJUDE!!!!!!!!!!!!!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73997
De: Ana Data: Quarta 19/12/2012 09:24:59
Cidade: Montes Claros

Bom, fica o questionamento, dois dias após a visita dos especialistas da universidade ocorre novos abalos de igual ou maior intensidade do ocorrido em 19 de Maio, será que não seria mesmo o caso de pânico? Medo? Segundo o noticiário devemos nos acostumar com os abalos e, se nossas casas estiverem com a construção reforçada que não precisamos nos preocupar. Mas então? Quantas casas construídas em nossa cidade que não são como dizem `reforçadas`, como ficam? Qual o procedimento que devemos ter? A probabilidade de ocorrer outro abalo forte como esses que ocorreram na madrugada, segundo ainda o noticiário, era de 16% no ano. Mas aconteceu. Acho que neste momento não adianta falar para que não tenhamos pânico, pois isso é a realidade, vai acontecer. O que cabe ser feito é maior orientação à população, um real direcionamento e dimensão do problema.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73996
De: adrielle Data: Quarta 19/12/2012 09:15:58
Cidade: Montes Claros

moro no segundo andar,como estava muito calor resolvi ficar na varanda e ler um pouco,quando de repente vi uma luz muito forte passar no céu e ir em direçao ao centro. fiquei muito assustada ,pois nunca vi uma coisa assim.Logo após veio um estrondo seguido de tremor de terra,entrei em pânico...
O mais assustador foi aquela luz,nao consigo deixar de pensar nisso,séra que alguem mais viu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73995
De: Elza Data: Quarta 19/12/2012 09:07:58
Cidade: Moc

Existe defesa civil em m. Claros? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73994
De: felipe Data: Quarta 19/12/2012 09:05:18
Cidade: Montes claros

alquem sabe por que motivo site do Observatório Sismológico da UnB - Universidade de Brasília esta fora do ar? www.obsis.unb.br/ ustamente na hora que precisamos o site sai fora do ar? muito estranho isso

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73993
De: gracyelle santana Data: Quarta 19/12/2012 08:35:38
Cidade: MONTES CLAROS/ MG  País: BRASIL

olha gente, sei que todos ficam apavorados mais a grande maioria mora em casas, imaginam quem mora em alto de prédios como eu... (...) r... sei lá, é fração de segundos e não se tem tempo de pensar. Os elevadores não funcionam, as escadas ficam escuras, os vizinhos atordoados perguntando pelas corredores "quem esta ai? vc tbm sentiu? vamos sair do prédio."Manter a calma é muito difícil neste momento, embora ela seja extremamente importante neste momento...e as pessoas que estão qui á passeio, que nunca viram algo parecido, nós montesclarences já estamos nos acostumando com estes constantes tremores, mais, quem sente pela primeira vez é complicado.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73992
De: Jovino Junior Data: Quarta 19/12/2012 08:52:20
Cidade: Montes Claros/MG

As 2:55 de hoje um forte abalou acordou a todos, seguido de um estrondo que durou aproximadamente 3 segundos,com um apagão simultâneo da energia elétrica em quase toda a cidade.
Nos minutos seguintes grande parte dos moradores foi para as ruas, tentando entender o ocorrido e verificar a extensão de eventuais danos...
Houve também saturação no sistema de telefonia, que durou cerca de 30 minutos sem conseguir completar ligações ou enviar mensagens de texto.
Quando tudo parecia mais calmo, às 3:25, novo tremor trouxe mais preocupação.
Foi difícil voltar a dormir, cães uivaram por toda a noite e as sirenes de cercas, alarmes e veículos de emergência só silenciaram após as 5:00 quando o dia já amanhecia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73991
De: Arlete Data: Quarta 19/12/2012 08:53:13
Cidade: Montes claros

Forte tremor, Vila Regina, muito tenso.Coincidência, O tremor mais forte foi sentido no dia 19 de Maio e agora 19 de Dezembro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73990
De: Bruna Data: Quarta 19/12/2012 08:30:19
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Muito forte o tremor dessa madrugada no bairro santa rita ... fiquei com muito medo , esse foi o mais forte de todos que já ocorreram ...todos vizinhos foram pra rua e ficaram desesperados .DEus nos livre de todo essa mal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73989
De: Estado de Minas Data: Quarta 19/12/2012 08:37:14
Cidade: Belo Horizonte/MG

Montes Claros registra três tremores de terra durante a madrugada - Observatório de Brasília ainda não informou a intensidade dos tremores. Abalos aconteceram dois dias depois da visita de especialistas que apresentaram estudos sobre os fenômenos - Luiz Ribeiro - A terra voltou a tremer em Montes Claros, no Norte de Minas. Durante a madrugada desta quarta-feira, foram sentidos três tremores. O mais forte deles foi às 2h58, seguido de dois outros tremores às 3h30 e 3h35. O Observatório Sismológico de Brasília ainda não informou a intensidade. Segundo moradores, os abalos foram muito fortes e no Bairro Jardim Brasil, devido ao primeiro tremor, foi derrubada a varanda de uma casa. Os abalos aconteceram exatamente dois dias após a cidade ter recebido a visita de dois especialistas do Observatório Sismológico de Brasília e da Universidade de São Paulo (USP), George Sand de França e Marcelo Assumpção, que apresentaram estudos sobre as causas dos abalos. Conforme levantamentos, a principal causa dos abalos sísmicos é uma falha geológica situada entre o Bairro Vila Atlântica e a Serra do Mel. Os especialistas explicaram que a falha geológica está situada entre 1,5 a 2 quilômetros de profundidade e tem três quilômetros de extensão, partindo no sentido da Vila Atlântica em direção a Serra do Mel (terminando num local onde não existem habitações), portanto, não passa em área situada debaixo de outros bairros. Solicitados pela Prefeitura local e pela Defesa Civil Estadual, os estudos da UNB e da USP foram iniciados em maio deste ano, diante da freqüência de tremores de terra em Montes Claros, sendo que o abalo de maior intensidade, de 4.5 graus na escala Richter, aconteceu em 19 de maio passado, quando foram atingidas 60 casas. Seis delas foram condenadas e duas foram interditadas, com as famílias desabrigadas. Foram instaladas nove estações sismográficas em diferentes pontos de Montes Claros para o mapeamento dos tremores e identificação das suas possíveis causas. Desde maio, os aparelhos registraram a ocorrência de 174 “eventos” no municípios, dos quais a metade “fenômenos naturais” (tremores) e outra metade detonações realizadas por pedreiras, que, de acordo com os especialistas não têm grandes impactos, ao ponto de fazer a terra tremer. Como referência para a análise no levantamento foram considerados 33 “abalos naturais” e 27 detonações. O professor França, do Observatório Sismológico da UNB, disse que os moradores devem se acostumar com os abalos. “A primeira coisa que as pessoas devem ter é calma. Na hora do tremor, devem sair rápido de casa ou então se protegerem debaixo de uma mesa”, disse França. Ele lembrou que os dados do Observatório da UnB mostram que Montes Claros tem registros de sismos desde 1978, com a freqüência dos tremores aumentando em determinada épocas e depois reduzindo. Os fenômenos se repetiram mais nos anos de 1996, 1999, 2000, 2008, 2010, 2011 e 2012. Porém, a maioria deles é intensidade muita pequena. Segundo o professor Marcelo Assumpção, de 1995 até hoje, foram registrados na cidade pouco mais de 20 tremores acima 2.0 na escala Richter.

O Globo - Tremores de terra assustam moradores de Montes Claros, MG - Três tremores atingiram a área urbana da cidade de Monte Claros, no norte de Minas Gerais, a 417 km de Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira. Vários bairros da cidade ficaram sem energia elétrica por meia hora. Com medo, muitos moradores saíram de suas casas. Ainda não se sabe a magnitude do tremor. Na página de uma rede social, moradores relataram os abalos: um registrado as 2h55m, seguido de apagão até as 3h26. Novos tremores, mais fracos, também foram registrados por volta das 3h30m. No momento do segundo tremor, os moradores e hóspedes de um hotel decidiram ir para as ruas. Uma família que estava hospedada no sétimo andar do hotel preferiu descer e passar a noite dentro do carro. Na região central, as praças ficaram lotadas de moradores. No bairro Todos os Santos, a porta de vidro de um supermercado virou estilhaços. No Bairro Barcelona, vidros de residências também se quebraram. A ocorrência mais grave registrada pelo Corpo de Bombeiros foi uma queda da varanda de uma casa na região norte da cidade. No local moram quatro pessoas, mas ninguém se feriu.
Em maio deste ano, um outro tremor registrado na cidade deixou um shopping center com a estrutura trincada e danificou telhados e paredes de casas e prédios. A intensidade registrada foi de 4 graus na escala Richter.

Hoje em Dia - Tremor de terra durante a madrugada assusta moradores de Montes Claros - Milson Veloso - A terra voltou a tremer na madrugada desta quarta-feira (19) em Montes Claros, no Norte de Minas. Os dois primeiros abalos foram sentidos por volta das 2h55 e, cerca de 20 minutos depois, outro caso foi registrado na cidade. A magnitude dos tremores ainda não foi divulgada, mas os moradores dizem que foi um dos mais fortes do ano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos duas residências e um supermercado tiveram estragos. No bairro Jardim Brasil, região Noroeste, a varanda de uma casa, que tinha a estrutura de madeira, não resistiu e desabou. A família planejava dormir no local por causa do calor, mas conseguiu se livrar da tragédia, pois estava no quarto durante o incidente. Em outro caso, desta vez no bairro Santa Cecília, na região Nordeste, uma residência teve rachaduras que vão do piso ao teto. Apesar dos problemas, não há registros de vítimas até o momento. Porém, os bombeiros e a Defesa Civil continuam percorrendo as ruas para avaliar a situação. De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, José Maria Carvalho, a situação pela manhã é tranquila, apesar da tensão que tomou conta dos moradores durante a madrugada. "O terremoto foi sentido na cidade inteira e as pessoas ficaram muito assustadas", explica. Ele acrescenta que foram registrados alguns transtornos em consequência dos abalos. "Também houve problemas no sistema de telefonia, que ficou fora do ar, e na transmissão de energia elétrica", complementa. Alguns bairros da cidade teriam ficado sem luz por cerca de meia hora. O medo da população aumentou, ainda segundo o agente, porque algumas pessoas divulgaram nas redes sociais que outros tremores ocorreriam na manhã. "A gente chegou a receber mais de 500 ligações e muitos moradores passaram o restante da noite nas ruas para se proteger", diz.
Situação recorrente
O registro de tremores em Montes Claros é comum. Até novembro deste, ano pelo menos 174 casos foram registrados na cidade, mas alguns em decorrência de explosões em pedreiras. Com esse número de abalos em 164 dias, a média na região é de 1,06 por dia. Do total, 60 foram registrados por quatro estações, o que possibilita uma análise mais aprofundada da situação. O estudo mostrou que dessas seis dezenas, 27 casos tiveram relação com as detonações e os demais foram por causas naturais. Em maio deste ano as Universidades de Brasília e São Paulo montaram oito sismógrafos em pontos estratégicos da cidade para monitorar os tremores. O governo de Minas também comprou equipamentos do México neste ano para montar uma estação na região.

G1 - Forte tremor de terra assusta moradores em Montes Claros - Três tremores foram sentidos na madrugada desta quarta-feira (19). Grande parte da cidade ficou sem energia elétrica por mais de 30 minutos - Três tremores de terra assustaram moradores de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, na madrugada desta quarta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, o primeiro tremor ocorreu por volta das 2h50 e os seguintes ocorreram em um intervalo de 20 a 30 minutos. Vários bairros da cidade ficaram sem energia elétrica por meia hora, segundo o Corpo de Bombeiros essa queda de energia pode ter sido causada pelos tremores. O Observatório Sismologico de Brasília ainda não informou qual a magnitude deste tremor. O maior registrado em Montes Claros ocorreu no dia 19 de maio, com quatro graus na escala Richter. Até o mês de novembro foram registrados 174 eventos naturais, 60 destes foram registrados por quatro das nove estações sismológicas instaladas no entorno de Montes Claros. Com medo, moradores sairam para fora de suas casas. Os amigos Moises Souza, de 18 anos, e Lucas Fonseca, de 20 anos, que moram no bairro Santa Rita, foram chamados por uma vizinha no meio da madrugada. "Estavamos em casa, quando a vizinha nos chamou tivemos certeza de que o tremor tinha acontecido mesmo. Foi o maior que já senti aqui em Montes Claros", diz Moises. O taxista José Antônio Cardoso trabalha na rodoviária da cidade e estava fora do carro no momento em que o primeiro abalo foi sentido. "Ouvi uma explosão muito forte e entrei no carro, logo em seguida a luz foi embora. Depois tremeu mais forte e eu estava cochilando, senti o chão estremecer", conta. A ocorrência mais grave registrada pelos bombeiros foi uma queda de uma varanda no Bairro Jardim Brasil, região norte da cidade. No local moram quatro pessoas. "Acordamos com o tremor e logo as telhas caíram, saímos todos assustados, correndo para o lado de fora, apesar de já ter sentido outros tremores, este foi o que mais deu medo", diz o proprietário da casa, Paulo Pereira. Assustados, os moradores permaneceram do lado de fora das casas e, muitos afirmaram que havia a informação de que novos tremores ocorreriam. Em entrevista ao G1 Grande Minas nesta segunda-feira (17), o especialista da Universidade de São Paulo, Marcelo Assumpção, que realiza estudos na região, disse que os abalos são imprevisíveis, portanto, não há como determinar o horário e o dia em que irão ocorrer.
O gerente de uma loja de conveniências que funciona 24h disse que no momento do primeiro tremor havia 30 clientes no local. Com a queda da energia, todos saíram correndo assustados. Esta não foi a primeira vez que ele sentiu os abalos, mas disse que o pânico foi maior por causa da escuridão repentina. A Polícia Militar recebeu 350 chamadas e o Corpo de Bombeiros de Montes Claros também registrou mais de 200 ligações. Eles orientam a população a ficar distante da rede elétrica e permanecer em estado de alerta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73988
De: Roy Chaves Data: Quarta 19/12/2012 08:29:22
Cidade: Montes Claros/MG

Faleceu na ultima madruga o Sr. Osmar Ferreira da Silva o "Baixinho" como era carinhosamente conhecido e tratado pela maioria dos sócios era um dos mais antigos e carismáticos funcionários do Pentáurea Clube., foi Ele tambemi durante muitos anos o responsável pela montagem da grande fogueira que tradicionalmente é erguida no clube por ocasião dos fe stejos de São Pedro

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73987
De: VALDENICE Data: Quarta 19/12/2012 08:00:57
Cidade: MONTES CLAROS

MORO NA ZONA RURAL DE MONTES CLAROS (PRÓXIMO AO CLUBE DO DER),FOI MUITO FORTE OS TREMORES, AQUI SENTIMOS TRÊS VEZES.APRIMEIRA SEQUÊNCIA FOI MAIS FORTE EMAIS RÁPIDA CERCA DE 02:53 HS AS OUTRA FOI MAIS DEMORADA MENOS INTENSA CERCA DE 03:28 HS MESMO ASSIM FOI ASSUSTADOR.RESTA-NOS ORARMOS ,ACREDITO QUE É A RESPOSTA DA NATUREZA,INCOMODADA COM A AGRESSÃO DO HOMEM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73986
De: JOELIZA Data: Quarta 19/12/2012 07:39:55
Cidade: MONTES CLAROS

Às 02:53h desta quarta-feira sentimos um forte tremor e estrondo na região central da cidade, bairro Roxo Verde. Os animais da vizinhança ficaram perturbados, e os moradores assustados. Deu pra sentir nitidamente as camas e o chão tremendo. Todos nós saímos de nossas residências, já sabendo que após um forte tremor como esse certamente viria mais um. Ficamos sem energia elétrica por cerca de 30 minutos. Por volta das 03:39h sentimos um segundo tremor mais fraco que o primeiro, e às 03:40 um terceiro tremor mais fraco que o segundo. Ninguém se feriu, graças a Deus, mas o susto foi muito grande, também a dificuldade para retomar o sono.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73985
De: Roseane Data: Quarta 19/12/2012 06:55:45
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Agora são 06:55 da manhã e eu ainda não consegui dormi assustada com os tremores ocorridos na madrugada. Medo, insegurança, impotência, horror... Alguns dos sentimos que nos envolve nos momentos tensos de tremores sentidos aqui no Santos Reis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73984
De: donatoneto Data: Quarta 19/12/2012 05:58:49
Cidade: montes claros  País: mg

aqui no maracana as luzes foi embora er o tremor foi forte q estorou um vindros aqui na casa do vizinho todo mundo na rua com moredo de medo er chorando

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73983
De: Idelfonso Data: Quarta 19/12/2012 05:50:44
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Nessa madrugada, por volta de 2:55hs, quando amu deitei na minha rede, na sacada do apartamento onde moro, no Alto São João,ouvi detrás de mim, grande explosão seguindo um forte tremor.além do prédio e várias csas em volta sacudirem: é estranho o evento.Nunca havia presenciado tal acontecimento.
Moro aqui em Montes Claros há 5 meses.Vim de Belo Horizonte, viajo muito, também para o exterior, porém, nunca havia presenciado tal acontecimento.Tudo sacodindo.Deve-se continuar estudos mais profundos.
Idelfonso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73982
De: Thomas Urbano Data: Quarta 19/12/2012 05:40:37
Cidade: montes claros mg  País: brasil

após os tremores, fui a casa do meu filho averiguar se estava tudo bem, moro no centro, ele no morada do sol, já voltando pra casa, à cerca de 20 minutos, passei pela praça coronel, e vi uma forte luz, achei ser um helicoptero, ou um raio, mas no caso, a luz está lá ainda e cada vez com uma extensão maior, da minha janela consigo ve-la, e parece estar se estendendo até o santa rita já. estou muito temeroso com essa situação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: