Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°77077
De: Alberto Sena Data: Segunda 24/2/2014 08:29:36
Cidade: Montes Claros/MG

Onde fica o buraco do carnaval?

Alberto Sena

Carnaval em Montes Claros, na década de 60, era excitante e sabíamos, mas fazíamos de conta que não. Era no Automóvel Clube. Carnaval de rua não havia. Se acaso descesse em Montes Claros um ET durante o reinado de Momo, achando que ia se esbaldar até o sol raiar, coitado, podia ir tirando logo a sua navezinha da chuva porque decepcionado ficaria achando ter descido em lugar errado. Nas ruas da cidade não se encontrava sinal de festejo carnavalesco.
A opção era ir pra Januária ou pra Pirapora. Mas havia um “porém” de ordem psicossocial principalmente em Januária. A moçada de lá não conseguia administrar o ciúme em relação à rapaziada de Montes Claros. Numa vez reunimos uma turma e fomos pra Januária. Tivemos de sair correndo da cidade para não sermos linchados. Quando percebemos as caras amarradas e os olhares fulminantes demos um giro de 360 graus nos calcanhares e caímos fora. Saímos ilesos.
No Automóvel Clube de Montes Claros, ambiente fechado, o carnaval era outra coisa. Aquilo parecia um caldeirão fervente. Mas difícil era encontrar ânimo logo no início da peleja. Aos primeiros rufares de tambor, entrar naquela roda de gente parada na pista observando ousados gatos pingados circulando com o braço sobre os ombros de garotas acanhadas e suadas, adornadas de confetes e de serpentinas, era uma cena no mínimo ridícula.
O estímulo para entrar na roda e esgoelar as músicas antigas – “mas que calor ôôô... será que ele é transviadooo... corta os cabelos dele, corta os cabelos dele...” e outros refrãos – era necessário recorrer ao boteco do Alcides, na esquina das ruas Dr. Santos e Dom João Antônio Pimenta. Tinha lá uma batida de limão que era um santo remédio para esquentar as partes internas do corpo e nos levar a ganhar coragem para uma incursão na pista.
Um copo cheio bebido num gutegute só, era suficiente. Retornávamos ao Automóvel Clube pisando nas nuvens ao ponto de percebermos as batidas do tambor dentro do próprio peito. Com o tanque devidamente abastecido, pulávamos – sim, o verbo era esse, “pular carnaval” – a noite inteira, até às 5h da manhã. As panturrilhas, antigamente chamadas de “batatas das pernas”, ficavam doloridas. E de tanto esgoelar, não tínhamos mais nem voz no dia seguinte.
Nas noites subsequentes, a estratégia era a mesma a fim de estimular o esqueleto e entrar no samba. Ao final, na quarta-feira, ainda havia quem ousava afrontar os padres Dudu e Agostinho indo receber as cinzas na testa, na maior cara de pau, como se tivesse dormido a noite inteira, mentira facilmente percebida a partir do exalar do bafo de álcool e aquele gosto de cabo de guarda-chuva na boca dos infiéis.
O mais excitante acontecia na sacada do Automóvel Clube, numa época em que Montes Claros mal mal havia concebido o seu primeiro motel considerado “casa do capeta” por parte da tradicional família montesclarina. Não se podia aceitar nem mesmo a possibilidade de passar na porta “daquele antro”.
Numa das noites em que o baile de carnaval, como se dizia, pegava fogo, aconteceu algo inusitado. Podia ser dramático se não fosse hilário. Um dos jovens da turma de então se encontrava naquela base com uma garota, num esfrega esfrega, amasso só, na sacada, quando apareceu de repente o pai dela. O colega apanhado em flagrante delito, não tendo o que dizer, tamanha a falta de graça, simplesmente se virou para o transtornado pai e disse: “O senhor é servido?”
Claro, ele não esperou a resposta. A moça foi arrancada duma vez e ele deve estar correndo até hoje porque o pai dela ficou uma arara. Mais nervoso teria ficado se vivo ele fosse e visse o que acontece nos carnavais atuais. As preocupações com o que rola na festa de Momo agora atormentam a cabeça da filha dele, hoje mãe e até avó, certamente, se se puder apurar o paradeiro dela nos dias atuais a fim de confirmar as suspeitas.
Para evitar más interpretações, é bom deixar bem claro, aqui, uma ressalva: hoje, acreditamos, o carnaval de Montes Claros transcorre numa maré mansa. O carnaval atual está destrambelhado é em outros lugares deste Brasil varonil, onde as pessoas nem se dão mais ao trabalho de ingerir copo cheio de batida de limão. Isso é café pequeno. E pra pobre.
O buraco é bem mais embaixo. Ou bem mais encima? Sei lá!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77076
De: Mariana Data: Domingo 23/2/2014 16:31:06
Cidade: Montes claros

Nem mesmo os condomínios fechados, planejados e construídos com este fim, estão livres do barulho deliberadamente provocado e que tanto mal provocam à saúde. Novamente num dia de descanso, de refazimento das energias, uma banda barulhenta toca neste momento no anexo de um desses condomínios na região oeste de Montes Claros. Parece que o local é alugado, sem critérios, sem preocupação com os vizinhos. Sou vizinha e sou afetada por barulho vindo de um local planejado para não ter barulho, em desacordo com as leis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77075
De: Samuel Silveira Data: Domingo 23/2/2014 09:40:03
Cidade: M. Claros

Tive minha moto roubada, o assaltante estava armado, à pé e sozinho, aconteceu por volta das 19hs no bairro roxo verde no dia 21/02 quando estava indo pra faculdade. Moto cb300r placa JSW-3718 de Vit. da Conquista na BA.fone : (38) 9056465

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77073
De: Manoel Hygino Data: Sábado 22/2/2014 12:11:20
Cidade: Belo Horizonte

As aventuras do presidente

Manoel Hygino - Jornal Hoje em Dia

Em 11 de fevereiro, os jornais brasileiros publicaram a notícia do falecimento de Virgínia Lane. As novas gerações sequer saibam possivelmente quem era ou se interessou em saber. Mas quem ler a curta nota conhecerá algo sobre uma ex-vedete do teatro rebolado do Rio de Janeiro, em sua época áurea.
Virgínia era de pequena estatura, morena, e nasceu em 1920, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, começando cedo a carreira artística. Aos 15 anos, estreou no Cassino da Urca (naquela época o jogo era livre), e aos 18 anos, passava ao cinema. Participou de 32 filmes e dezenas de peças no teatro de revista, ganhando popularidade, principalmente pelas pernas, consideradas as mais belas do Brasil.
Sua fama atraiu Getúlio Vargas, presidente da República, ao teatro João Caetano, na Praça Tiradentes. Ignorando as possíveis críticas, o chefe da nação, também baixinho, deixou-se encantar pela artista, como aliás conto em meu livro “Vargas, de São Borja a São Borja”.
Evidentemente, o caso - e não foi o único de Getúlio -, se tornou notório, não ganhando maiores proporções porque a segurança era rigorosa e não permitia que a imagem presidencial fosse denegrida. Havia, ainda, a fama de Bejo, irmão de Getúlio, que não era das melhores, armando “barracos” em elegantes casas de shows.
Getúlio, mais discreto, tampouco “mandava pro bispo”, como se dizia. Assim aconteceu, por exemplo, em 1952, quando já presidente eleito. Ele foi a São João del-Rei, onde seria homenageado por trabalhadores. No quartel do 11º Regimento de Infantaria, comandado pelo coronel Olympio Mourão Filho, promoveu-se um churrasco, abrilhantado por uma orquestra contratada em Belo Horizonte. E Tancredo estava lá.
Vargas comeu e bebeu como o coronel jamais vira. Rolaram por baixo da mesa um barril de chope até perto ao visitante ilustre, que se encantara com a cantora com voz arrastada, o presidente dizia-lhe: “Te levarei para o Rio”. O entusiasmo durou pouco. A “crooner” desmaiou pela insolação e o show acabou antes da hora. Estava-se em pleno verão, fazia um calor infernal, sob o toldo armado na pista do campo de esportes do quartel. Getúlio comentou apenas: “Que pena! Que pena!”.
Dois anos depois, no ápice da crise provocada pelo atentado da rua Toneleros, em que morreu o major da Aeronáutica, major Rubens Vaz, Vargas se matou com um tiro no peito, no Palácio do Catete. Virgínia Lane contestou a versão oficial.
A vedete resistiu ao tempo, falecendo em Volta Redonda, onde morava, aos 93 anos, por falência múltipla de órgãos. No CTI do Hospital São Camilo se encontrava internada devido a uma grave infecção urinária.
Assim é. O presidente se foi em 24 de agosto de 1954; a estrela se apagou em 10 de fevereiro, 60 anos depois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77072
De: viniccius Data: Sábado 22/2/2014 11:09:49
Cidade: salinas mg

homem acabou de se executado com arma de fogo em salinas na rua profesor fontineli bairro boa vista de acordo testemunhas foi acerto de contas.o crime foi dentro da oficina do homem que foi executado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77071
De: PM Data: Sábado 22/2/2014 10:25:40
Cidade: Montes Claros

A Polícia está em busca de informações que levem à identificação e localização de 4 pessoas que assaltaram um ônibus coletivo na noite de ontem em Montes Claros. O crime ocorreu na Rua Vicente Braga, bairro Nova Morada. Segundo relato da vítima, motorista de ônibus, trabalhava na linha 5101 Eldorado/Santo Antônio, sentido bairro/Centro no ônibus nº 500, transitava na Rua Vicente Braga e ao chegar no bairro Nova Morada próximo de um matagal em um loteamento, foi surpreendido por quatro suspeitos não identificados que estavam com os rostos cobertos por camisa e um dos meliantes portava uma arma de fogo longa aparentemente uma escopeta cal. 12. Ainda de acordo com o motorista, um deles jogou-se na frente do ônibus e obrigou-o a pará-lo, momento que os suspeitos entraram no veículo e foram ate a cobradora do coletivo e subtraiu aproximadamente R$ 210,00 (duzentos e dez reais) em dinheiro, um telefone celular marca Nokia modelo 205, cor branca, dois cartões: um do banco Santander e outro do banco Credicard e uma bolsa feminina contendo a CNH da cobradora. De acordo com a cobradora eles teriam entre 13 e 17 anos e teriam chegado no local pelo muro de uma empresa e possivelmente retornaram pelo mesmo local, já que o muro estava com alguns tijolos quebrados facilitando o acesso a um vasto matagal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77070
De: José Prates Data: Sábado 22/2/2014 09:06:07
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

O BARULHO VOLTOU A INCOMODAR

José Prates

Há pouco tempo passado, a reclamação constante da população contra o barulho incomodativo que estava ferindo o meio ambiente em Montes Claros, deu uma trégua, porque a barulheira diminuiu, quase cessou em atenção às reclamações populares e, também, à pressão das autoridades responsáveis pela ordem. O silêncio, porem, não ficou por muito tempo. Agora, estamos vendo no noticiário local que o incomodo está voltando, fazendo retornar as reclamações, agora com pedido de providências à polícia. Acontece que os provocadores da desordem, esses donos de bares que colocam o som de seus aparelhos na altura máxima, parece não ter noção do prejuízo à saúde que causam às pessoas de idade, principalmente no descanso a noite, tão necessário à saúde do corpo.,
É preciso, então, esclarecer, é preciso dizer que esse barulho que incomoda e prejudica, não é, simplesmente um barulhinho qualquer que vem de vez em quando, por acaso. Esse barulho causado não se sabe exatamente com qual intenção, pode parecer à primeira vista, ao morador afetado, um mero problema de desconforto acústico, mas, da maneira que é em Montes Claros, segundo as noticias que nos chegam é coisa de rotina,, proposital que estava se tornando um dos principais problemas ambientais da cidade com prejuízo visível à saúde pública, como diziam as reclamações publicadas neste Mural..
Num excelente trabalho recentemente publicado e que esses fabricantes de barulho precisam conhecer, a Doutora Anaxagora Alves Machado, Advogada, pós graduada em Direito e Gestão Ambiental, diz que é fato comprovado pela ciência médica, os maléficos que o ruído excessivo causa à saúde mental, além do que, esse barulho feito de propósito, ocasionando a poluição sonora com grave ofensa ao meio ambiente vai atingindo a rotina do habitante indefeso, à medida em que os níveis excessivos de sons e ruídos lhe causam deterioração na qualidade de vida, na relação entre as pessoas, sobretudo quando acima dos limites suportáveis pelo ouvido humano, prejudicando o repouso noturno, indispensável ao equilíbrio emocional e ao sossego nos grandes centros urbanos como Montes Claros..Não é somente isto, não. Diz a Doutora que os ruídos são responsáveis por inúmeros outros problemas como a redução da capacidade de comunicação e de memorização, perda ou diminuição da audição e do sono, envelhecimento prematuro, distúrbios neurológicos, cardíacos, circulatórios e gástricos. Muitas de suas conseqüências perniciosas são produzidas inclusive, de modo sorrateiro, sem que a própria vítima se dê conta. O resultado mais traiçoeiro ocorre em níveis moderados de ruído, porque lentamente vão causando estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e problemas auditivos. Além disso sintomas secundários aparecem: aumento da pressão arterial, paralisação do estômago e intestino, má irrigação da pele e até mesmo impotência sexual.
Existe uma legislação que trata do controle dos problemas relativos aos níveis excessivos de ruídos que estão incluídos entre os sujeitos ao controle da poluição ambiental, cuja normatização e estabelecimento de padrões compatíveis com o meio ambiente equilibrado e necessário à sadia qualidade de vida, é atribuída ao CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de acordo com que dispõe o inciso II do artigo 6º da Lei 6.938/81 No que diz respeito a ruído, a tutela jurídica do meio ambiente e da saúde humana é regulada pela Resolução do CONAMA 001, de 08 de março de 1990, que considera um problema os níveis excessivos de ruídos bem como a deterioração da qualidade de vida causada pela poluição. Esta Resolução adota os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e pela Norma Brasileira Regulamentar – NBR 10.151, de junho de 2000, reedição. Leis e normas existem para combater os abusos. Falta porem, ao que tudo indica, ação das autoridades responsáveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77069
De: Estado de Minas Data: Sábado 22/2/2014 08:04:02
Cidade: Belo Horizonte

Grupo Minerva adquire frigorífico em Janaúba por R$ 40 milhões - Luiz Ribeiro - O Grupo Minerva adquiriu o frigorífico Kaiowa, instalado em Janaúba (Norte de Minas). A planta foi arrematada por R$ 40 milhões em leilão da massa falida do Kaiowa, anteontem, em São Paulo. A negociação cria expectativa da geração de emprego e renda e de novo alento na pecuária da região a partir da possível reabertura do frigorífico, que tem capacidade para o abate de 800 reses por dia e chegou a exportar para a Europa. O Minerva é um dos maiores grupos do setor frigorífico do país, com 10 unidades espalhadas pelo território nacional, incluindo uma em Campina Verde, no Triângulo Mineiro.Inaugurada na década de 1970, ainda com o nome de Frigodias, com incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a indústria frigorífica de Janaúba foi adquirida pelo Kaiowa na década de 1980. O frigorífico interrompeu suas atividades em 1990 quando o Kaiowa entrou em processo de falência e desativou suas unidades espalhadas pelo país. Em 2006, a empresa frigorífica, que ocupa um terreno de 217 mil metros quadrados, foi arrendada ao Grupo Independência e voltou a funcionar. Porém, o Independência também entrou em crise e a unidade de abates de Janaúba foi fechada novamente. No leilão da massa falida do Kaiowa, o valor oferecido pelo Grupo Minerva à empresa de Janaúba teve um deságio de 7,35%, uma vez que o lance inicial seria de R$ 43,169 milhões. Porém, a proposta foi homologada pela juíza Jacira Jacinto Silva, da 16ª Vara Cível de São Paulo, responsável pelo remate. A unidade do Kaiowa em Anastácio (MS) foi arrematada durante o leilão da massa falida, pelo Frigorífico JBS, por R$ 24 milhões. O valor também ficou abaixo do preço previsto em edital, que era de R$ 28,263 milhões.
Funcionamento para reduzir os custos
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto, disse ontem à tarde que a reabertura do Frigorífico Kaiowa em Janaúba “vai reabilitar” a pecuária no Norte de Minas, região que no passado teve grande destaque na criação de gado de corte. “Hoje, os produtores da região precisam levar o gado para o abate no Triângulo Mineiro ou na Região Metropolitana de Belo Horizonte e perdem muito com o transporte e outros custos. Reabrindo o frigorífico em Janaúba não teremos mais esse problema”, comenta Barbosa Neto. Ele disse que a Sociedade Rural de Montes Claros e o Sindicato Rural de Janaúba estão mantendo contato com a direção do Minerva em Barretos, no interior de São Paulo, para saber quando a empresa pretende iniciar a operação na sua nova unidade. Também existe a preocupação de que o grupo venha a manter o frigorífico fechado, tendo feito a compra da planta em leilão somente para impedir o aumento da concorrência. Barbosa Neto disse que entidades ruralistas do Norte de Minas já estavam se mobilizando para fomentar a instalação de outro frigorífico em Montes Claros, visando criar alternativa de compra do boi gordo produzido na região. “Com a reabertura do Kaiowa, não será necessária a abertura de outro frigorífico”, disse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77068
De: Copasa Data: Sexta 21/2/2014 19:59:28
Cidade: M. Claros

A Copasa informa que no próximo domingo (23.02), no período das 07h às 17h, será realizada manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morrinhos, com a implementação de melhorias operacionais para o sistema de abastecimento de Montes Claros. Durante esse período, poderá haver intermitências no abastecimento dos seguintes bairros: Augusta Mota, Barcelona Park, Cândida Câmara, Canelas I e II, Centro, Cidade Nova, Ciro dos Anjos, Clarindo Lopes, Conjunto Chiquinho Guimarães, Conjunto Cristo Rei, Funcionários, Ibituruna, Jardim Europa, Jardim São Geraldo, Jardim São Luiz, João Botelho, Major Prates, Mangues, Melo, Morada do Parque, Morada da Serra, Morada do Sol, Morrinhos, Nossa Senhora de Fátima, Panorama, Roxo Verde, Sagrada Família, Santa Maria, Santa Rita I e II, Santo Expedito, São Judas I e II, Sumaré, Todos os Santos, Vargem Grande I e II, Vila Brasília, Vila Guilhermina, Vila Luiza, Vila Oliveira I e II, Jardim Liberdade e Condomínio Serrano.
A previsão é que o abastecimento seja normalizado a partir das 20h do mesmo dia (23/02). Caso ocorram intermitências no abastecimento além desse período, os clientes das áreas atingidas devem entrar em contato com a Copasa por meio do telefone 115. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h, todos os dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77067
De: Moradora Data: Sexta 21/2/2014 17:05:57
Cidade: montes claros  País: brasil

estou assustada,moro no bairro nossa senhora aparecida em montes claros,esta semana e o segundo assalto na mesma casa,acabou de acontecer fazendo meu vizinho de refém da injustiça,suas duas filhas menores estavam no momento,em que ele lutou contra os bandidos.meu deus ate onde vai esta impunidade,moro ao lado dele e estava trabalhando no momento.ele e um trabalhador e pai de família,que descansava no momento por trabalhar a noite.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77066
De: Beatriz Souto Chaves Moreira Data: Sexta 21/2/2014 16:24:57
Cidade: Montes Claros

Dan, o caçulinha dos nove

Você chegou para mostrar o quanto era importante a paternidade para nosso pai. Trouxe a ele a alegria de ser pai mais uma vez, sua vinda fomentou a vaidade de homem já maduro e viril.
De tudo o que a vida nos oferece, irmão ocupa lugar de destaque no rol das coisas boas. Enquanto gozamos do privilégio da vida do nosso pai, experimentamos momentos de muita felicidade, promovidos por ele. Depois que o perdemos instalou-se uma distância entre nós. Essa distância, para mim, meramente física, machucou-nos a todos, mas não nos fez menos irmãos. Nesse período, nas poucas vezes em que nos víamos, os nossos corações batiam mais acelerados, nossos olhos brilhavam, nossos braços se abriam e vinha a certeza gostosa de que o amor estava ali forte, latente e sem interrupção.
Mais tarde, vocês já grandinhos, fizeram a opção de se juntarem novamente a nós. E então, sempre que apareciam, faziam-nos muito melhores. E quando fui chamada por Deus a ajudá-lo a vencer suas dificuldades maiores, não vacilei, reunia a turma dos 7 e arquitetamos planos de salvamento para o caçulinha. Foi difícil. Difícil a abordagem, difícil o diálogo, difícil o enfrentamento. E mais difícil, é claro, colocar as palavras certas, na hora certa.
Creio que, depois de buscarmos as luzes do Espírito Santo, conseguimos a aproximação que desejávamos e mostramos que você poderia contar conosco. Penso que você acreditou, pois nos momentos mais críticos buscou o nosso colo, o nosso ombro amigo e o nosso amor. Obrigada Dan, por ter permitido a nossa intromissão. Você penou, passou por situações de extrema fragilidade, sucumbiu às tentações, sofreu, caiu e se machucou. Inspirado no poeta que diz “não há felicidade que dure eternamente nem tristeza que não se acabe”, guerreiro você foi à luta, chutou o balde de lixo, enfrentou as dificuldades, fez da fraqueza a força e deu a volta por cima. Provou que a tenacidade de um dos nossos remove montanhas e coloca tudo no lugar.
Parabéns Dan, você foi vencedor. Ultrapassou as barreiras com garra e subiu ao podium que só os bons conseguem alcançar.
É Dan, você foi o último a chegar e o primeiro a partir. Será que foi por acaso? Será que Deus não está querendo nos mostrar algo que ainda não percebemos? Eu nem imagino o que possa estar escrito nas entrelinhas. Quando seus amigos cantavam a música que você compôs, recebi sua mensagem de amor acalentando minha alma dilacerada pela dor de perde-lo. Questionar o mistério da morte é ir contra todos os princípios da fé. Não questiono, não lamento, não tenho revolta. Tenho sim a dor da saudade que sei, será eterna. Receba o meu carinho, o meu amor. Sei que você já está no colo do Pai e que está ensaiando a partitura para nos deixar menos tristes com a sua partida. Quando puder, cante para nós, mostrando-nos que está num bom lugar, gozando de felicidade eterna.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77065
De: Estado de Minas Data: Sexta 21/2/2014 16:42:18
Cidade: Montes Claros/MG

Vereadores de Montes Claros usam projeto de aumento salarial para criar cargos sem concurso público
Políticos aprovaram projeto de lei que prevê reajuste salarial de 12% para os funcionários e que permite criação de cargos de recrutamento amplo - Luiz Ribeiro - Os vereadores de Montes Claros aproveitaram o projeto de aumento salarial dos servidores efetivos da casa para criar mais cargos de recrutamento amplo, sem a realização de concurso público. Eles aprovaram um projeto-de-lei que prevê o reajuste salarial de 12% para os funcionários (da ativa e aposentados) do Legislativo Municipal. No mesmo projeto foram incluídas a proposta para que o cargo de comissão de “coordenador de compras e licitações” (salário de R$ 3.266,00 mensais) passe a ser de recrutamento amplo e a criação de mais um cargo em comissão de “assessor de imprensa” (vencimento de R$ 2.719.61 por mês).
Conforme informações levantadas junto ao setor administrativo/contábil da casa, a Câmara Municipal, atualmente, conta com 174 servidores, dos quais 138 são assessores contratados pelos vereadores. Além do salário de R$ R$ 12.025,00, cada um dos 23 vereadores da cidade tem direito a R$ 7.460,00, por mês, para contratação de pessoal. O Legislativo Municipal já conta com 11 cargos em comissão (cujos salários variam de R$ 2.266,34 a R$ 6.764,261), de livre nomeação pela mesa diretora. Em 2013, foram gastos pela casa legislativa R$ 7.752.189,52 com despesas de pessoal e encargos sociais, segundo o “Portal a Transparência” da Câmara.
Atualmente, a Câmara Municipal de Montes Claros conta com setor de assessoria de imprensa e a “TV Câmara”, que transmite as reuniões da casa. As sessões ordinárias, realizadas às terças-feiras, pela manhã, têm transmissão pelo rádio, em horário pago com recursos públicos. Alguns vereadores também contam com estrutura própria de divulgação dos seus mandatos, valendo-se da verba de pessoal que eles têm direito.
Mesmo assim, o presidente da Câmara, Antonio Silveira (PTN), sustenta que a criação de mais um cargo para a “divulgação do trabalho dos vereadores” é necessária. “Quanto mais jornalista a gente tiver para divulgar o nosso trabalho e defender a imagem da Câmara, isso será benéfico”, argumenta Silveira.
O projeto foi encaminhado ao Executivo Municipal e sancionado pelo prefeito Ruy Muniz (PRB), mas ele vetou o artigo que cria mais um cargo de “assessor de imprensa” no Legislativo Municipal. O procurador jurídico do Município, Cláudio Versiane, disse que houve o veto porque o cargo foi criado através de lei ordinária, que exige votação simples (a maioria dos vereadores presentes em plenário) e, pela Lei Orgânica do Município, a criação de cargos só pode ser instituída por Lei Complementar, que exige aprovação pela maioria absoluta (mais da metade dos 23 vereadores).
Antonio Silveira disse que a questão voltará a ser apreciada, em plenário, pelos vereadores, que vão decidir se derrubam ou mantém o veto do Executivo. Ele admitiu que, conforme o entendimento da assessoria jurídica da casa, os vereadores poderão manter o veto e tentarem a aprovação de proposta semelhante, por intermédio de projeto de lei complementar, como requer a Lei Orgânica do Município.
O presidente da Câmara justificou que foi aprovada proposta para a nomeação do cargo de coordenador de compras e licitações por recrutamento amplo porque no quadro efetivo da casa, “não existem funcionários qualificados para a função”. Ele disse ainda que o reajuste de 12% para os servidores vai corrigir a inflação dos últimos dois anos, tendo em vista que a categoria não teve aumento salarial nesse período.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77064
De: Zulma Aquino Henriques Data: Sexta 21/2/2014 10:47:58
Cidade: Belo Horizonte/MG

Meu Carnaval de Januária - Engraçado, às vezes a gente pensa sem falar, fala sem pensar e às vezes pensa e fala desenfreadamente. Foi o que me aconteceu quando soube da feliz homenagem a Lenine pelo Couro de Gato. (...)
Comentar mais o quê? Dei tratos à bola pra ver se havia mais fatos interessantes, mas tudo que poderia ser contado já está aí nessa bela página da Wanda! Só tá faltando lembrar o nome da TIA!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77063
De: Aguiar Data: Sexta 21/2/2014 10:45:54
Cidade: Juiz de Fora/MG

A McTrans informa que quem transita pela ciclofaixa, com veículo motorizado, comete infração gravíssima, podendo ser multado em R$ 574, com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).(...)
Como faz com os ônibus municipais com para para passageiros???? E a segurança do ciclista nesta condição, como fica?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77062
De: Prefeitura Data: Sexta 21/2/2014 10:04:50
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A McTrans informa que quem transita pela ciclofaixa, com veículo motorizado, comete infração gravíssima, podendo ser multado em R$ 574, com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quem não der a preferência ao ciclista, pode ser multado em R$ 191 e também perde 7 pontos na CNH. O condutor que estacionar na ciclofaixa, comete infração grave, perdendo 5 pontos na carteira.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77061
De: José Prates Data: Sexta 21/2/2014 09:35:22
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

Dr. Aroldo Tourinho - Em 20 de fevereiro de 1914, cem anos passados, nascia em Salvador, Bahia, um menino, filho de Fernando Costa Tourinho e Luiza Freire Tourinho que recebeu o nome de Aroldo. Foi criado e educado com esmero. Cresceu, estudou e escolheu a medicina como profissão, um instrumento para servir seus concidadãos. Montes Claros foi a cidade que lhe recebeu e lhe abriu as portas para inicio da brilhante e humanitária carreira. Foi o médico de nossa família recém constituída; foi quem cuidou e orientou minha esposa na gravidez do primeiro filho, nascido na maternidade da Santa Casa, em 1952. Hoje, Doutor Aroldo completaria cem anos de nascimento, mas, foi embora, atendendo ao chamado de Deus Pai. No convívio do nosso lar, hoje, com nossas orações, lhe prestamos nossas homenagens.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77060
De: PM Data: Sexta 21/2/2014 09:28:00
Cidade: Montes Claros/MG

Polícia Militar registra acidente de trânsito com vítima fatal - Policiais Militares registraram ontem, 20, por volta das 11h55min, acidente de trânsito com vítima fatal na Av. Deputado Plínio Ribeiro, Bairro de Lourdes.
No local, segundo testemunha, passageiro, e o condutor da motocicleta Honda/CG 125 Fan KS, placa HIA-5430, A. A. S., transitavam pelo local momento que tentou adentrar numa rua lateral, colidindo com a motocicleta Honda/CG 150 Fan ESI, placa HMX-8475, conduzida por D. C. C., 26 anos, que, como impacto, foi arremessado contra um poste de iluminação, sendo socorrido e conduzido ao HPS por equipe do SAMU, contudo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Foi constatado que A. A. S., que dispensou atendimento médico, não possuía CNH/PPD, pelo que foi conduzido a Depol, sendo a motocicleta que conduzida apreendida e conduzida ao pátio. A motocicleta da vítima D.C.C., foi liberada para testemunha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77059
De: Wanda Torres Correa Data: Sexta 21/2/2014 09:02:11
Cidade: Januária/MG

MEU CARNAVAL DE JANUÁRIA

Engraçado, às vezes a gente pensa sem falar, fala sem pensar e às vezes pensa e fala desenfreadamente. Foi o que me aconteceu quando soube da feliz homenagem a Lenine pelo Couro de Gato. Foi um grande impulso, um maravilhoso flash back, meu, de Wanda Tôrres, um retorno aos carnavais de outrora. De repente, me vi nos idos de 50, iniciando meu sonho carnavalesco patrocinado por Lé, Lenine, o nosso querido folião-mor de Januária, Merecidamente homenageado.
Era fevereiro de 53: Lenine visitou minha casa (era assim naquela época), com todo o seu carisma, e comunicou ao meu pai Laurindo a "fundação" do seu bloco carnavalesco e o desejo que suas duas filhas, Wanda e Vera, 14 e 15 anos, fizessem parte do bloco. Depois de muitas considerações e compromissos estava liberado o alvará – íamos poder participar do tríduo do momo. De lá, Lé, com Dona Flávia Aquino Vassalo, sua tia, a tiracolo, percorreu as casas das outras famílias em busca de autorização dos pais para que as meninas da época pudessem brincar o carnaval sob a sua vigilância.
Começou assim o MEU CARNAVAL DE JANUÁRIA, que perdurou até a década de 70. Não sei exatamente quando o Couro de Gato parou de acalorar o carnaval de rua de Januária, mas isso não importa, o extraordinário é que foram duas décadas de glória e contentamento: muita alegria, samba, folia, amizades sadias, e muito suor.
Recordo-me com saudades de alguns fatos "sui generis" que marcavam esses anos. Por exemplo: os ensaios de carnaval aconteciam no imortal Clube dos "40", e começavam em janeiro. Aprendíamos e cantávamos todos os sambas e marchas lançadas naquele ano. Tinha um livro cifrado para os músicos que Lenine encomendava do Rio de janeiro. Ouvia a Rádio Nacional até altas madrugadas para selecionar cuidadosamente todas as músicas que cantaríamos,. Nunca errou nos sucessos do ano. E as letras? As letras, nós comprávamos a "Revista do Rádio", que trazia todas as músicas do carnaval, e não eram poucas... Ah, os ensaios, estes eram verdadeiros pré-carnavais. O clima de alegria já reinava em nossos encontros. A escolha das fantasias do bloco, fabricadas pela sempre presente e participativa dona Zizi.
Grande dona Zizi!
E a dúvida de todo ano: João Moreira vem ou não vem? Ele morava em Manga, músico dos mais importantes desde o início do Couro de Gato.
Quando chegava a notícia por telegrama: João Moreira vai chegar amanhã no Wenceslau Braz! Lenine suspirava aliviado, o sucesso estava garantido.
E Helena Escobar? Essa trabalhava na Loja de seu Emílio de Matos. Cabia a mim ir lá todo ano pedir seu Emílio pra Helena não trabalhar na segunda-feira. Afinal, não era feriado e o comércio funcionava. Liberada Helena, pulos de alegria. Obrigada, Santo Emilio de Matos!
Quando chegava o grande dia: domingo de carnaval, 16:00 horas, todos iam para a casa de dona Zizi. Os foliões iam chegando aos poucos, ansiosos, encalorados, encabulados, alguns tímidos, outros assanhados até demais, mas bastavam os primeiros acordes do samba "Fala Couro de Gato, Fala Meu Tamborim..." Pronto, supitava alegria por todos os poros. Não precisava bebida alcoólica, nem porre de lança perfume, embora tudo fosse livre, lança perfume Rodoro, tubo metálico dourado. Aquele perfume que guardávamos na fantasia de um ano para o outro como se quiséssemos eternizar o carnaval.
Vinha o desfile, as ruas sempre cheias, a platéia fiel com seus sorrisos de aprovação nos incentivava a continuar exibindo nossos passos de samba e marcha. Até arriscávamos uns passos de frevo.
Quando o sol já declinava, na praça em frente a loja de Zé Santana, a ordem era abrir alas e a orquestra lançava nos ares os acordes do eterno frevo do Recife "Ô Ô Ô Ô Ô saudade, saudade tão grande..." e os passos do frevo começavam a evoluir no meio da praça, liderados por Leozinha, que deixando momentaneamente o estandarte de porta-bandeira incentivava as outras foliãs a se abandonarem ao frenético ritmo do frevo. Era o apogeu do Couro de Gato!
Em seguida, sempre vinha um prêmio: o convite para o bloco entrar na casa de seu Tibério Bastos. Lá mesmo, na praça, sob as severas recomendações de Lenine para o conveniente comportamento naquela residência, o bloco entrava. Que recepção calorosa, com que alegria dona Dália e seu Tibério abriam as portas do solar dos Bastos para nos receber. Um verdadeiro banquete de guloseimas, doces, salgados, biscoitos, refrigerantes e cerveja. Saciados, o salão da residência ficava a disposição dos carnavalescos para as evoluções, que reabastecidos e animados pela cervejinha, tomada com parcimônia apesar da fartura, se esmeravam para agradar os anfitriões que não poupavam, durante a apresentação chuvas de confetes, serpentinas, lança perfume e aplausos. Era só alegria, o mais puro carnaval.
Ao sair do solar dos Bastos, mais algumas voltas na praça Getúlio Vargas, Avenida São Francisco e o encerramento na porta de Dona Zizi, que nos aguardava com aquele sorriso de aprovação, enquanto fazíamos em sua homenagem uma roda de samba ao som de "Fala Couro de Gato".
Não posso me esquecer da eleição da primeira rainha do carnaval de Januária, candidata do Couro de Gato que por sinal foi Regina Tôrres, minha irmã. Vou tentar levá-la comigo. Alguns anos depois, não me lembro quando, o mesmo Couro de Gato elegeu a rainha do carnaval de Januária, também minha irmã, Fátima Tôrres. E que eleições, hein, Lenine? E a marchinha de carnaval de Seu Raul Corrêa e Mauro: "perdi minha camisa verde, perdi, perdi meu tamborim..."
Ainda uma curiosidade que me recordo: a folia continuava à noite, no saudoso "Clube dos 40". Lá, Lenine estava sempre de olho nas participantes do bloco: - não cantem, não cantem, guardem a voz para o Couro de Gato. Passávamos aquela noite e as seguintes tentando poupar a voz para cantar no bloco para explodir na 3ª feira, já que na quarta não tinha bloco. Que pena! Teríamos que esperar outros 365 dias para ter mais um Carnaval. Mais um "MEU CARNAVAL DE JANUARIA!"
Não posso encerrar sem homenagear o meu "Clube dos 40". Sim, é meu, é seu, é nosso. É de todos aqueles que sob o seu teto embalaram os mais lindos sonhos da juventude. Era grandioso, era belo, suntuoso, único. Nem um se comparava a ele. Qualquer Municipal do Rio se curvava diante dele, simplesmente porque ele era “nosso”: nele celebramos nossos mais belos dias, por onde nossas histórias caminharam, e muitos sonhos se tornaram realidade. Sim, "Clube dos 40", outros clubes vieram, mas, você foi o mais importante.
Vou fazer agora uma chamada de todos os participantes da fundação do Couro de Gato, que a memória me facultar lembrar, mesmo que já tenham partido. Se alguém se lembrar de outros, por favor, ajuda-me.
Dona Zizi, a matriarca; Lenine, seu fundador; Dadá, sua primeira e linda porta-bandeira; e mais: Haroldo, Hélio, Milton, Zulma, Zelma, Zilma, Domingos, Mauro, Leni, Corby, Gió, Ieda, Reinaldo, Vera, Marly, Zé Ferreira, Álvaro, Imaculada, Gerardus, Afonso, Vera, Wanda, Joãozinho e Diva, Siderite, Terezinha do Sesp, Neide, Toinho Rocha, Anita, Helena e Terezinha Escobar, Saquarema, Zé Carneiro, Isaias, Augustão, João Moreira, Manoel, Genésio...
Sei que tem mais, perdoem-me os que não me lembrei, o problema é o 7.6. – a idade.
Mas, vamos gente! "Se a canoa não virar olê, olê, olá, eu chego lá...."
Este é o Carnaval de Januária que eu não me canso de pensar. Quero estar lá este ano de 2014 para junto com meus conterrâneos homenagear o maior carnavalesco que Januária já teve: Lênine.
Que acordem todos: "não deixa o samba morrer, não deixa o samba acabar!”
Quero aplaudir vocês...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77058
De: Estado de Minas Data: Quinta 20/2/2014 17:39:12
Cidade: Belo Horizonte

Motociclista morre em Montes Claros após se envolver em acidente com outra moto - Polícia Militar informou que os dois veículos transitavam na mesma direção da avenida, mas que, ao fazer uma conversão, uma das motocicletas se chocou com a outra e um condutor morreu - Dois motociclistas se envolveram em um acidente na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, Bairro Monte Alegre, em Montes Claros, Região Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, Alfredo Almeida, 25 anos, e Daniel Caldeira Chaves, 26, estavam dirigindo na mesma direção da avenida quando Alfredo resolveu fazer uma conversão. Após a colisão, Daniel bateu em um poste de energia elétrica. Uma unidade do Samu foi acionada para atendê-lo, já que ele teve vários ferimentos no tórax. Foram feitos várias tentativas para reanimá-lo, mas no caminho para o hospital ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A PM informou que Alfredo não quis ser atendido, já que sofreu apenas escoriações, e que os dois estavam dentro da velocidade da via que é de 40Km/h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77057
De: SAMU Data: Quinta 20/2/2014 15:31:18
Cidade: Montes Claros/MG

Uma pessoa morre em colisão entre duas motos em Montes Claros - Uma pessoa morreu em acidente ocorrido por volta das 13h desta quinta-feira, 20/02, na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, bairro Monte Alegre, em Montes Claros. Duas motos colidiram e o condutor de um dos veículos, Daniel Caldeira Chaves, 26 anos, sofreu parada cardiorrespiratória e trauma importante do tórax. A unidade do SAMU foi acionada e realizou manobras avançadas para reanimação, mas o paciente não resistiu aos ferimentos e foi a óbito a caminho do hospital. O condutor da outra moto não apresentava nenhum ferimento aparente. A Polícia Militar estava no local e assumiu a segurança da cena.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77056
De: Soares Data: Quinta 20/2/2014 15:24:17
Cidade: M. Claros

Os acidentes com motos seguem enlutando o Brasil, que tem um dos piores e mais perigosos tráfegos do mundo. O acidente hoje, por volta do meio-dia, na movimentada Avenida Plínio Ribeiro, defronte à concessionária Fiat, matou o jovem Daniel Chaves Caldeira, de 25 anos. Filho mais novo do segundo casamento de Raimundo Chaves,com Neuza Caldeira. Portanto, neto do imortal João Chaves, o grande compositor citado aqui, hoje, o que abre as portas para Montes Claros, de par em par, toda vez (e em todo lugar do Brasil) em que for cantada a modinha "Amo-te Muito". Daniel conservou atávica intimidade com as melodias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77055
De: Admirador da família Data: Quinta 20/2/2014 15:14:28
Cidade: Montes Claros/MG

"20 de fevereiro de 1914— Nasce em Salvador, Bahia, o dr. Aroido Costa Tourinho, filho do dr. Fernando Costa Tourinho e dona Luiza Freire Tourinho. Fêz os cursos primário e secundário na Capital baiana, diplomando-se em medicina, a 16 de dezembro de 1937, pela Faculdade da Bahia. Exerce a profissão de médico na cidade de Montes Claros." - do livro "Efemérides Montesclarenses", de Nelson Vianna. As homenagens de Montes Claros a este grande médico, nascido há exatos 100 anos, e aos seus familiares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77054
De: junior Data: Quinta 20/2/2014 13:39:48
Cidade: MONTES CLAROS

Acidente envolvendo uma motocicleta na Av. Deputado Plínio Ribeiro, deixa condutor em estado gravíssimo. Segundo funcionário que trabalham em lojas próximas ao local do acidente, um carro fechou a moto, que acabou batendo em um poste. Ate quando vamos ver pessoas perdendo a vida por motivos banais no trânsito, pensem varias vezes no outro, quando estiver conduzindo qualquer veiculo. O maior bem que temos é a vida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77053
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 20/2/2014 10:38:41
Cidade: Montes Claros-MG

Barragem do Rio Congonhas. A novela continua. Em recente reunião - 19/02 - entre representantes da Classe Rural, Comitê do Verde Grande, ADENOR, ACI, DNOCS, COPASA, IBAMA e a sociedade civil, o assunto novamente foi a Barragem do Rio Congonhas.
A Barragem do Rio Congonhas será de grande importância para o Norte de Minas, sua vazão de jusante irá incrementar o volume da Barragem de Irapé, grande geradora de energia. Outra importância deste empreendimento será o incremento do fornecimento de água para o mineroduto que a SAM – Sul Americana de Metais S/A irá transportar seu minério até o Porto de Ilhéus. A SAM já tem Outorga concedida pela ANA com vencimento em 23/06/2032 – N. 000084/2010 que concede 5828 litros por segundo.
Esta novela da Barragem do Rio Congonhas não é de hoje. Em 1987 a Copasa através da sua Divisão de Hidrologia iniciou o monitoramento do Rio Congonhas onde, os estudos iriam subsidiar para um futuro projeto de uma barragem, os trabalhos foram suspensos e (há quinze anos ) com aptidão o DNOCS retomou os estudos, e hoje podemos dizer que já é quase uma realidade a construção desta tão sonhada represa de água.
A Barragem de Congonhas também será para o abastecimento de Montes Claros, porém, até hoje não foi contemplada com o projeto de transposição para a bacia do Verde Grande. O Vice Presidente do Comitê da Bacia dos Afluentes do Alto Jequitinhonha – JQ1, o Sr. João Francisco de Pinho, que estava presente na reunião confirmou que no Plano Diretor do JQ1 ainda não incluída a transposição para a Bacia do Verde Grande.
O Diretor do DNOCS Eng. Gustavo Xavier externou sua vontade de lutar pela barragem; quando questionado sobre o edital, - “Sei que será em Março, mas, ainda desconheço a agenda da Presidenta Dilma, quando da sua visita a Montes Claros para divulgação do edital de concorrência” - diz.
Outra preocupação, é com relação dos trabalhos da Ruralminas no levantamento ambiental da Barragem, foi mais uma vez foi postergado, será para Abril - sem este trabalho inviabiliza o “ad referendum” que será concedido pela SEMAD que, posteriormente referendado pelo o COPAM-NM.
Durante a reunião o Presidente do Comitê do Rio Verde Grande, o Sr. João Damásio Frota Machado Pinto destacou a importância da barragem do Rio Congonhas, não somente para o abastecimento de Montes Claros, mas, para agropecuária e a irrigação. Segundo ele o Rio Verde Grande se encontra poluído – provavelmente com a classe 03 ou 04, neste caso a vazão de transposição do Rio Congonhas promoverá a diluição do Verde Grande voltando este para Classe 02, enquadramento ideal para atender as demandas dos ruralistas.
O mais incisivo nas explanações foi o Eng. Rafael Chaves que com muita competência e conhecimento das leis ambientais, pediu a todos os representantes mais explicações palpáveis sobre o andamento do processo de licenciamento para que possa entender melhor e ser mais seguro nas decisões futuras.
Como todos sabem os atingidos pela a Barragem do Rio Congonhas, muitos deles são a favor, pois, serão favorecidos pelo empreendimento, mas tem aqueles que ainda estão em duvida sobre o futuro. De maneira em geral a Barragem será bem vinda – faltará somente a transposição para abastecer Montes Claros.
Em tempo: - A Ruralminas está acertando com a SAM – Sul Americana de Metais S/A os levantamentos para construção da Barragem de Vacarias em Salinas que será outra opção para o mineroduto, quiçá, o “Plano A” deixando Irapé para o “B”.

(*) José Ponciano Neto – Conselheiro no COPAM-NM - Conselheiro Comitê Bacia dos Afluentes do Alto Jequitinhonha – JQ1 e Conselheiro no Comitê das Bacias Hidrograficas dos Rios Jequitaí Pacuí e trecho do Rio São Francisco

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77052
De: Saulo Data: Quinta 20/2/2014 08:55:57
Cidade: Montes Claros

Escabroso detalhe da execução ocorrida anteontem no prolongamento da antes pacata e bucólica Vila Brasília em Montes Claros. Um dos atiradores, ao descarregar a arma, colocou o pé na cabeça agonizante de sua vítima. E, sempre atirando, acertou com um tiro o próprio pé. Daí a trilha de sangue que deixou, ao se dirigir a hospital, onde teria sido descoberto. É a versão de muitos vizinhos. Outro detalhe: o horror desta execução é porque toda a cena foi filmada por uma das duas câmeras de TV de um prédio em construção, na frente do qual ocorreu a execução sumária, e onde trabalharia o homem procurado. As ruas do Brasil, todo o Brasil, estão cheias de execuções, tão pavorosas como esta. O detalhe é que, pelas imagens que agora correm o mundo, é possível ver cada lance da barbárie, cruel e vergonhosa, independente de onde aconteça - aqui ou numa viela de Xangai. É preciso lembrar, sempre. Durante a Guerra do Vietnã, um dos episódios mais sangrentos do último século, a execução filmada de um guerrilheiro (foto acima) chocou e cobriu o mundo de vergonha, e apressou o fim da guerra. Era um conflito mundial. Uma guerra aberta, solenemente oficializada, mas a cena em nada - na escala humana - foi mais pavorosa do que a que Montes Claros assistiu há dois dias, repetida, e que tristemente exportou para o mundo. A brutal imagem sinaliza que a guerra aqui, embora não declarada, é também uma guerra, com o seu cortejo de horrores - e exatamente na terra que certa vez viu brotar uma melodia universal -"Amo-te Muito", de inexcedível ternura. Os sinos dobram por nós. E por nossos filhos. Choremos todos.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77051
De: Manoel Hygino Data: Quinta 20/2/2014 08:50:05
Cidade: BH

Vou-me embora daqui

Manoel Hygino - Jornal Hoje em Dia

Tive madrinha Dagmar, nome de rainha, cujo complemento Alcântara também denotava nobreza, nascida em Grão Mogol. Daí, meu antigo interesse pela cidade norte - mineira. O pesquisador e escritor Haroldo Lívio acrescentou brasas ao calor de minha curiosidade. Em livro, contava ele, como na letra de música cantada por Elis, que “incrustada, no regaço da Cordilheira do Espinhaço, Grão Mogol é pedra, é cristal, é ouro, é diamante...”.
Magnífica descrição: “Protegida por agressivas muralhas rochosas da Serra Geral e fundada sobre bacia mineral, a cidade alterosa é uma fortaleza de pedra. Suas ruas, estreitas e tortuosas, foram pavimentadas de seixos rolados coloridos, imitando um bordado”.
De lá, partiram tropas de mulas carregadas de ouro e gemas preciosas para adereçar as cabeças coroadas de rainhas e princesas nas cortes de além-mar. No recanto privilegiado, há poucos anos, o empresário Lúcio Bemquerer, ex-presidente de entidades importantes na economia, decidiu instalar-se de vez, renunciando à vida agitada dos negócios e dos eventos, Encontrou ambiente adequado e implantou o maior presépio natural do mundo, recebendo bênção do papa Francisco. É o presépio Mãos de Deus.
Mais recentemente, o jornalista Alberto Sena, que é de Montes Claros, onde viveu 22 anos, decidiu transferir-se para Grão Mogol, após somar prêmios por sua atuação na imprensa e percorrer numerosos países, na Europa, América do Sul e do Norte, África e Ásia. Fez o caminho de Compostela, na Espanha duas vezes, andando 500 e mais 800 quilômetros a pé. Sem falar as quatro viagens do Caminho da Fé, vencendo os trezentos quilômetros de Águas da Prata ao Santuário de Aparecida.
Alberto Sena abandonou as andanças para assentar-se de vez na cidade de pedra. Apesar do amor pela capital mineira, percebeu que ela não era mais a que lhe marcara quarenta anos de existência e afirmação. Cansou-se do ar poluído que causa câncer, da violência que prende as pessoas em casa, do estresse provocado pelo trânsito intenso. Achou que merecia qualidade de vida e zarpou, com mala e cuia, para Grão Mogol, cidade que não se parece com nenhuma outra no Brasil.
Em crônica, espécie de carta de adeus ao passado, disse do projeto de semear sementes visando produzir bons frutos, numa região pacata e tranquila, com lindas paisagens e água em profusão, ar puro, onde se pode viver bem, porque se tem qualidade.
Grão Mogol é uma vida sem derivações. A natureza proíbe mudança de destino, que faz a cidade segura, onde o único ofício da polícia é conhecer os que chegam, à menor suspeita. As portas e janelas ficam abertas e os vizinhos trocam oferendas, identificadas só pelo apelido. Subir serra e descer encostas, cavernas convidativas e o presépio. Enfim, uma Pasárgada que encantaria todo Manoel Bandeira da vida, pois é outra civilização, e as velhas senhoras podem contar, tranquilas histórias da meninice.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77050
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 19/2/2014 17:33:00
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Bombeiros do 7º Batalhão (7º BBM) foram acionados por volta das 07h50 desta quarta-feira (19) para o atendimento de um grave acidente na BR 251- Km 426, nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Riacho Dos Machados/MG, região Norte de Minas.Segundo informações uma Van com placa de São Bernardo do Campo/ SP deslocava-se com destino ao estado da Bahia, transportando 08 passageiros e um ônibus fazia o transporte escolar de estudantes da zona rural da cidade de Grão Mogol/MG deslocando entre os distritos de Cedro e Barrocão e por motivos desconhecidos vieram a colidir frontalmente.
Com o impacto o motorista e dois passageiros da Van vieram a óbito no local, ainda 06 crianças do Ônibus, com ferimentos leves, foram atendidas no posto de saúde de vista alegre distrito de Grão Mogol, outras 15 vítimas, sendo 11 do ônibus e 04 da van atendidas no hospital de Francisco Sá, todas estas transportadas por terceiros e 01 outra vítima ferida, transportada pela equipe do SAMU no local, totalizando assim 25 vitimas.Após a perícia, o Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de extricação das 03 vítimas fatais com equipamentos e técnicas especificas. Devido o acidente, a pista ficou parcialmente interditada nos por aproximadamente 4 horas e 30 minutos, realizando operação siga e pare.Além do Corpo de Bombeiros, trabalharam em conjunto nesta ocorrência a Policia Militar, Polícia Civil e SAMU. Foram empenhados 09 bombeiros e 03 viaturas operacionais.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para redobrar a atenção nas rodovias do Norte de Minas devido a grande quantidade de buracos nas pistas que pode contribuir para a incidência de acidentes de transito.
Vítimas fatais:
1. (Motorista Da Van) Antonio Nelson Neves Santos, Data De Nascimento 29/12/1972.
2. (Passageiro Da Van) Jonathan Washington De Faria, Data De Nascimento 13/10/1995.
3. (Passageiro Da Van) Eliene Santos De Jesus, Data De Nascimento 26/06/1962.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77049
De: O Tempo Data: Quarta 19/2/2014 16:39:53
Cidade: Belo Horizonte

Prefeito afirma que não deixará cargo para assumir lugar de Azeredo - Por meio de nota, Ruy Muniz afirmou que irá continuar por causa de "sonho"; vaga na Câmara será preenchida com o ex-deputado federal Edmar Moreira - O prefeito de Montes Claros afirmou, nesta quarta-feira (19), que não irá sair do cargo para assumir a vaga deixada pelo ex-deputado Eduardo Azeredo. Ruy Muniz era o segundo suplente para preencher a cadeira deixada pelo tucano, que deve ficar com o empresário Edmar Moreira, também conhecido como `deputado do castelo`. Inicialmente, o deputado João Bittar (DEM-MG) seria o suplente oficial de Azeredo, porém, hoje, Bittar já ocupa a vaga deixada por Carlos Melles, que atualmente é Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais. Nos bastidores, a informação é a de que o Moreira já estaria, inclusive, na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (19).(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77048
De: Juquita Data: Quarta 19/2/2014 16:05:03
Cidade: Belo Horizonte

Triste sinal dos tempos. Veja o que a imprensa de BH começa a anunciar, neste momento:

"Vereador e motorista usam carro oficial para comprar cocaína e são presos em BH - Um vereador da cidade de Bom Sucesso, no Centro-Oeste de Minas, e motorista da Prefeitura de Itaúna, na mesma região do Estado, foram presos após usarem carro oficial da última cidade para comprar cocaína. O parlamentar (...), de 32 anos, e o condutor (...), de 43, foram detidos no começo da tarde desta quarta-feira (19), no Morro das Pedras, lado Oeste da capital. De acordo com a Polícia Militar, os dois homems foram flagrados em atitude suspeita na esquina entre as ruas Braz com e Esperança, onde estacionaram Vectra preto da Prefeitura de Itaúna em local proibido."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77047
De: Janaína Data: Quarta 19/2/2014 14:10:17
Cidade: Francisco Sá/MG

Grave acidente na br 251,proximo a caveira com um onibus escolar, que trazia alunos para a escola de barrocão uma vam que trazia pessoas para o nordesta se colidiu com o escolar,foram 04 vitimas fatais na vam e os lunos do onibus varios ficaram feridos gravemente

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77045
De: O Tempo Data: Quarta 19/2/2014 10:50:51
Cidade: Belo Horizonte

Colisão entre van e ônibus escolar deixa quatro mortos e 18 feridos - Carolina Caetano - Um grave acidente na manhã desta quarta-feira (19) envolvendo um ônibus escolar e uma van deixou, pelo menos, quatro adultos mortos e 18 feridos, entre eles quatro crianças, na BR-251, próximo à entrada de Riacho dos Machados, no Norte de Minas.De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os mortos estavam na van e ainda não foram identificados. O ônibus prestava serviço para a Prefeitura de Grão Mogol. Segundo o secretário de comunicação da cidade, Daniel Dirceu Maciel Pereira, os alunos são moradores da comunidade rural Caveira e seguiam para uma escola de Barrão. “Recebemos a informação que o ônibus estava em baixa velocidade quando, em uma curva, o condutor da van com placa de São Paulo teria perdido o controle da direção e batido na traseira do coletivo”, explicou. Pereira afirmou que alguns funcionários da prefeitura, entre eles o secretário de transportes deslocou para o local do acidente. Alguns feridos foram levados para o Hospital Francisco Sá com escoriações e alguns cortes. Entre as vítimas que deram entrada na unidade de atendimento estão crianças de 1, 6 e duas de 12 anos. Ninguém corre risco de morte. A Polícia Rodoviária Federal informou que chovia no momento do acidente, mas as causas da batida ainda não foram esclarecidas. As pistas do trecho estão parcialmente interditadas para os trabalhos da perícia.
O Tempo - Colisão entre ônibus e van deixa vários feridos no Norte de Minas - Carolina Caetano - Um grave acidente na manhã desta quarta-feira (19) envolvendo um ônibus e uma van deixou vários feridos na BR-251, próximo à entrada de Riacho dos Machados, no Norte de Minas. De acordo com as primeiras informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas de socorro deslocam para o local. Já a Polícia Rodoviária Federal informou que, segundo solicitantes, pelo menos, duas pessoas morreram.

Estado de Minas - Bombeiros confirmam quatro mortes em batida na BR-251; criança está entre vítimas - Luana Cruz - Os bombeiros confirmaram na manhã desta quarta-feira mais duas morte no grave acidente envolvendo um ônibus escolar e um van no Norte de Minas Gerais. Ao todo são quatro vítimas, três adultos na van e uma criança que era passageira do coletivo. A batida foi na BR-251, no km 426 a cerca de 500 metros da entrada de Riacho dos Machados. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e bombeiros foram acionadas por volta de 7h50 para o atendimento. O ônibus, placa GUP-2125, é da prefeitura de Grão Mogol e transportava crianças de comunidades rurais a escola estadual de distrito de Barrocão. A van, placa JOS-7585, é de São Bernardo do Campo (SP). Ao todo, 23 crianças e adolescentes estavam no ônibus e, de acordo com a secretária de Educação de Grão Mogol, Marília Alves Nascimento, algumas tiveram ferimentos leves foram e levadas para o Posto de Saúde de Vista Alegre, onde receberam os primeiros cuidados. Em seguida, foram encaminhadas para o Hospital de Francisco Sá e Grão Mogol para avaliação médica. Quando os socorristas do Samu chegaram ao local, as crianças já haviam sido retiradas do ônibus. Na van três pessoas estavam mortas e uma jovem ferida estava presa às ferragens. Thaís Conceição Santos, 15 anos, foi retirada do veículo pelo Corpo de Bombeiros e recebeu os primeiros atendimentos pela unidade do Samu, sendo encaminhada para a Santa Casa de Montes Claros. Na van, estavam oito passageiros, sendo seis adultos e duas crianças. Davi Mendes Oliveiras, 1 ano e 10 meses, Letícia Mendes Souza, 10 anos, Liliane de Jesus Santos Mendes, 26 anos e Daiane Santos de Jesus, 19 anos, foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Francisco Sá. Segundo o Samu, morreram o condutor Nelson e os passageiros Eliene Santos de Jesus, 52 anos, e um rapaz identificado por Jota, de 18.
Chuva
De acordo com testemunhas, a van aquaplanou e o motorista perdeu o controle, invadindo a pista contrária e colidindo contra o ônibus. Chovia na região na hora do acidente e outras ocorrências foram registradas nesta manhã. Por volta de 6h30, a batida entre um ônibus, uma caminhonete e um caminhão deixou dois feridos também na BR-251, em Francisco Sá. Meia hora depois, equipes do Samu atenderam ao acidente entre um carro e uma moto na BR-365, em Coração de Jesus, em que o motociclista teve a perna amputada.
Estado de Minas - Acidente entre ônibus e van deixa pelo menos dois mortos Norte de Minas - Luana Cruz - Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar e um van deixou vítimas na manhã desta quarta-feira no Norte de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão confirmadas pelo menos duas mortes, mas ainda não foi possível informar o número de feridos. A batida foi na BR-251, perto do distrito de Barrocão em Grão Mogol, e a rodovia está fechada. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e bombeiros foram acionadas por volta de 7h50 para o atendimento e ainda trabalham no resgate. O ônibus é da prefeitura de Grão Mogol, conforme informou a PRF. As duas pessoas que morreram estavam na van e os passageiros do ônibus estão sendo socorridos com ferimentos. Chove na região e outros acidentes foram registrados nesta manhã. Por volta de 6h30, a batida entre um ônibus, uma caminhonete e um caminhão deixou dos feridos também na BR-251, em Francisco Sá. Meia hora depois, equipes do Samu atenderam ao acidente entre um carro e uma moto na BR-365, em Coração de Jesus, em que o motociclista teve a perna amputada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77044
De: PM Data: Quarta 19/2/2014 10:28:09
Cidade: Montes Claros

PM registra homicídio e prende suspeito de participação no crime - Policiais Militares, ontem 18, por volta das 18h04min, receberam informações que na Rua Esmeralda, Vila São Mateus, havia ocorrido vários disparos de arma de fogo onde havia um indivíduo caído no local e que os supostos autores seriam dois indivíduos, que evadiram a pé, portando armas de fogo, para o interior do Bairro Vila São Mateus. No local, os policiais militares depararam com a vítima, aparentemente, sem sinais vitais. Equipe do SAMU compareceu ao local constatando o óbito da vítima C. F. R., 21 anos, possuía passagens pelos meios policiais. Segundo informações de familiares da vítima o crime pode ter ocorrido por vingança, delatando suspeitos da autoria do crime. Diante das informações iniciou-se o rastreamento na tentativa de localização e prisão dos supostos autores. Durante o deslocamento os policiais militares receberam informações que na Av. Coração de Jesus, Bairro Major Prates, havia um veículo com aproximadamente quatro indivíduos, com características semelhantes as colhidas no local do crime. Em continuidade ao rastreamento foi localizado, na Rua 20, um dos suspeitos V. G. S., 20 anos, em seu poder foi localizado um aparelho celular. Perícia compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe, constatando que a vítima fora atingida por cinco disparos na região da nuca, ombro direito e face, sendo recolhido um telefone celular e R$3,35 (três reais e trinta e cinco centavos), materiais pertencentes à vítima. O corpo da vítima, após os trabalhos periciais, ficou sob os cuidados da funerária. O indivíduo V. G. S., 20 anos, foi conduzido a Depol para esclarecimentos juntamente com o aparelho celular apreendido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77043
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 19/2/2014 09:10:57
Cidade: Montes Claros/MG

(...)Sempre tive muito entusiasmo, quando ouvia o meu grande amigo Padre Murta falar vidrado da poesia de Vergílio, ele Padre Murta que era o maior conhecedor da Eneida por esse nosso mundão a fora. E o que mais me encantava é exatamente saber da existência de inteligências sensíveis como a dele e do Prof. Pedro Maciel Vidigal, para buscar tão longe no tempo a vaidade do amor e o glorificar do raciocínio poético. Fico mais interessado ainda quando leio que era Vergílio também um poeta de grafite, escritor de muros, pintor de paisagens e mestre na feitura de belas estátuas. Imitador de Homero, foi imitado por Dante e por Camões. Amigo de Augusto e de Mecenas, pela eternidade do gênio ainda é nosso amigo. Quão bom seria se pudéssemos ler ainda seus últimos versos! Eles foram escritos para seu túmulo em Nápoles: "Mântua me deu a vida; Brindisi a morte; Nápoles, a sepultura. Cantei rebanhos, os campos e os guerreiros". Morreu como nasceu assim como seu admirador, o Padre Murta: para ser imortal! Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77041
De: João Arnaldo de Melo Data: Quarta 19/2/2014 08:32:51
Cidade: Montes Claros/MG

Sinceramente não entendo essa ´tara´ dos políticos norte-mineiros por Presídios. Agora mesmo vejo a notícia da construção de um na aprazível Pirapora, e outro na progressista Janaúba, além ampliação do Presídio Regional de Montes Claros. (...)
O grande problema dos presídos é o que vem agregado. Quadrilhas de presos perigosos vêm para onde o chefe está, assim como suas famílias. Um presídio tem o potencial de transformar o lugar onde é construído, em bases de criminosos. E o pior são os "anexos". Um presídio para 700 vagas rapidamente se transforma em um cadeião para 5.000 infratores, trazendo o caos e a insegurança. Precisamos de fábricas e escolas, não presídios. Alguém já havia comentado que estavam trazendo os criminosos da Minas rica para a Minas pobre. Este alguem foi feliz em seu comentário, pois é isso mesmo que está acontecendo. Os mineiros ricos estão despejando seu entulho na Minas pobre. E com a coninvência dos nossos políticos, que só conseguem enxergar o próprio umbigo. Pobre Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77039
De: Alberto Sena Data: Quarta 19/2/2014 08:28:43
Cidade: BH

Em busca do quase perdido

Alberto Sena

Acontece de os livros não lidos ganharem vida e travarem disputas na estante. Um quer se adiantar ao outro a fim de sentir-se devidamente manuseado e lido. É possível ouvir os diálogos surdos travados uns com os outros. A leitura – eles não entendem – é só uma questão de tempo.
Aconteceu até o absurdo de um deles se movimentar levemente na estante sem ser tocado. Pode ter sido movido pelo vento. A janela aberta, o vento entrou e lambeu vorazmente o livro ao ponto de tirá-lo do lugar. Pode ser.
Nesta manhã ouviu-se vozerio vindo do meio da estante e um dos livros, “Noites do Sertão”, de João Guimarães Rosa, lido há não se sabe quanto tempo deu de falar mais à frente dos outros. O gesto de tocá-lo aconteceu naturalmente. Os livros não lidos reagiram, mas se conformaram logo em seguida. Foi boa a surpresa reencontrada na página 26, em um trecho referente a Montes Claros.
“(...) Ao fim do prazo de trinta, quarenta dias, de viagem desgostosa, com as boiadas, cansativa, jejuado de mulher, chegava em cidade farta, e podia procurar o centro, o doce da vida – aquelas casas. Os dias antes, do alto dos caminhos, e a gente só pensava naquilo, para outra coisa homem não tinha ideia. Montes Claros! Casas mesmo de luxo, já sabidas, os cabarés: um paraíso de Deus, o pasto e a aguada do boiadeiro – o arrieiro Jorge dizia. As moças bonitas, aquela roda de mulheres de toda parecença, de toda idade...”
O trecho chama a atenção porque, guardadas as proporções e o interregno temporal, Rosa se refere a essa mesma Montes Claros que se agigantou e hoje guarda em si várias cidades. Os tempos são outros, mas os acontecimentos se repetem. Acompanhem o que Rosa escrevinhou em seguida:
“(...) Na Rua dos Patos, em Montes Claros. Todo o mundo se encontrava. Até boiadeiros ricos, homens de trato. Uma vez, estava lá o sr. Goberaldo, chefe político: _ “Vim também, Soropita. Quando a gente está assim em estrada, todo santo é ora-pro-nóbis...” Tocavam música, se endançava. A prumo de chegado, e cumprindo o trivial de obrigação, Soropita ardia de ir. Sabendo que podia passar muitos dias na cidade, primeiro molengava um engano de si mesmo: _ “Tem tempo, amanhã vou; agora eu sesteio...” Não conseguia. Se abrasava. Mas gostava de ir sozinho, calado, disfarçado, pela tarde. Prevenido. Ir de dia, que de noite convinha menos: muito povo vaporado, bêbados – vaqueiros, tropeiros, tangerinos, passadores-de-gado, rapaziada, vagabundos, gente da cidade; povos dos Estados todos. Armavam briga fácil, badernavam. Ao perigoso”.
Trazendo para os dias de hoje, o gado atual não possui quatro patas, mas sim quatro pneus de borracha. São os veículos que, segundo dizia o jornalista Dídimo Paiva, do jornal Hoje em Dia, “vão acabar com o mundo”. E parece que a profecia dele se vai realizar mesmo no ritmo estonteante de carros em circulação por vias públicas em vias de explodirem. Um bicho de quatro pneus de cerca de uma tonelada, geralmente transporta um bípede com média de peso de 70 quilos. Uma insensatez.
Se lá nos tempos de Rosa muitos eram os perigos, mais perigoso é viver hoje na cidade onde as caras já não são mais conhecidas. Se alguém encontrar nas ruas de Montes Claros a sua alma gêmea e não abordá-la corre o risco de nunca mais reencontrá-la, porque a cidade recebeu gente de todos os cantos do país depois de ter sido cortada pelas BRs 040 e 251.
Se Soropita baixasse em Montes Claros de hoje não encontraria mais “aquelas casas” de antanho porque, nesse particular principalmente, os costumes mudaram. Se o personagem de Rosa fugisse das páginas do livro seria capaz de ele soropitar de tão surpreso com a visão da realidade atual.
Esse trecho da narrativa de Rosa merece mais reflexão. Onde está, afinal, dentro de Montes Claros metrópole a cidade descrita pelo autor de “Noites do Sertão”? Onde ficavam os cassinos e “aquelas casas”? E a Rua dos Patos, onde era? O que ainda existe?
Eis uma boa pauta para algum intrépido repórter que queira escarafunchar o mofo a fim de encontrar algum resquício, ou alguém que tenha vivido os estertores da época, para ciceronear uma busca ao tempo quase perdido. “Ali funcionaram os cassinos, lá ficavam “aquelas casas” onde gerações de montesclarinos tiveram iniciação”. E assim por diante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77038
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 19/2/2014 08:03:10
Cidade: Montes Claros-MG

Lixo: uma boa idéia em Osasco-SP – é a moto-lixo – uma motocicleta triciclo que coleta todo resíduo domiciliar em bairros com Ruelas e becos. Uma idéia que pode ser copiada por muitas prefeituras. O triciclo ser usado em toda cidade – o próprio motoqueiro é o gari que coleta o lixo e leva para uma área de transbordo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77037
De: Samu Data: Quarta 19/2/2014 08:29:55
Cidade: Montes Claros

Um grave acidente ocorrido há alguns minutos na BR 251, a 500 m da entrada de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, deixou várias vítimas. De acordo com o solicitante do atendimento do SAMU, um ônibus e uma van colidiram no local e várias pessoas estão feridas e outras em óbito. Unidades do SAMU estão a caminho do local. Essas são as primeiras informações, que serão atualizadas assim que o SAMU chegar ao local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77036
De: Geraldo Jr. Data: Quarta 19/2/2014 05:29:13
Cidade: Montes Claros MG

Um amanhecer com chuva mansa e plácida...Parece preludiar um carnaval sob “As águas de março.”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77035
De: jair Data: Terça 18/2/2014 19:20:51
Cidade: moc

Agora há pouco ouvi 7 tiros aqui próximo de casa (vila brasília). Passado poucos minutos ouvi a sirene de uma viatura. E assim vamos levando a vida, presos em nossas casas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77034
De: wandaik Data: Terça 18/2/2014 21:48:51
Cidade: montes claros

mais um homicídio as 6hs em moc desta vez na vila brasilia, até onde isso vai chegar, o rapaz estava chegando pra trabalhar no momento niguem sabia o motivo, (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77032
De: Rafael Martins Data: Terça 18/2/2014 10:22:52
Cidade: São Paulo/SP

Sou de Montes Claros, estive na cidade no último fim de semana a passeio e fui a um novo bar no bairro São Luis. Já li vários relatos aqui no site sobre os problemas com o alto volume das músicas nos bares mas acreditava ser um pouco de intolerancia das vizinhanças. Infelizmente eu estou errado. O som dentro do bar era tão alto que era quase impossível de se conversar com a pessoa ao seu lado e o mais impressionante é o proprietário não perceber. A banda era boa, a música de qualidade mas infelizmente me senti tão incomodado e irritado com o volume que fui embora. Triste realidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77031
De: Maria Data: Segunda 17/2/2014 18:35:55
Cidade: M. Claros

Chove agora nas beiradas de M. Claros. Ao norte, é possível ver nuvens deitando alguma água. Aleluia!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77030
De: PM - Polícia Ambiental Data: Segunda 17/2/2014 16:52:47
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Segundo o Major PM Paulo Veloso, Comandante da Unidade responsável pelo Policiamento de Meio Ambiente e Transito Rodoviário, 11ª Cia PM Ind MAT, a Polícia Militar vem recebendo inúmeras denuncias de poluição sonora bem como perturbação do sossego, provocados por estabelecimentos comerciais que utilizam equipamento de som, o que causa desconforto aos moradores vizinhos e evolui para problemas de segurança e saúde pública.
“ Há um mito, amplamente propagado no Brasil, dando conta de que o cidadão tem o direito de fazer barulho até às 22:00 horas. Engano, na verdade, o excesso de ruído que causa dano a outrem, pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, especialmente em zona residencial, constitui abuso de direito e, portanto, ato ilícito ”.
O barulho excessivo poderá constituir crime conforme artigo 54 da Lei Federal nr 9.605/1998, sendo que neste caso sempre que possível é viável a aferição dos níveis de poluição sonora através do Aparelho Decibelímetro.
O Artigo 2º da lei Estadual nr 7.302/78, que dispõe sobre a proteção contra a poluição sonora no Estado de Minas Gerais, considera prejudicial à saúde, a segurança e ao sossego público, qualquer ruído que ultrapasse 70 dB (decibéis) durante o dia e 60 dB durante a noite, considera o período noturno o período compreendido entre 22:00 horas às 06:00 horas.
A Lei 3.754/2007 que dispõe sobre a política municipal de proteção, preservação, conservação, controle e recuperação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida no município de Montes Claros por exemplo, define poluição sonora como sendo toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e ao bem-estar público ou transgrida as disposições fixadas na norma competente.
Para que o empreendedor possa utilizar de produção musical em seu estabelecimento comercial, este deverá estar regularizado de acordo com os ditames da Lei Municipal nr 3.754 de 15 de junho de 2007 e Decreto 2.568 de 18 de dezembro de 2008. Providencia que deverá ser antecipada junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA e, dependendo da dimensão e duração do evento, junto ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente - CODEMA.
Nesse contexto, no intuito de propiciar o bem estar da população montesclarense e combater o crime de poluição sonora e a perturbação do sossego alheio, em defesa da coletividade, a Polícia Militar de Meio Ambiente na Décima Primeira Região da Polícia Militar, em conjunto com a Prefeitura Municipal e apoio do Ministério Público intensificou as fiscalizações, tendo em vista que o desrespeito a legislação ambiental ainda continua por parte de alguns empreendimentos que fazem uso de aparelhos sonoros em desacordo com a legislação vigente.
O empreendedor flagrado nesta situação sofrerá as sansões previstas em lei, dentre elas a imposição de multa, apreensão dos equipamentos e prisão, além dos desdobramentos possíveis nas esferas cívil, administrativa e criminal.
A conduta noticia a intensificação das fiscalizações de Poluição Sonora e orienta o empreendedor a utilizar o equipamento musical em seu Estabelecimento Comercial em conformidade com a legislação vigente, objetivando a preservação, o controle, a recuperação do Meio Ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população montesclarense. Logicamente a Polícia Ambiental em Montes Claros tem centenas de outras atribuições, mas não perderemos este foco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77029
De: Flávio Caldeira Data: Segunda 17/2/2014 16:47:25
Cidade: Montes Claros-MG

Ontem (domingo) como estava muito calor , resolvi passear um pouco com minha família lá no entorno da lagoa da pampulha (ou interlagos) para refrescar um pouco. Surpreendentemente haviam vários carros e vários jovens e pude notar que o consumo da maconha ali , parece algo normal...rapazes e moças faziam roda e via-se sem nenhum medo ou contragimento um passando o cigarrinho para o outro. não foram 2 ou 3 pessoas que contei ali, mas cerca de 30 a 40 jovens (reunidos em grupo) que infelizmente a revelia de tudo e de todos se drogavam em via pública. Deprimente...Montes Claros do jeito que está, vai ficar escura de tanta fumaça!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77028
De: Claudia Batista Data: Segunda 17/2/2014 11:56:46
Cidade: Montes Claros - MG

Os carros "usinas de som", verdadeiros trios elétricos não respeitam escolas e hospitais, passam com o som estrondando na porta. Não há fiscalização alguma. Por várias vezes na mesma noite sou acordada com um desses "trios elétricos", não respeitam nosso direito de descanso. Sou agredida constantemente por "sons estrondosos" dentro do meu lar e do meu trabalho várias vezes durante o dia e a noite. Será que nesta cidade tem alguém que é chamado de autoridade e que pode tomar providencias? A inercia do poder publico já passa de absurda, é vergonhosa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77027
De: José Prates Data: Segunda 17/2/2014 10:51:51
Cidade: RIO DE JANEIRO RJ

ONTEM E HOJE

José Prates

Quantas vezes, na nossa idade, a gente pára no meio do caminho, olha pra trás e busca o tempo que ficou lá, já quase esquecido. Na juventude, na adolescência, ninguém pára porque tem pressa em percorrer o caminho da vida e o que ficou para trás é esquecido. Para nós, porém, que atingimos a idade que chamam de avançada, vale a pena voltar no tempo e reviver momentos felizes que nos marcaram a vida. Qual de nós não os teve? Esses momentos de felicidades que marcaram a minha vida depois da infância, eu os vivi em Montes Claros, cidade princesa, orgulho do norte de Minas. Foi essa a Montes Claros que vivi e que ficou em minha lembrança. O tempo correu, trouxe o progresso e a cidade calma e poética virou cidade grande com todos os seus problemas, onde todo muno conhecia todo mundo. Hoje ninguém conhece ninguém e “bom dia” ou “boa tarde” é coisa que não se usa mais ao se cruzarem em qualquer lugar. Agora, por exemplo, ninguém tira o chapéu - aliás, chapeu poucos usam, saiu de moda, faz tempo - nem ninguém se curva em saudação a uma senhora.. Alem disso, a mulher lutou e conseguiu emancipar-se e a emancipação destruiu a fragilidade feminina que exigia consideração e amparo. Hoje, mulher e homem diferem, apenas, no sexo. Foi o desenvolvimento que criou tudo isto, fez a cidade crescer e mudar o jeito sertanejo do povo pacato com poesia no modo de falar e simplicidade no gesticular. Foi o progresso. É o que dizem para justificar o desamor pela falta de Deus na alma de quase todo mundo. Hoje, em qualquer lugar do mundo, tirar a vida do outro por qualquer motivo, não alarma ninguém. A notícia de assassinatos veiculada na imprensa local não é mais alarmante. É coisa corriqueira, normal em cidade grande. A causa não é briga de família nem disputa de terra nem a arma é a peixeira dos tempos românticos, mas, a pistola 45 do tempo cruel que chamam de moderno. A causa das mortes, tanto faz aqui como ali, é quase sempre a mesma: tráfico de drogas que naqueles bons tempos em moc,, ninguém sabia o que era, nem por ouvir dizer. Mas, chegou lá, como chegou às capitais, aos grandes centros em forma de comércio dentro da ilegalidade, corrompendo tudo que fosse corrompivel. O tempo correu trazendo tudo isso que destruiu a beleza da cidade calma ao fazê-la adulta, em alto estado de prosperidade, como dizem e querem os que trabalham para o crescimento industrial e comercial. Romantismo é para nós que estamos fora do espaço e do tempo, buscando o que ficou lá atrás, para revivê-lo como bálsamo para a dor que a modernidade, com sua irreverência, nos trás. Por outro lado, temos que parar para pensar no que aconteceu neste último meio século e forçosamente temos que aceitar como conseqüência natural do desenvolvimento global que nos atingiu a todos. O tráfico de drogas que gera violência e deixa cadáveres estirados nas calçadas, não é um fenômeno: é o lado mau do desenvolvimento. Combatê-lo é necessário, mas, não com a violência costumeira que amedronta o povo e ceifa vidas. O combate eficaz deve começar por um programa terapêutico de grande envergadura para eliminar o consumidor, através de sua cura. Não é combatendo o traficante, mas, eliminar o tráfico, acabando com o consumo. Isto só pode ser feito com a cura do viciado. Ao que parece, ninguém pensa nisso porque é dispendioso e demorado. O preferível é usar a violência contra a violência e deixar que inocentes morram, atingidos por “balas perdidas”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77026
De: Luiz Armando Data: Domingo 16/2/2014 16:24:48
Cidade: Montesclaros/MG  País: Brasil

Sobre a mensagem numero77021,sobre colocação, construção de presidios no Norte de Minas Gerais.Eu acho que os politicos Norte-Mioneiros acham muito bonito,quando ver na midia,presidio em Rodonia,em São Paulo/SP,interior,no Rio de janeiro etc.Colocar fabricas para gerar empregos, eles(os politicos)não colocam.Más os presidios que segundo informações ,trazem presidiarios de Belo Horizonte/MG,e de outros estados aí sim eles trazem estes preesidios para a nossa Região Norte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77025
De: Jorge Salvador Data: Segunda 17/2/2014 07:26:23
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Minas Gerais tem o circuito das águas, o circuito das minas e agora o circuito dos presídios (Montes Claros, Pirapora e Janaúba). Os primeiros por dádiva da natureza. O último por "dádiva" dos políticos !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77024
De: Manoel Hygino Data: Segunda 17/2/2014 09:18:34
Cidade: Belo Horizonte

Os dois fevereiros

Manoel Hygino - Jornal Hoje em Dia

Evitei escrever sobre 6 de fevereiro, o dia mais trágico da história de Montes Claros, que, em 1930, selou a ruptura com o governo Washington Luís, anunciou a revolução e levou ao Catete Getúlio Vargas. Foi um fim de dia de muitos mortos e feridos, entre estes o então vice-presidente da República Mello Viana, ex-presidente do Estado. Ainda hoje, famílias lembram o episódio com tristeza e saudade.
O que inquieta profundamente, contudo, neste fevereiro 83 anos após, é o medo diante do crescimento dos índices de criminalidade e dos perigosos protestos nas ruas, renovados incessantemente, sem que as autoridades cheguem a um denominador comum de como contê-los ou enfrentá-los. Verdadeiramente, o país se transformou num imenso acampamento em que as pessoas sem senso da gravidade da situação fazem o que lhes apraz, enquanto praticamente o aparato legal se resume no registro das ocorrências.
E os fatos acontecem quando se tem programado um dos mais importantes acontecimentos esportivos do mundo. O clima é de tensa expectativa, quando sequer algumas obras essenciais foram concluídas. Segundo “O Estado de S. Paulo”, o “Ministério da Defesa manterá aquarteladas, durante a Copa, “reservas estratégicas” da Marinha, Exército e Aeronáutica para agir em caso de perda de controle na segurança, hipótese extrema em que assumirão o comando e substituirão as polícias estaduais, até na contenção de manifestações”. Diz ainda o jornal: “o aquartelamento faz parte da estratégia do governo para enfrentar protestos de massa ou ações criminosas, mas o uso de militares será a última alternativa, prevista somente para o caso de fracasso das forças policiais”.
No entanto, a avant-première já está sendo vivida, todos os dias, em território brasileiro, com maior ênfase nas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e o próprio Distrito Federal. A Polícia Federal dependura simbolicamente as algemas. Os crimes se repetem, de modo geral cruelmente e por motivos torpes, a despeito dos esforços das polícias estaduais, militares e civis.
Li, aqui, na seção do Cláudio Humberto, que a população de Brasília lidera as solicitações de portes de armas de fogo. Desde 2010, o DF expediu proporcionalmente mais autorizações para uso dessas armas que o Rio de Janeiro, cuja população é seis vezes maior e mantém guerra aberta contra o tráfico.
E São Paulo? Com 43,6 milhões de habitantes, o Estado concedeu 7.300 portes de armas desde 2010. E aquelas outras que entram no país por outras vias. São, inclusive, metralhadoras e fuzis, de grande poder de fogo, como as usadas pelos bandidos e organizações criminosas. O grande Estado, contudo, continua sofrendo com atentados de toda espécie.
O presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Federal em São Paulo foi claro. A PF não tem condições de garantir a segurança durante a Copa. Em sua opinião, as Forças Armadas e a Força Nacional de Segurança deveriam assumir sozinhas a segurança do evento. Vivemos sob tempestade quase perfeita, como diria o ministro Rubens Ricupero.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77023
De: Mara Data: Domingo 16/2/2014 20:31:12
Cidade: M. Claros

Mais carros usinas de som no triangulo da impunidade, neste momento. O primeiro, que está com o som nas alturas a mais de uma hora, atraiu os outros. E sempre no mesmo e conhecido lugar. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: