Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°77795
De: PM Data: Sexta 18/4/2014 09:56:03
Cidade: M. Claros

Na rua Daniel Costa, no Jardim São Luiz, na manhã de ontem, 17Abr, por volta das 07h17min, a polícia registrou um roubo à mão armada consumado à residência urbana. Segundo relatos da vítima, um homem de 60 anos, ao abrir a porta da sua residência deparou-se com 03 (três) infratores encapuzados, armados com arma de fogo, que anunciaram o roubo. A vítima, então, gritou para sua esposa a alertando que se tratava de um roubo, momento em que esta se trancou em um dos cômodos da casa e gritou que já havia chamado a polícia, afugentando os infratores que subtraíram apenas a carteira de bolso do seu marido e um aparelho de telefone celular. Um dos infratores, aparentando ser menor de idade, desferiu uma coronhada na cabeça da vítima, momento em que o carregador da arma caiu ao solo, tendo aquela reconhecido que a arma se tratava de uma réplica de pistola. De posse das informações, foi iniciado o rastreamento que continua na busca pela prisão dos responsáveis pelo crime.
***
PM - A Polícia Militar recuperou, em 17Abr, um veículo que foi abandonado na rua Jonas Alves de Almeida, no bairro Major Prates, após ter sido roubado na manhã do mesmo dia, na rua Cristóvão Colombo, no bairro Jardim São Luiz.A ocorrência teve início quando a vítima, um homem de 60 anos, saía de sua residência em seu veículo e foi abordado por 03 (três) infratores encapuzados, sendo que um deles, armado com uma arma de fogo, anunciou o roubo e subtraiu o seu veículo, evadindo em seguida em direção ao bairro Morada do Sol. Iniciou-se, então, intenso rastreamento na busca pela prisão dos infratores, sendo localizado o veículo abandonado no endereço acima mencionado.O veículo foi apreendido e removido para o pátio conveniado. O rastreamento continua na busca pela prisão dos autores deste crime.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77793
De: A. Clube Data: Quinta 17/4/2014 19:50:42
Cidade: M. Claros

Lan house na Praça do Automóvel Clube de Montes Claros acaba de ser assaltada no centro da cidade. Assaltante usava camisa laranja da Prefeitura Municipal de Montes Claros, da Esurb. Entrou de capacete e armado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77792
De: Jeferson Data: Quinta 17/4/2014 11:51:01
Cidade: Montes Claros

A informaçao passada por Fernando (Mural, mensagem 77790) parece que foi extraída do site da BBC londrina, ediçao em português, do dia 20 de maio de 2013, que envio completa. É bom que todos tomem conhecimento. A diferença é que lá há exploração regular de gás. Aqui, na região de Montes Claros, houve, ou ainda há, prospecção de possíveis, e até prováveis campos de gás, isto até recentemente, e em áreas muito próximas de Montes Claros. A partir dessas buscas, houve claramente um aumento dos tremores, na frequência e no volume. Cabe aos especialistas dizer se uma coisa tem ligação com a outra.
Vamos à informação da BBC, um dos serviços noticiosos mais respeitados do mundo:


Causa de tremores, extração de gás provoca dilema na Holanda - Anna Holligan - Da BBC News na Holanda - Atualizado em 20 de maio, 2013 - 11:33 (Brasília) 14:33 GM - O governo da Holanda está sendo pressionado a reduzir a extração de gás no norte da Holanda por causa dos terremotos na região, cada vez mais fortes e frequentes.
O fenômeno é uma maldição para os milhares de habitantes que vivem perto dos campos de gás de Groningen – o maior complexo do tipo na Europa.
Existe um consenso entre todas as partes envolvidas no problema – incluindo as empresas de gás – de que o processo de extração do gás está por trás dos terremotos, mas o país está enriquecendo com a exploração.
Em 2012 o governo holandês faturou cerca de 14 bilhões de euros (R$ 37 bilhões) com os campos de gás de Groningen. Sem essa receita, o deficit da Holanda seria semelhante ao do Chipre (6,3% do PIB), país fortemente atingido pela crise econômica.
"É um estrondo vindo em sua direção, cada vez mais alto", diz Daniella Blanken, que coordena o Groningen Ground Moviment.
"Tudo começa a tremer. E termina com um estrondo, como se um peso enorme tivesse caído sobre a casa. É assustador, realmente assustador."
Daniella nos levou para visitar um bairro novo nos arredores da cidade. É um subúrbio típico holandês, com um canal correndo pelo lado esquerdo da rua. Mas Middelstum é uma das áreas mais atingidas pelos terremotos.
Quantas dessas casas foram afetadas? "Pelo menos 60%, mas as mais antigas sofreram mais", conta Daniella.
Rachaduras
Existem aproximadamente 60 mil casas dentro da zona de terremotos. As empresas de gás estão lidando com cerca de 6.000 reclamações relacionadas a danos.
Mais cedo, na cozinha aconchegante da casa de Daniella, a voz tremeu de emoção para explicar seu desespero: "Queremos que eles coloquem a nossa segurança acima de tudo, mas eles não colocam".
"O governo tem que proteger seus cidadãos", disse ela, fazendo uma pausa antes de acrescentar: "Nós não nos sentimos protegidos".
Estacionamos do lado de fora de uma casa de fazenda enfeitada com flores. Número 13, lar de Klaas Koster e Jannette Schoorl.
Eles chamam a atenção para uma rachadura irregular de cerca de 7cm de largura que atravessa um degrau de concreto e sobe pela parede externa da casa, como se um raio tivesse atingido o imóvel e deixado ali uma marca feia e permanente.
"Os especialistas dizem que esta parte da casa está dizendo adeus," diz Klaas.
Seu tom de voz é jovial, um esforço deliberado para lidar com um problema que os moradores não podem evitar. O piso da sala está claramente afundando. É uma grande preocupação numa região que se encontra quase totalmente abaixo do nível do mar. Esta não é uma região que pode se dar ao luxo de afundar ainda mais.
Também não pode se dar ao luxo de abrir mão do uso de gás. No Parlamento holandês, em Haia, a 200 km de distância, o ministro da Economia, Henk Kamp, explica o porquê: "Quase todas as pessoas aquecem suas casas com o gás de Groningen e cozinham suas refeições com o gás de Groningen".
"É muito importante também para o orçamento do nosso governo."
O governo holandês possui grande participação nos campos de gás. Enquanto há simpatia pelo situação dos moradores, poucos estão dispostos a sacrificar a prosperidade econômica gerada pelo gás de Groningen.
É como colocou o atendente de um estacionamento: "Se os moradores de Groningen não gostam, eles devem se mudar para outro lugar."
Há uma outra razão pela qual o Ministério da Economia rejeitou algumas recomendações científicas para reduzir imediatamente a escala de explorações: contratos.
"Temos contratos de longo prazo com outros países", o ministro admite. "E isso é também um ponto importante para nós."
O governo não conseguiu dar valor exato aos montantes que estão em jogo. O Ministro da Economia disse que estava fazendo um levantamento sobre as possíveis multas para o caso de redução no fornecimento de gás para clientes estrangeiros.
Nada pode ser excluído
O gás em Groningen foi descoberto na década de 1960. Desde então, o governo holandês arrecadou cerca de 250 bilhões de euros na venda deste recurso natural.
Em agosto passado, houve um tremor de magnitude 3,4, maior do que qualquer especialista já havia previsto. Ele minou a confiança dos moradores e obrigou o governo a abrir um inquérito.
"Nós sempre soubemos que terremotos poderiam ocorrer, mas agora não sabemos mais a que magnitude estes podem chegar", diz Chiel Seinen, que representa a empresa petrolífera NAM, que incorpora as empresas Royal Dutch Shell Plc e Exxon Mobil Corp.
Seinen disse que sua empresa mantém um regime de indenizações, e que não há limites para estas. "As pessoas podem contar que nós da NAM iremos compensá-los pelos danos causados pelos tremores de terra", diz ele.
Quando pergunto se Chiel Seinen acredita que vidas possam estar em perigo, ele levanta as sobrancelhas: "Você não pode excluir nada. Se as pessoas estão no lugar errado, na hora errada..."
E esse é o medo das famílias que vivem na região há várias gerações, muito antes das empresas de gás começarem a sacudi-la.
O Groningen Ground Movement considera levar seu caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, usando como base a violação do seu direito básico de viver sem medo.
De volta à fazenda, Klaas Koster serve um chá de erva doce e pega uma pilha de recortes de jornais – contrastando a escala de cobertura nos jornais com o nível de respostas do governo.
Ele e Jannette Schoorl são duas das muitas pessoas que ainda aguardam por algum tipo de compensação. Eles estão cansados de lutar para convencer os especialistas, financiados pela NAM, de que as últimas rachaduras foram causadas pelas extrações.
E Jannette está tendo problemas para dormir: "Nós dormimos debaixo de uma viga. À noite eu penso: e se houver um terremoto e essa viga cair em cima da gente? Espero viver para contar sobre isso".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77791
De: Ivan Data: Quinta 17/4/2014 10:34:23
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Com relação as mensagens informando sobre drones, gostaria de saber qual alcance de comunicação dos rádios transmissores destes, pois a luz que eu avistei ela veio no sentido centro e cortou o Bairro todos os Santos. Sendo assim, penso eu que é difícil controlar um brinquedo a longa distâncias sem ter vista dos mesmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77790
De: Fernando Data: Quinta 17/4/2014 06:38:00
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

"Terremotos provocados por exploração de campos de gás são `pesadelo` para moradores, mas atividade é mina de dinheiro para governo Holandês. O governo da Holanda está sendo pressionado a reduzir a extração de gás no norte da Holanda por causa dos terremotos na região, cada vez mais fortes e frequentes. O fenômeno é uma maldição para os milhares de habitantes que vivem perto dos campos de gás de Groningen - o maior complexo do tipo na Europa. Existe um consenso entre todas as partes envolvidas no problema - incluindo as empresas de gás - de que o processo de extração do gás está por trás dos terremotos, mas o país está enriquecendo com a exploração.Em 2012 o governo holandês faturou cerca de 14 bilhões de euros (R$ 32 milhões) com os campos de gás de Groningen. Sem essa receita, o déficit da Holanda seria semelhante ao do Chipre (6,3%), país fortemente atingido pela crise econômica."

Esse caso não é semelhante ao de Montes Claros??? Depois da vinda de mineradoras para nossa cidade começaram esses tremores, e ninguém sabe afirmar com certeza se é por causa das falhas geológicas. A forma como é feita a exploração de Gás em outros paises reativa essas falhas antigas adormecidas!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77789
De: Estado de Minas Data: Quarta 16/4/2014 14:07:14
Cidade: Belo Horizonte

Juiz de Montes Claros volta a se posicionar contra transferência de Bruno Francisco Lacerda Figueiredo é contrário à transferência do ex-atleta para o município. Magistrado que seu objetivo é colocar fim à superlotação da unidade prisional - Landercy Hemerson - O juiz da Vara de Execuções Penais de Montes Claros, Francisco Lacerda de Figueiredo, se manifestou contrário a nova tratativa dos advogados do goleiro Bruno Fernandes de Souza, de 29 anos, para transferência do detento para o presídio de Montes Claros, no Norte de Minas. Os defensores pediram uma permuta, quando o preso da cidade seria transferido para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, para que o atleta seja levado para lá. O magistrado afirmou, na noite de terça-feira, que seu objetivo é colocar fim à superlotação da unidade prisional, que tem capacidade para 592 internos e abriga atualmente 1.036.
Os advogados do ex-goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, de 29 anos, entregaram na terça-feira ofício na Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) pedindo sua transferência para a penitenciária regional de Montes Claros, no Norte de Minas. O documento destaca que o juiz Wagner Cavallieri, da Vara de Execuções Penais de Contagem, na Grande BH, não se opõe à transferência do atleta. Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato da ex-amante Eliza Samudio, em 2010, com quem teve um filho.
De acordo com o advogado Tiago Lenoir, além do ofício, foi encaminhado ao subsecretário Murilo Andrade cópia de comprovante de endereço de Ingrid Calheiros, atual mulher do ex-jogador, em Montes Claros, e documento que atesta que a penitenciária da cidade matriculou internos em 25 de março, mesmo sob alegação de superlotação. Em 28 de fevereiro, Bruno assinou contrato de cinco anos com o Montes Claros Futebol Clube, equipe que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77788
De: Olímpio Data: Quarta 16/4/2014 10:55:55
Cidade: BH

"Ter 15/04/14 - 13h - Tremor de terra, de 1,8 graus, em Martinho Campos - a 151 km de BH e a 323 de M. Claros"
Com os seguidos tremores sentidos recentemente em M. Claros, e que assustaram novamente a população, é prudente que todos se mantenham informados.
Antigamente, era raro, raríssimo, acontecer alguma tremura em solo brasileiro, mesmo porque é uma vastidão desabitada.
De uns anos a esta parte, mais e mais se ouve falar de tremores. Anteontem, foi um a 150 km de Belo Horizonte. Outro, bem mais perto da capital, aconteceu em fevereiro. Veja o registro, pois parece que os pequenos tremores estão andando:

"Tremores de terra atingem cidades na Grande BH Moradores das cidades de São José da Lapa e Vespasiano sentiram sismos na madrugada e a manhã desta terça-feira 11/02/2014. O tremor mais significativo desta madrugada teve magnitude de 3.2 na escala Richter e aconteceu à 1h57 - Tremores de terra assustaram moradores das cidades de São José da Lapa e Vespasiano, na Grande BH, durante a madrugada e a manhã desta terça-feira. Mesmo não deixando grandes estragos, os sismos mobilizaram equipes das defesas civis e bombeiros. Moradores sentiram paredes e o chão mexendo, sendo o registro mais forte por volta de 2h. Não é a primeira vez que tremores de terra atingem a região. Em 2009 e 2010, também aconteceram abalos, o mais forte deles com magnitude 2.2 na escala Richter".
Portanto, nem só os especialistas, mas todos nós, homens e mulheres de boa vontade, devemos nos interessar pelo que ocorre.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77787
De: Jackeline Data: Terça 15/4/2014 23:56:32
Cidade: Montes Claros/MG

Há dias aqui no bairro São José está um mau cheiro insuportável todas as noites, alguém sabe explicar?_

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77786
De: Helder Veloso Data: Terça 15/4/2014 23:44:57
Cidade: M. Clarps

"No fim da tarde, jornais de BH noticiam que goleiro Bruno, já com parecer favorável à sua transferência para M. Claros, identificou presidiário com quem vai permutar a vaga"

Mais uma vez o MM. Juiz Dr. Francisco Lacerda, da comarca de Montes Claros-MG negou o pedido dos advogados do Bruno, portanto ele não virá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77785
De: Manoel Hygino Data: Terça 15/4/2014 10:04:12
Cidade: Belo Horizonte

A língua espanhola entre nós

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Como numerosas pessoas neste país, comecei cedo na língua espanhola, antes da II Guerra, quando o Inglês se assenhoreou do mundo. Foi um dos efeitos do grande conflito, em que os americanos do Norte se juntaram aos ingleses (e outras nações) para combater Hitler e Mussolini, depois Hiroito.
Cercados por usuários do Espanhol praticamente por todos os lados, o Brasil permaneceu com a língua de Camões, mas assediado de perto por Cervantes. Incursionava-se no espanhol, que tem evidentemente semelhanças com o Português, mais fácil de assimilação do que a língua de Shakespeare.
Editoras argentinas, em determinado período, ofereciam livros a preços mais compatíveis com o bolso brasileiro. Ler ou tentar ler na segunda língua ibérica falada se tornou um hábito. Nesse ínterim, quis o governo facilitar o acesso mediante a introdução do Espanhol no currículo do curso médio.
Foi útil a iniciativa, como se constata pela leitura de “La poesia está en el viento”, publicação bilíngue da Embaixada da Espanha no Brasil, no Projecto Cometa Literária, editada pela Thesaurus, de Brasília. Nasceu uma bela coletânea de poemas em língua espanhola e com rica ornamentação de pintores, de cá e de lá.
As traduções são de Kori Yaane Bolivia Carrasco Dorado e há, ainda, um poema inédito de Luis Garcia Montero.
Comparecem com excelentes textos Begoña Sáez Martinez, Mário F. de Carvalho, Ana Paula Barbosa de Miranda e Antonia Regina Neri de Souza, Alicia Silvestre Miralles, Antônio Miranda, Nicolas Behr, Anderson Braga Horta, João Carlos Taveira, Angélica Torres Lima, José Jeronymo Rivera e Oleg Almeida, autores respeitáveis e a que tanto devem as letras da capital federal.
Eu teria de preencher mais laudas para dizer quais outras pessoas e organizações contribuíram para confeccionar esta joia. Entre aquelas Álvaro Trejo Gabriel Y Gaalán e Álvaro Martínez- Cachero Leseca, conselheiros respectivamente de Cultura e Educação da Embaixada da Espanha.
Ánderson Braga Horta confessa que seu contato primeiro com o idioma irmão vem dos dez anos, aproximadamente, quando também me aventurei no Espanhol, ao descobrir um bem ilustrado volume de “Dom Quixote”, numa estante de livros em minha terra natal. O que, aliás, também dá ideia de como Cervantes chegava ao interior do país.
Depois, fui agregando conhecimento por leituras diversas, em livros de baixo custo, que me acompanharam pelo curso ginasial e colegial, em educandário agostiniano, de padres espanhóis.
Daí para frente, jamais parei, até porque tive de revalidar estudos em Montevidéu, em provas orais e escritas em Espanhol. Aproximei-me de grandes autores, graças ao convívio com o poeta Enrique Romero Arenillas, com quem discutia sobre Pablo Neruda, Lorca e Gabriela Mistral. São tantos! Se, lamentavelmente, nenhum dos mencionados está mais entre nós, a obra permanece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77784
De: O Tempo Data: Terça 15/4/2014 08:42:46
Cidade: Belo Horizonte

Justiça de Contagem dá parecer favorável à transferência de Bruno - Apesar da decisão positiva, transferência está condicionada a transferência entre presos que será avaliada pela justiça de Montes Claros - NATÁLIA OLIVEIRA - A Justiça de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, não se opôs a transferência do goleiro Bruno para Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, segundo divulgação da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta terça-feira (15). No entanto a liberação da transferência está condicionada a decisão da Justiça de Montes Claros que vai avaliar um pedido de permuta dos advogados de defesa de Bruno que chegou ao magistrado nesta terça.
A princípio, o juiz de Montes Claros Francisco Lacerda Figueiredo, afirmou que o Presídio Regional de Montes Claros está superlotado e não tem condições de receber o preso. Os advogados de defesa do goleiro pediram então uma permuta, sendo que Bruno iria para Montes Claros e um detento dessa unidade viria para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, onde Bruno atualmente cumpre sua pena.
O preso já teria sido identificado pelos advogados de defesa do ex-jogador do Flamengo e teria mostrado interesse na troca. O juiz de Montes Claros disse que vai avaliar o pedido de troca e deve dar um parecer na próxima semana.
Nesta terça os advogados de defesa do goleiro entregaram à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) um documento em que o juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner Cavallieri, diz que não se opõe a transferência do jogador. Por meio de nota, a Seds informou que anexou o documento ao processo de pedida de transferência do preso. Ainda segundo a nota da Seds, a transferência depende da liberação da Justiça de Montes Claros.
A transferência visa a volta do jogador para os gramados, já que no último dia 28 de fevereiro, o ex-goleiro do flamengo assinou contrato de cinco anos para ser jogador do Montes Claros Futebol Clube, que disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro.
O goleiro foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato triplamente qualificado da ex-amante Eliza Samudio, com quem teve um filho. O corpo da mulher permanece desaparecido.

Estado de Minas - Transferência de Bruno pode acontecer com vinda de preso de Montes Claros para Contagem - Os advogados do goleiro Bruno Fernandes de Souza fizeram um pedido de permuta à Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) e à Justiça. Documento ainda não tem data para ser analisado - João Henrique do Vale - Bruno assinou um contrato de cinco anos com o Montes Claros Futebol Clube, equipe que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro
Os advogados do goleiro Bruno Fernandes de Souza, de 29 anos, condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato da ex-amante Eliza Samudio, tentam uma nova manobra para transferir o atleta para Montes Claros, no Norte de Minas. Os defensores entraram com um pedido para que seja feita uma permuta, já que o presídio da cidade está superlotado. Com isso, um preso do município viria para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, enquanto o jogador seria transferido para a cadeia do interior
A possibilidade da transferência começou depois que Bruno assinou um contrato de cinco anos com o Montes Claros Futebol Clube, equipe que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro, em 28 de fevereiro. Um pedido foi feito, mas o juiz da Vara de Execuções Penais de Montes Claros, Francisco Lacerda de Figueiredo, se manifestou contrário à transferência do goleiro, alegando que o presídio regional não teria como receber o detento, devido à superlotação.
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou em nota, nesta terça-feira, que os advogados de Bruno anexaram ao processo de transferência um pedido de permuta de presos, que está sob a avaliação da subsecretaria. O preso que seria transferido de Montes Claros já teria sido identificado pelos defensores e mostrado interesse de ir para a Nelson Hungria.
Conforme a Suapi, o processo está sendo analisado e o Judiciário de Montes Claros consultado sobre o caso. Não há previsão para definição sobre a transferência. O documento a Subsecretaria afirma que o juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner Cavalieri, não se opõe à transferência do atleta.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o pedido de permuta foi entregue ao juiz de Montes Claros, que ainda não analisou o documento.
Logo depois que o goleiro assinou contrato com o Montes Claros, várias protestos de moradores da cidade surgiram na internet e ganharam as ruas. Algumas imagens do jogador foram impressas e coladas em paredes de lojas, tapumes e postes, com frases como “As mulheres dizem não a Bruno no Mocão!” Os cartazes são assinados pelo movimento Mulheres do Projeto Popular, que faz parte da organização nacional Levante Popular da Juventude.

Hoje em Dia - Transferência do goleiro Bruno para Montes Claros depende de posição da Seds - Thaís Mota Bruno está preso na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem - O pedido de transferência do goleiro Bruno Fernandes para o Presídio Regional de Montes Claros, no Norte de Minas, está nas mãos da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Nesta terça-feira (15), os advogados Francisco Simim e Thiago Lenoir estiveram junto aos assessores da Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e entregaram um ofício indicando que o juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner Cavallieri, não se opõe à transferência do preso para Montes Claros. A informação foi confirmada pela Seds e pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O pedido de transferência do goleiro já havia sido negado porque o juiz de Montes Claros teria alegado superlotação no presídio do município. Entretanto, a defesa ingressou com um novo pedido, solicitando então a permuta do goleiro Bruno por outro preso que tenha o mesmo perfil do atleta, cumpra regime de pena compatível e aceite a transferência para a Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem.
Em resposta, o juiz de Contagem afirmou, em despacho publicado no dia 21 de março, que não se opunha à transferência, mas que caberia à Seds analisar se há vagas levando-se em conta a oportunidade e conveniência da permuta. Além da posição do magistrado, os advogados do goleiro Bruno levaram à Secretaria de Defesa Social o contrato de aluguel em nome da esposa do atleta, Ingrid Calheiros, e uma cópia do Diário Oficial de Minas Gerais de 25 de março que noticia a matrícula de dois presos no Presídio de Montes Claros. Além disso, a defesa informou sobre o contrato assinado pelo detento em 27 de fevereiro com o Montes Claros Futebol Clube.
"Não há motivos para que o Bruno não seja transferido para Montes Claros. A alegação de que o presídio está superlotado não procede, já que diariamente verificamos a matrícula e transferência de novos presos para a unidade. Todas essas informações são públicas e estão no Diário Oficial. Além disso, com a permuta não estaremos aumentando o número de presos e a transferência dele para Montes Claros vai de encontro a questão da ressocialização, uma vez que estará perto da família, como garante a lei, tem emprego garantido lá", afirmou o advogado Thiago Lenoir.
Ainda segundo a defesa do jogador, o caso está sendo dificultado pelo fato de tratar do goleiro Bruno e pelo destaque que o assassinato de sua ex-amante Eliza Samudio teve na imprensa. "Não estamos pedindo nada que a lei já não garanta a ele e, talvez se o pedido fosse de qualquer outro detento, a transferência já tivesse sido autorizada. Mas por se tratar do goleiro Bruno tem até movimento feminista e vereadores saindo em campanha contra a transferência como se ele estivesse indo pra lá para ser solto e sair na rua matando as pessoas na rua. O Bruno não oferece qualquer risco à população da cidade e aos detentos do presídio de Montes Claros", completou Lenoir.
Bruno Fernandes foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato e sumiço do corpo de sua ex-amante Eliza Samudio, com quem teve um filho. Atualmente, o atleta cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, mas foi contratado por cinco anos para atuar no Montes Claros Futebol Clube e aguarda autorização da Justiça para voltar a jogar. Em nota, a Suapi informou "que todo o processo está sendo analisado, inclusive, com consultas ao Judiciário de Montes Claros. Não há previsão para definição sobre a transferência".

O Tempo - Resposta sobre transferência de goleiro Bruno deve sair nesta terça - Goleiro assinou contrato com o Montes Claros Futebol Clube em fevereiro e advogados tentam transferência dele para cidade; manifestantes se mobilizam em Montes Claros para impedir a chegada do detento - Juliana Baeta - A transferência do goleiro Bruno Fernandes de Souza, 29, para a unidade prisional de Montes Claros, no Norte de Minas, pode ser aprovada nesta terça-feira (15). Sob a justificativa de uma super lotação na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, os advogados do goleiro se reúnem durante a tarde com representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para confirmar ou não a transferência.
No fim de fevereiro deste ano, o goleiro assinou um contrato de cinco anos com o Montes Claros Futebol Clube. O time disputa o o Módulo II, a segunda divisão do Campeonato Mineiro. A possibilidade da ida de Bruno à cidade já causa uma mobilização entre feministas e simpatizantes. O movimento Mulheres do Projeto Popular, da organização nacional Levante Popular da Juventude já se manifestou a respeito.
No início deste mês, o movimento publicou em seu blog uma manifestação de repúdio ao fato de o goleiro jogar no time da cidade. “Não podemos permitir que a opressão de gênero se naturalize e, principalmente, que os agressores desfrutem da impunidade. Com Bruno, assim como com todos os que cometem atos de violência contra mulheres, a lei tem que ser rigorosamente cumprida. A não punição dos agressores contribui para perpetuar a opressão e, logo, impede o avanço da luta pela igualdade de gênero. As mulheres vítimas de violência são reais - suas histórias não podem ser invisibilizadas e seus agressores não podem ficar impunes”, esclarece o movimento.
Sob o lema “Se bate, mata e oprime, não joga no nosso time”, mulheres e simpatizantes do movimento saíram às ruas pregando espalhando cartazes contra a possível chegada do goleiro em Montes Claros. Para o advogado de defesa Francisco Simin, a mobilização não existe. “É só uma meia dúzia de mulheres que está fazendo isso com base em interesses políticos, mas essa vontade não pode ultrapassar os limites da lei”, disse.
Ainda segundo ele, somente após a reunião com a Seds é que haverá uma resposta sobre a ida de Bruno a Montes Claros.
O goleiro foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato triplamente qualificado da ex-amante Eliza Samudio, com quem teve um filho. O corpo da mulher permanece desaparecido.

Estado de Minas - Movimento feminista repudia possível chegada do goleiro Bruno a Montes Claros - Advogados do ex-atleta vão recorrer à Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) para tentar transferência - Landercy Hemerson - Advogados do goleiro Bruno Fernandes de Souza, de 29 anos, vão recorrer hoje à Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) em mais uma tentativa de transferi-lo para Montes Claros, no Norte de Minas. A possibilidade de o ex-atleta ser transferido para a cidade tem sido alvo de manifestações de grupos feministas. Cartazes de protesto foram espalhados em ruas e avenidas da área central. “Se mata, bate e oprime, não joga no nosso time!”, diz um dos impressos, colado na parede de uma loja na Avenida Doutor Veloso, no Centro.
Em 28 de fevereiro, Bruno assinou contrato de cinco anos com o Montes Claros Futebol Clube, equipe que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. O ex-jogador foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato da ex-amante Eliza Samudio, em 2010. O contrato foi levado pelo advogado do goleiro à Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ele cumpre a pena.
“Estamos fazendo tudo dentro da legalidade. Primeiro queremos a transferência de Bruno para a unidade prisional de Montes Claros. Em seguida, vamos discutir na Justiça como se darão as circunstâncias para que ele exerça sua profissão, o que inclui participação nos treinos”, afirmou o advogado Francisco Simin. O defensor disse ainda que não se sente intimidado pela resistência de grupos feministas. “Se são 10 mulheres que não querem, há muitas outras que querem vê-lo jogando. É um direito dele à ressocialização.”
Dias depois que o ex-goleiro assinou o contrato com o Montes Claros, time chamado na região de “o Bicho”, surgiram protestos na internet, que ganharam as ruas da cidades com os impressos colados em paredes de lojas, tapumes e postes, com frases como “As mulheres dizem não a Bruno no Mocão!” Os cartazes são assinados pelo movimento Mulheres do Projeto Popular, que faz parte da organização nacional Levante Popular da Juventude.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77783
De: JAIME PINTO Data: Segunda 14/4/2014 23:25:00
Cidade: MONTES CLAROS

Complementando as informações do Geraldo J. Malveira e do Luiz, as luzes aqui relatadas que tem sido vistas nos céus de Montes Claros são realmente Drones controlados por controle remoto. Tenho diversos amigos que possuem este brinquedo. Eles existem em diversos formatos e tamanhos (redondos. ovais, estrela, etc) e com luzes nas mais diversas cores e com brilho muito forte. Voar a noite é mais interessante pois o efeito luminoso é espetacular. É possível comprar sob encomenda até mesmo no Shopping Popular com preços que vão a partir de 500,00 até 4.000,00 com câmera e filmadora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77782
De: Polícia Militar Data: Segunda 14/4/2014 09:07:14
Cidade: Montes Claros

Em Montes Claros, no início da noite de ontem, por volta das 18h20min, na Avenida Perimetral II, no bairro Vilage do Lago II, segundo a vítima, um homem de 45 anos, havia saído de casa juntamente com seu filho de 14 anos quando percebeu que havia uma motocicleta que os estava seguindo. Ao notar que um dos ocupantes estava armado, seu filho encolheu-se, no intuito de se proteger, quando um dos infratores efetuou um disparo que atingiu a vítima nas costas, lado esquerdo, momento em que ela e o filho caíram ao solo e, neste instante os infratores efetuaram outro disparo, porém sem atingi-los. O SAMU compareceu ao local e prestou os primeiros atendimentos, conduzindo a vítima ao HPS. O rastreamento teve início e continua na busca ela prisão dos infratores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77781
De: Manoel Hygino Data: Segunda 14/4/2014 09:23:53
Cidade: Belo Horizonte

A insegurança generalizada

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Não há interesse em combater a corrupção, como se demonstra, à suficiência, com o caso Petrobras. Partidos, grupos e políticos obstam a que se averiguem os fatos denunciados, sob argumento de que integrantes de outras agremiações também cometeram delitos semelhantes, em outras ocasiões. Na troca de acusações e levantamento de suspeitas, num país em que crimes contra o patrimônio e o erário são recebidos como naturais, tudo parece cingir-se ao âmbito da troca de farpas e imputações.
Pode-se afirmar que, em um cenário ampliado, nada se faz, nem se pretende fazer, para aclarar falcatruas e apontar seus autores, sendo o Mensalão um episódio singular no reino da impunidade. Nem pode sair nas ruas de Brasília o presidente do Supremo e relator da matéria, apupado, xingado pelos comparsas dos malfeitores, por motivos perfeitamente compreensíveis.
Nãos nos acostumamos a prender e punir os responsáveis por crimes praticados por organizações criminosas ou pessoas envolvidas nos delitos.
Milhões de reais rolaram por aí e beneficiaram os agentes políticos, que dispõem de bens não adquiríveis no mero exercício da profissão. Têm luxuosos carros blindados importados, iates, palacetes e tudo mais quanto o permita, no Brasil ou no exterior, o dinheiro ilícito.
Corrupção é problema comum a todos os países. Mas nas grandes potências, nos ricos, ela atinge os contingentes mais favorecidos. Aqui, a despeito das fantasias de riqueza, incrementada pela publicidade governamental, procurando dar impressão de que muito temos, a situação é diversa. Mais sofrem os que já têm pouco ou nada e são coagidos a “contribuir”, como se fora facultativo.
Pratica-se crime contra direitos humanos, quando se avança sobre o Tesouro, porque para lá caminham todos os impostos. Ou deveriam caminhar, porque há desvios. A carga tributária entre nós é uma extorsão, porque extraída, em grande parte, de segmentos sofridos, que constituem a grande maioria da população.
O escândalo Petrobras poderia ser um marco na história do Brasil. Temos de convir com o juiz Isaías Caldeira quando diz que as leis penais já não feitas sob o influxo inteligente dos juristas, mas impostas pela força e barulho de militantes políticos, com óbvias exceções.
O caso Petrobras é uma violência contra o povo deste país, além daqueles outros crimes de que somos incessantemente vítimas em nosso cotidiano, nas vias públicas, nos lares, à porta das faculdades. O clima é de insegurança generalizada, pelo que se vê.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77780
De: Rafael Data: Segunda 14/4/2014 08:20:55
Cidade: Montes Claros

Eu também avistei um objeto luminoso no ceu,no inicio da noite de quinta feira dia 10/04 muito parecido com uma estrela, que se movimentava muito rapido em apenas um sentido e que parou duas vezes.Acho muito dificil que tenha sido o drone citado pelo Sr. Geraldo na mensagem 77775, pois estava muito alto, parecia muito uma estrela, e percorreu uma distancia muito grande em poucos segundos, desaparecendo no horizonte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77779
De: Alberto Sena Data: Segunda 14/4/2014 08:17:05
Cidade: Grão Mogol

(...) Com isso se quer dizer que se corremos o risco de ficarmos sem água pra beber – o São Francisco está seco na altura de Pirapora – não é por falta de alertas e denúncias, como foi dito acima. A culpa está em cada um de nós e principalmente das autoridades constituídas, que se curvam ao poder econômico e até ajudam a poluir os rios com esgoto urbano in natura. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77777
De: Paulo Data: Domingo 13/4/2014 15:44:52
Cidade: M. Claros

Luto no rádio mineiro. Morreu Landulpho Silveira Sobrinho, advogado, diretor de rádios em Poços de Caldas e tabelião de protestos. Tinha 78 anos. Nasceu em Joaíma, mas há muitos anos estava radicado em Poços, de onde também dirigia TV educativa em Pouso Alegre. Era diretor da Associação Mineira de Rádio e TV e notável e apaixonado radiodifusor mineiro. Morreu dormindo em seu apartamento, em Poços. Tinha amigos e vinha com frequência a M. Claros. A vivacidade e uma incomum alegria de viver o destacavam, desde sempre.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77776
De: marcio Data: Domingo 13/4/2014 11:55:18
Cidade: Mg  País: brasil

avistei um objeto no ceu de montes claros na madrugada de sábado as 3 da manha era muito grane o objeto do ponto em que eu estava dava pra calcular até o tamanho do tamanho de uma bola de futebol muito louco

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77775
De: Geraldo J. Malveira Data: Domingo 13/4/2014 11:28:36
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Vi aqui neste mural alguns relatos de pessoas espantadas com objetos voadores iluminados sobrevoando em algumas regiões da cidade. Nada de alarmente. Podem ficar tranquilos. Não se trata de OVNIS e muito menos de qualquer situação sobrenatural que indique o fim do mundo. É o início de uma nova moda de lazer para o momento acessível às pessoas que gostam de diversão com equipamentos eletrônicos. Até então somente se conheciam os aeromodelos, uma diversão caríssima e, portanto, pouco acessível. Agora estamos diante da possibilidade da diversão com os drones, que são objetos eletrônicos controlados à distância por controle remoto a partir de uma radiofrequência segura. Eles podem fazer movimentos horizontais e verticais. Podem funcionar com motores alimentados por baterias e, portanto, não precisam emitir poluição e/ou barulho. São facilmente adquiridos, tanto a preços baixos como também via internet. Tive o privilégio de aderir a esta recente modalidade de diversão e vi que muitas pessoas estão interessadas também. Não posso dizer que as luzes vistas foram do equipamento que adquiri pois no momento anunciado o meu estava guardado, mas o que posso dizer é que isto será uma rotina nos céus de Montes Claros, inclusive em locais de maior escuridão, pois à noite podem também serem monitorados com segurança e "adrenalina". Portanto, povo de Montes Claros, não façam como fizeram nossos antepassados quando viram o sobrevoo do primeiro avião, barulhento, que parecia anunciar o fim dos tempos. Este nosso lazer não tem nenhuma relação com os tremores de terra, é bom que se diga!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77774
De: Luiz Data: Domingo 13/4/2014 10:30:14
Cidade: Montes Claros

Pessoal, esses objetos luminosos que o pessoal esta relatando aqui no mural, são aqueles aviões ou helicóptero de controle remoto. Aqui perto da minha casa tem um pessoal que tem um desses, e tem umas luzes neles, geralmente eles estão sobrevoando entre as 6 e 7 horas da noite aqui no bairro Morada do parque/Morada da serra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77773
De: Eugênio Data: Domingo 13/4/2014 08:34:03
Cidade: Montes Claros

Também vi o objeto citado na mensagem nº 77765. Era um objeto luminoso que voava mais rápido que um avião, porém não emitia som e nem piscava as luzes como os aviões. Ele cruzou o céu, piscou algumas vezes e desapareceu no horizonte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77772
De: thiago Data: Sábado 12/4/2014 23:25:46
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

madrugada do dia 12 avistei um objeto luminoso no ceu por volta das 3 da manha, parecia uma estrela com um foco de luz muito forte, se movimentava subindo e descendo mudando de cor e ficando mais proximo do solo e com uma velocidade diferente de qualquer aeronave, engraçado sempre que ten Catástrofes naturais se ve noticias de ovnis nos locais.. mais um misterio pra moc city

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77771
De: rubens Data: Sábado 12/4/2014 20:05:54
Cidade: montes claros

(...).Estava no centro e varias pessoas viram, algumas ate se assustaram.O objeto voava a velocidade impressionante e as vezes parava, tinha um brilho forte semelhante a uma estrela.Foi mesmo um pouco assustador.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77770
De: Marly Data: Sábado 12/4/2014 15:50:23
Cidade: M. Claros

Ha cerca de 7 anos, ainda na administração Athos Avelino, quando existia e funcionava uma Secretaria do Meio Ambiente, foi possível um termo de ajustamento para cessar o barulho de boate localizada no trevo do aeroporto, Boate que se instalou irregularmente em área pública, desde outros tempos, pois o terreno fica em faixa de dominio, não é particular, nao pode ser transferido. Para cessar o barulho, foi decisiva a sempre honrada atuação do Ministério Público. Lembro isto para dizer que lei e autoridades, acordo e tudo o mais estão sendo ignorados por barulho que novamente ameaça reocupar o lugar impróprio, nas proximidades de zona estritamente residencial.Agora mesmo, há uma banda barulhenta impedindo o nosso descanso, neste sábado, depois de uma semana desgastante, com tremores de terra e tudo mais. Não vamos desistir de lutar, para que as leis sejam cumpridas. Apelamos a todas as autoridades - Ministério Publico, PM, prefeitura, todos. ,

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77769
De: Hoje em Dia Data: Sábado 12/4/2014 07:20:47
Cidade: Belo Horizonte

Terremoto "catastrófico" em Montes Claros é descartado por estudiosos - Fábio Marçal - Durante coletiva realizada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os especialistas tiraram as dúvidas e esclareceram a população sobre os tremores de terra ocorridos recentemente na cidade. Os mais fortes foram de magnitudes de 3,8 e 3,9 na escala Richter. Segundo o professor Lucas Vieira, não é adequado chamar os tremores ocorridos no município de terremotos. Ele prefere o termo “abalos sísmicos” e acredita que é mais correto chamar de terremotos apenas os tremores mais fortes, com magnitudes acima de 7 graus, como o que atingiu recentemente o Chile (8.2 graus). “Não existe possibilidade de um terremoto catastrófico, de 7 ou 8 graus”, explicou. Porém, Vieira afirmou que tremores mais fortes do que os já registrados são possíveis e, por isso, é necessário intensificar as pesquisas. Para isso, foi anunciado a instalação de mais cinco sismógrafos em Montes Claros. O monitoramento da atividade sismológica na cidade é feito por meio da ação conjunta da UnB, USP (Universidade de São Paulo) e Unimontes, sendo que, nesta última, será implantado um núcleo de estudos sobre Sismologia. O professor Vieira também explicou que a falha ativa responsável por causar os tremores já foi identificada, tem dois quilômetros de extensão e profundidade que varia entre 500 metros e dois quilômetros, na região da Vila Atlântida, lado Noroeste. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb), o professor Expedito José Ferreira, coordenador do CECS (Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido Mineiro) da Unimontes, o major Gouveia, comandante do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, o secretário municipal de Defesa Social, Franklin de Paula Silveira, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mattson Malveira, também participaram da coletiva.

O Tempo - Estudiosos descartam terremoto de grandes proporções em Montes Claros – Camila Kifer - A possibilidade de haver um terremoto, que chegue a 7 graus de magnitude na escala Richter, em Montes Claros, no Norte de Minas, é descartada por estudiosos. Porém, há possibilidade de abalos sísmicos de maiores intensidades na região. Para tentar estudar o fenômeno, mais cinco sismógrafos serão instalados no município, que se juntarão aos três existentes. Nessa quinta-feira (10), especialistas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizaram uma coletiva de imprensa para acalmar a população em relação aos constantes abalos sísmicos que acontecem na cidade. O pronunciamento aconteceu quatro dias após o registro de quatro tremores em menos de 24 horas. Deivison Ferreira, de 25 anos, operador de caixa em farmácia, recebeu o anúncio da instalação dos sismógrafos com desconfiança. “Continuamos preocupados mesmo com essa informação. Porque esse aparelho que anunciaram já existe na cidade a até hoje não fomos avisados antes do tremor de terra”, declara. O professor Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb) explicou que os estudos em relação ao fenômeno estão sendo através da ação conjunta da UnB, Universidade de São Paulo (USP) e Unimontes, sendo que nesta última será implantado um núcleo de estudos sobre sismologia.Barros esclareceu também que a falha ativa responsável por causar os tremores já foi identificada. Com dois quilômetros de extensão, a falha está em uma profundidade que varia entre 500 metros e dois quilômetros, e está na região da Vila Atlântida, Noroeste da cidade. Ele reafirmou que os tremores não podem ser previstos nem evitados, mas destacou a importância de que a população se prepare para eles. “É necessário ficar em alerta já que esse fenômeno acontece constantemente em Montes Claros. Esta é uma das regiões sísmicas mais bem estudadas e estamos monitorando”, afirmou. Participaram da coletiva também o professor Expedito José Ferreira, coordenador do CECS (Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido Mineiro) da Unimontes, o major Gouveia, comandante do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, o secretário municipal de Defesa Social, Franklin de Paula Silveira, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mattson Malveira.
Últimos abalos
No domingo, os tremores chegaram a 4.2. Houve queda de luz, rachaduras em imóveis e uma adolescente ficou levemente ferida após ser atingida pelo reboco que caiu do teto de sua casa, que teve que ser interditada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77768
De: PM Data: Sábado 12/4/2014 07:51:32
Cidade: Belo Horizonte

Policiais Militares compareceram ontem, 11, por volta das 17h47, na Av. Leonel Beirão de Jesus, Bairro Dr. João Alves, segundo testemunhas, a vítima L. C. P. S., 31 anos, doente mental, possui várias passagens, entrou em atrito verbal com o indivíduo B. R. N., 19 anos, também possui passagens; que L. C., armado com um pedaço de pau, correu atrás de B. R., que evadiu; que, momentos após, retornou numa motocicleta Honda Titan, cor prata, armado com um revólver. Neste momento um policial militar, de folga e em trajes civis, em seu veículo particular, presenciou quando o indivíduo desceu da motocicleta e caminhou em direção a vitima, de arma em punho, tendo a vitima corrido; no momento que o indivíduo iria efetuar os disparos, o policial militar sacou a arma de sua propriedade, identificou-se como policial militar e determinou,em alto e bom som, que o indivíduo largasse a arma e deitasse no solo. O indivíduo não obedeceu a ordem, apontando a arma em direção ao policial militar, o qual, em virtude da injusta agressão, efetuou um disparo contra o indivíduo que caiu ao solo. O indivíduo foi socorrido por equipe do SAMU ao HPS onde foi medicado e liberado, sendo, em seguida, preso em flagrante e arma, revólver Smith & Wesson, calibre .38, com a numeração ilegível, municiado com 06 (seis) cartuchos intactos, apreendido. A arma utilizada pelo policial militar foi recolhida para ser periciada e o policial militar conduzido ao 10º BPM para adoção de providências de Polícia Judiciária.

O Tempo - Jovem que ameaçava outro é baleado por policial em Montes Claros - Camila Kifer - Atirei para evitar que o suspeito matasse o outro. Foi essa a justificativa do policial militar que atingiu um jovem com um tiro na barriga durante a tarde desta sexta-feira (11), em Montes Claros, no Norte de Minas.O militar relatou em depoimento que passava pela avenida Lago Tucuruí, no bairro Doutor João Alves, quando viu um jovem apontando uma arma para outro. A pessoa que estava sendo ameaçada possuí problemas mentais e não conseguia reagir a ameaça.O policial ainda relatou que pediu para que o suspeito abaixasse a arma mas ele não obedeceu e ele acabou atirando. A vítima foi levada para o Hospital de Santa Casa da cidade, medicada e levada para a Delegacia de Plantão do município.O militar e o outro envolvido na confusão também foram conduzidos para prestar depoimento. As armas do militar e do suspeito foram recolhidas. O motivo do conflito não foi esclarecido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77767
De: PM Data: Sábado 12/4/2014 10:09:34
Cidade: Montes Claros

Policiais Militares compareceram ontem, 11, por volta das 22h30min, na Rua Madre Tereza, Bairro Santa Rafaela, onde, segundo motorista da empresa Princesa do Norte, linha 6404, quando transitava pelo local, 02 (dois) indivíduos numa motocicleta, interceptaram o coletivo, determinaram-no que descesse juntamente com a cobradora, tendo um deles, simulando estar armado, os obrigaram a ficar de costas, informaram que só queriam o ônibus, devido algumas mortes; que em seguida, jogaram um líquido inflamável no coletivo e atearam fogo e após evadiram; que utilizando extintor de incêndio conseguiu apagar o fogo. O veículo teve pequenos danos nas partes plásticas dianteira do coletivo. A polícia Militar, em rastreamento, busca mais informações que possam levar a identificação, localização e prisão dos indivíduos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77766
De: Rodrigo Data: Sexta 11/4/2014 21:52:43
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Pensei que o estrondo sentido hoje não era tremor,até ver aqui na página os relatos,até quando isso vai continuar?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77765
De: Ivan Data: Sexta 11/4/2014 18:22:44
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Alguém também viu um objeto luminoso (laranjado)às 17:15 mais ou menos, que cortou o céu e às vezes pairava abaixo das nuvens em nossa cidade? Eu estava no bairro todos os Santos no momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77764
De: Inacinho Data: Sexta 11/4/2014 12:37:08
Cidade: Montes Claros

Por pouco nao seria uma tragedia para os vizinhos da chacara da transnorte no bairro Santo Inacio, com a queima de Bus velhos que foram jogados para os pernilongos e assim começar a epidemia de dengue em Montes Claros, e lembrando que os Bus foram jogados por lá depois da compra da (...) pela empresa de BH (...). O Bombeiros nao foram avisados dessa tragedia anunciada????

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77763
De: moradora Data: Sexta 11/4/2014 17:42:08
Cidade: francisco sá

Correios da cidade de Francisco sá foi assaltada no final da tarde dessa sexta-feira, policiais estão perseguindo os bandidos.Deus nos proteja de tanta violência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77762
De: Ana Paula Data: Sexta 11/4/2014 17:27:20
Cidade: Montes Claros

Dois leves tremores hoje a tarde, no Santa Rita

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77761
De: Marcelo Andrade Data: Sexta 11/4/2014 17:18:50
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A terra tremeu aqui no bairro Vera Cruz, de leve mais foi perceptível

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77760
De: brejeiro Data: Sexta 11/4/2014 17:16:29
Cidade: Francisco sá  País: brasil

Acaba de ser assaltada a agencia dos Correios,no centro de FRACISCO SA...Individuo fugiu a pé por uns 200 metros indo ate o encontro do seu comparsa..Ambos fugiram numa moto preta XRE300,com sentido a Montes Claros..Helicoptero da polcia militar sobrevoa a cidade em busca dos marginais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77759
De: Joana Data: Sexta 11/4/2014 17:14:04
Cidade: montes Claros

Leve tremor no Edgar pereira... as 17:00

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77758
De: karla Data: Sexta 11/4/2014 17:05:50
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Leve tremor aqui no São Geraldo 17:00.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77757
De: Tiago Data: Sexta 11/4/2014 17:02:10
Cidade: Montes Claros

Segundo tremor, bem de leve, no dia, sentido agora às 17:00h no bairro vargem grande.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77756
De: Moradora Data: Sexta 11/4/2014 16:13:18
Cidade: Montes Claros

Também sentimos um leve tremor às 15:50 no Universitário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77755
De: Miguel Data: Sexta 11/4/2014 16:13:07
Cidade: Montes Claros

Tremor com duração de 10 seg aqui no Vila Mauric.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77754
De: Márcia Data: Sexta 11/4/2014 15:59:16
Cidade: Montes Claros

Leve tremor agora aqui no Distrito Industrial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77753
De: Moradora JK Data: Sexta 11/4/2014 15:58:30
Cidade: Montes Claros/MG

Alguém mais sentiu um leve tremor agora às 15:50?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77752
De: Polícia Militar Data: Sexta 11/4/2014 13:28:12
Cidade: Montes Claros

Em 10Abr14 - Quinta-feira, por volta das 20h30min, a Polícia Militar, através do 50º BPM foi acionada para comparecer à Rua Galileia, n° 820, bairro Santo Inácio, (sítio da empresa de ônibus TRANSNORTE), local onde estava ocorrendo um incêndio em vários ônibus, os quais já estariam em desuso e estacionados no local. De acordo com testemunhas, antes do incêndio foram vistos deslocando próximo ao sítio já referido, cerca de 08 (oito) indivíduos suspeitos, aparentando serem menores de idade e que estavam com camisa sobre a cabeça.
De acordo com informações do Boletim de Ocorrências do Bombeiro Militar, 47 (quarenta e sete) ônibus foram queimados. NFoi constatado pela PM que o local onde os veículos estavam estacionados não
existia nenhum sistema de segurança, sendo que alguns já se encontravam depredados. Os comentários de que o incêndio ocorreu em represália à morte de duas pessoas ocorrida na data de 10Abr14, no bairro Vila Telma não foram confirmadas, entretanto essa hipótese ainda não foi descartada. Levantamentos estão sendo realizados com o objetivo de esclarecer tais comentários. Os proprietários da empresa ainda não procuraram a PM para o registro do Boletim de Ocorrência. Atenciosamente, Francisco Nunes de Lima, Maj PM Sub Cmt do 50º BPM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77751
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 11/4/2014 12:38:25
Cidade: Montes Claros-MG

Sobre os Terremoc’s.
Ontem 10/04 em uma coletiva de imprensa o Professor e sismólogo da UnB Lucas Barros, Prof. Expedito J. Ferreira, os Coordenadores da Defesa Civil de Montes Claros – Coronel Franklin Silveira e Mattson Malveira - Major Waldeci Gouveia do Corpo de Bombeiro e a representante do Prefeito Ruy Muniz, Dra. Tânia Raquel de Queiroz Muniz reuniram para esclarecer e também tirar duvidas entre as partes sobre os constantes tremores em Montes Claros.
Foram inúmeras perguntas; as primeiras direcionadas ao Prof. Lucas Barros. Foram elas:
Sobre a desativação precipitada dos sismógrafos – se as atividades lesivas ao meio ambiente como: exploração do calcário pelas mineradoras – a super exploração das águas subterrâneas – a prospecção e exploração do gás natural e sobre o repasse dos dados aos órgãos e imprensa.
Sobre a primeira pergunta, respondeu que a desativação dos sismógrafos se deu devido ao custo da operação. - “como todos sabem, os órgãos nem sempre tem recurso suficiente; agora mesmo só eu sei como foi possível minha vinda aqui”- diz o Prof. Lucas. Porém, citou que o município comprometeu comprar 02 sismógrafos, que irão aperfeiçoar muito no monitoramento dos abalos.
Quanto às intervenções do homem na região, foi categórico em responder que, todas as atividades citadas deixam a terra “estressada” e frágil, consequentemente propiciadoras a provocar abalos significantes. Mas, por diversas vezes insistiu em afirmar que os abalos não são provocados pelas pedreiras (mineradoras). Perguntado sobre a coincidência da falha geológica está ativada justamente entre as mineradoras. Diz ser mera coincidência. (...)
Com relação aos dados a serem repassados à imprensa, defesa civil e bombeiros. Respondeu que, devido à dificuldade da logística (falta envio on line) a demora é normal, mas, doravante tudo tende a melhorar com as instalações de novos sismógrafos, inclusive os dados irão determinar a verdadeira extensão e profundidade da falha - até agora incógnitas.
Deu uma aula sobre os movimentos da falha, especificamente sobre as possíveis pressões tectônicas, salientou e prometeu que em 30 dias com os dados já coletados será possível dar uma resposta a sociedade mais precisa, inclusive já com um Mapa de Risco para que a população, as autoridades, os sismólogos da UnB e o CREA sejam subsidiados nas orientações e reforços das casas mais desprovidas de segurança em caso de sismos.
Durante toda a entrevista o Prof. Barros não descartou um ou mais abalos com intensidade de 5.0 ou 5.5 graus, mas, tranqüilizou, nenhum deles será “catastrófico”. Salientou o desejo de levantar todo o histórico dos abalos em Montes Claros para melhores conclusões.
O Prof. Expedito J. Ferreira falou com entusiasmo sobre a atuação da Unimontes neste monitoramento, enalteceu a competência dos profissionais da UNB, Unimontes e da USP, corroborou as palavras do Prof. Lucas Barros acerca dos repasses dos dados, dizendo que, por força do convênio a Unimontes não pode passar informações direta a imprensa, mas, os relatórios UNB estão a disposição da Imprensa no laboratório.
Com veemência o Prof. Expedito acredita que em pouco tempo a Unimontes será referência nacional em sismologia, como as co-irmãs USP e a UNB.
A representante do prefeito Raquel Queiroz Muniz, reafirmou a compra dos sismógrafos pelo município. Mostrou sua preocupação quanto aos novos abalos, ressaltando alguns acontecimentos durante os abalos. Comentou que no Bairro Ibituruna as casas são resistentes, porém, algumas casas tiveram seus os lustres desprendendo do teto, deixando moradores preocupados e que um pouco longe dali, no Jardim Palmeiras reboco do teto desprendeu ferindo uma moradora.
O Major Valdecir Gouveia conforme suas palavras solicitou à imprensa que procure agir com resiliência, pois, os acontecimentos estão trazendo pânico a população e que a forma de levar a informação tem que ser tranqüilizadora e não de alarde.
Citou que no Domingo (06/04) dos abalos a corporação agiu dentro dos limites e ficou de prontidão a todos os momentos para socorrer a população.
Perguntado sobre a possibilidade da corporação numa parceria com a Defesa Civil elaborarem Planos de Abandono de Local especifico para cada lugar de grandes concentrações de pessoas, como: Colégios, Faculdades, shoppings e outros. Afirmou que é impossível. “Cabe a cada instituição elaborar o seu Plano” - diz Gouveia.
(*) José Ponciano Neto é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES-MG

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77750
De: O Tempo Data: Sexta 11/4/2014 11:11:38
Cidade: BH

Incêndio atinge garagem e destrói 43 ônibus em Montes Claros Chamas começaram na noite dessa quinta-feira; segundo os bombeiros, não houve feridos -Bruna Carmona - Um incêndio de grande proporção atingiu uma garagem de ônibus no bairro Santo Inácio, em Montes Claros, no Norte do Estado, na noite dessa quinta-feira (10). As chamas destruíram 43 dos 47 veículos que estavam estacionados no local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 20h30. Foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciar o combate às chamas e militares que estavam de folga foram acionados.
Durante os trabalhos, que duraram cerca de quatro horas, o comando dos bombeiros decidiu retirar moradores de casas do entorno devido ao forte vento que levava grande quantidade de calor e fuligem para a região. Também foi realizado um aceiro na lateral do estacionamento, para evitar que o fogo se propagasse para um matagal localizado ao lado do terreno. Foram utilizados 80 mil litros de água para controlar o incêndio. Não houve feridos.
A garagem da empresa Transnorte abrigava ônibus que não estavam mais rodando. Por isso, os veículos estavam sem bateria e sem as chaves, o que impossibilitou a retirada dos carros do pátio. A perícia foi acionada para ajudar na identificação das causas do incêndio. Polícia Militar (PM) e Defesa Civil também estiveram no local para avaliar os estragos.
A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a diretoria da Transnorte e foi informada de que a pessoa que poderia falar em nome da empresa está participando de treinamento em Belo Horizonte e só poderá falar na segunda-feira (14).

Hoje em Dia - Um incêndio de causa desconhecida atingiu o pátio da empresa Transnorte Transporte e Turismo, em Montes Claros, região do Norte de Minas, na noite de quinta-feira (10). As chamas atingiram pelo menos 47 ônibus, sendo que vários deles ficaram totalmente destruídos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram usados aproximadamente 80 mil litros de água para controlar o fogo, que só foi combatido após quatro horas de trabalho. Por causa do incêndio e do risco de explosão, devido a grande quantidade de combustível dos veículos, os moradores da região tiveram que deixar suas casas. Toda a área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.
O pátio da Transnorte fica em uma chácara urbana, cercada apenas de arame, na rua Galineia, número 757, no bairro Santa Inácio. Ninguém se feriu na ocorrência. A Polícia Civil investiga o caso. Os ônibus queimados haviam sido retirados de circulação pela empresa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77749
De: Lucy Data: Sexta 11/4/2014 10:42:38
Cidade: M/Claros

"Sismógrafos vão tentar revelar tamanho da falha que causa tremores no Norte de MG"
Esta história de sismógrafos - que vêm, que vão ser instalados, que monitorarão...é uma história antiga, velha, cansada, de muitos anos. Renasce toda vez que a população sofre com novos tremores. Aí, repetem a histórias dos sismógrafos... Quando outro abalo surge, aí ficamos sabendo que os tais sismógrafos, se chegaram (chegaram mesmo?), estão encostados em algum canto, esperando uma nebulosa autorização de algum órgão do meio ambiente etc., como informou o jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Aí, novas promessas...desculpas e...nada, nunca.(...) Estão brincando com o medo que invade nossas casas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77748
De: Gersier Data: Sexta 11/4/2014 10:17:15
Cidade: Montes Claros

Que país é esse?(Renato Russo) “O militar que efetuou os disparos foi preso em flagrante delito, ...Foi feita apreensão da arma usada pelo PM no crime.” Crime? O policial esqueceu que atualmente no Brasil, só quem tem permissão para “barbarizar” e até matar e sem pestanejar,são os marginais,sejam eles menores ou não. Segundo os defensores desses (...),um agente da lei tem que abordar os (....) com um ramalhete de flores na mão e nunca com armas em punho. As tais autoridades negam o direito de nos defendermos porque elas e os seus parentes estão sempre protegidos por seguranças armados e pagos com o suor do nosso trabalho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77747
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 11/4/2014 10:00:16
Cidade: Montes Claros

Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção garagem de ônibus - Foram necessários 80 mil litros de água para controlar o incêndio - Por volta das 20h30 da noite da última Quinta-feira (10), Bombeiros do 7º Batalhão em Montes Claros, região Norte de Minas Gerais, foram acionados na Rua Galileia do Bairro Santo Inácio, devido a um Incêndio de grande proporção em uma garagem com 47 ônibus de uma empresa de ônibus intermunicipal da cidade. Quando as primeiras viaturas de combate a incêndio chegaram ao local, vários ônibus já se encontravam queimados. Devido à grandiosidade do fato, foram acionados vários bombeiros que se encontrava de folga e foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) com a presença do Comandante do Batalhão de Bombeiros e outros oficiais para traçarem as estratégias de combate ao fogo e gerenciarem as ações. Durante os trabalhos um forte vento levava grande quantidade de caloria e fuligem para próximo às casas vizinhas, colocando em risco os moradores. Sendo assim, o comando de bombeiros decidiu retirar os moradores de suas residências, levando-os para um local seguro. Também foi realizado um aceiro na lateral do estacionamento, para evitar que o fogo se propagasse para um matagal localizado ao lado do terreno. Dentro do estudo da situação e devido à proporção das chamas, os bombeiros adotam a Tática do Isolamento, no qual visa a impedir a propagação de calor e fogo para outros locais da vizinhança. Dois caminhões Pipa da COPASA, auxiliavam e abasteciam os caminhões do Corpo de Bombeiros durante o combate. Mesmo com grande efetivo de bombeiros e grande quantidade de água empregada nos trabalhos, vários ônibus foram completamente queimados, devido à proximidade dos mesmos, rápida combustão e pelo fato que os veículos encontravam-se sem as chaves e baterias, impedindo a retirada. Dos 47 veículos, somente 04 não foram danificados. Ao final de 04 horas de trabalho e após o rescaldo para evitar reignição, os bombeiros controlaram o incêndio. Foram gastos 80 mil litros de água. Além de 02 viaturas de combate a incêndio e 02 caminhões Pipa da COPASA, foram utilizadas pelos bombeiros 04 viaturas de Salvamento, 01 Unidade de Resgate, além de outras 02 viaturas e todo um aparato técnico com 35 bombeiros. Além dos bombeiros, compareceu ao local a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Perícia da Polícia Civil que investigará as causas do incêndio que até então são desconhecidas. Não houve registro de vítimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77746
De: Estado de Minas Data: Sexta 11/4/2014 07:59:37
Cidade: Belo Horizonte

Sismógrafos vão tentar revelar tamanho da falha que causa tremores no Norte de MG - Luiz Ribeiro - Os constantes tremores de terra em Montes Claros, no Norte de Minas, serão alvos de estudos mais aprofundados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia (UnB), que já mantém um sismógrafo na região e quer verificar a real extensão da falha geológica existente no município, apontada como causa dos abalos sísmicos que têm levado preocupação aos moradores. Um grupo de estudiosos da UnB, coordenados pelo chefe do Observatório Sismológico, Lucas Vieira Barros, instalou cinco sismógrafos na região, de acordo com o que foi informado ontem pelos técnicos. Os abalos mais recentes, registrados desde o domingo, fizeram com que a equipe tomasse essa decisão. Em sete dias, foram verificados sete tremores, sendo que cinco somente no domingo. Em decorrência do mais forte deles, de 3.9 graus de magnitude, o reboco de uma casa caiu e feriu levemente uma adolescente de 13 anos. O fenômeno atingiu uma subestação da Cemig e, por 45 minutos, ficaram sem o fornecimento de energia 90 mil domicílios – 70 mil em outras duas cidades da região (Coração de Jesus e Grão Mogol). A equipe da UnB, que permanece na cidade até domingo, informou que os cinco aparelhos trazidos por ela foram instalados próximo aos epicentros dos tremores. Com os três sismógrafos já operados pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pela UnB, agora são oito equipamentos usados para analisar os abalos sísmicos na área. Até então, o tremor de maior intensidade registrado em Montes Claros foi de 4.2 graus, ocorrido em 19 de maio de 2012 e que provocou danos em 60 casas, das quais oito foram interditadas pela Defesa Civil. Estudos realizados pela UnB e pela Universidade de São Paulo (USP) identificaram que a falha geológica próximo à área urbana de Montes Claros tem três quilômetros de extensão, a uma profundidade de 1,5 a 2 quilômetros. Ontem, o professor Lucas Vieira Barros disse que os novos estudos vão verificar a real dimensão da falha geológica. Se a extensão for maior do que três quilômetros, é possível que venham ocorrer tremores acima de 4.2 graus, mas devendo chegar, no máximo, a 5.0 ou 5.5 de magnitude, explicou o especialista, que afastou a possibilidade de acontecer um “abalo catastrófico” na região. “Os tremores não são previsíveis. Infelizmente, nunca podemos dizer que não acontecerá um abalo de maior intensidade. Mas, nunca teremos aqui um terremoto catastrófico, como aconteceu no Chile. Pelas informações levantadas, temos como afirmar com segurança que podemoss ter tremores com intensidade de até 5 graus, embora pouco prováveis”, disse o chefe do Observatório da UnB.
RELATÓRIO
De acordo com ele, os dados coletados vão indicar se os epicentros dos tremores estão nos mesmos locais dos sismos anteriores ou se “estão migrando de lugar”. Lucas Vieira Barros disse que em 30 dias a UnB e a Unimontes vão divulgar um relatório com o mapeamento da falha geológica e também com as medidas que vão orientar o reforço das construções na cidade, a fim de que sejam reformadas e construídas casas com estrutura capaz de suportar os abalos sísmicos de maior intensidade. Lucas Vieira admitiu ainda que a exploração de águas subterrâneas pode contribuir para a ocorrência dos abalos, o que ainda será objeto de estudos. Por outro lado, informou que pesquisas descartaram a relação da exploração de pedreiras da região com os fenômenos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77745
De: Manoel Hygino Data: Sexta 11/4/2014 08:22:42
Cidade: BH

Enquanto a Terra treme

Manoel Hygino - Hoje em Dia

A Terra tremendo, cada vez mais frequentemente. Não apenas no norte do Chile ou na China, por exemplo. Não é preciso ir tão longe. Na região norte - mineira, o fenômeno é registrado presentemente como jamais ocorrera antes.
A população de lá não quer ser notícia de telejornais, nem mostrar às câmaras as rachaduras nas paredes das casas, o desabamento parcial dos tetos. Não é motivo de orgulho, mas de medo, não mais circunscrito aos tiroteios das gangues no seu feroz ofício de destruir caixas eletrônicos pelo interior brasileiro.
As autoridades na capital da República não escondem os fatos, mas são evasivas. Informam apenas que foi a falha geológica. Mas e daí? Um estudioso do assunto, um técnico, levanta uma série de perguntas: Se foi a falha geológica, o que provoca que movimentação? Por que os blocos carsticos se movem? Para cima ou para baixo? São impulsionados pelo excesso de gás natural ou à extração do calcário pelas mineradoras próximas? As explorações desenfreadas de águas subterrâneas pode ser uma das causas?
José Ponciano Neto tem formulado estas indagações, e não me lembro de uma resposta clara, decisiva. Ele acredita que os sismos dos últimos anos são induzidos pelo homem. Em verdade, se causa ou causas há, cabe à autoridade pesquisar e esclarecer, determinando providências que evitem mais graves consequências e examinando a tese de outros especialistas, se for o caso.
Mesmo que fosse apenas um lugarejo, o problema deveria merecer atenção do poder público. Já é extensa a região atingida por esses abalos, e sua repetição alarmante. Não se esquecerá de que já houve morte.
Por que a falha de três quilômetros não se mantém no lugar como até algum tempo era? O que aconteceu?
Enquanto praticamente nada surge de objetivo e suficientemente elucidativo, a maior cidade norte - mineira e populações disseminadas pelas áreas rurais se mantêm em ininterrupta inquietação, tangidas pela insegurança. Essa gente tem o direito de conhecer os fatos, suas origens e seus efeitos!
Embora não se creia que nossos tremores sejam de magnitude comparável aos de outros países, pelo menos se deveria ser melhor aquinhoado com notícias. Um especialista alerta: é importante construir edificações mais resistentes para enfrentar o impacto dos abalos. Falta esclarecer quem vai assegurar os recursos.
As consequências foram maiores. No Hospital Universitário, faltou energia e os geradores não funcionaram. Seus servidores se assustaram porque havia pacientes entubados. O estrondo anunciador de uma provável catástrofe, foi pela manhã. A população saiu às ruas. A telefonia foi prejudicada. Depois, novos ruídos fortes no ventre da crosta terrestre. Os adolescentes estavam praticamente prisioneiros na Escola Normal, um prédio com escadas. Há uma certeza- novos tremores virão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°77744
De: POlícia Militar Data: Sexta 11/4/2014 07:34:58
Cidade: Montes Claros

Por volta das 10h10min de ontem, a Polícia Militar foi acionada a comparecer à Av. Lauro Dias de Sá, bairro Alto da Boa Vista, onde segundo a vítima, um adolescente de 15 anos trabalhava no local quando foi surpreendido por dois indivíduos armados com arma de fogo e anunciaram o assalto, obrigando a vítima a deitar no chão e roubaram: uma pulseira de prata e um boné na cor preta, da marca Adidas F-50 e a quantia aproximada de R$120,00 (cento e vinte reais) em cédulas e moedas. Em ato contínuo, os suspeitos fugiram numa motocicleta.O proprietário do comércio, ao perceber que estava ocorrendo o roubo, se trancou em outro cômodo e acionou a PM tendo no momento observado poucas características dos autores coincidindo com as características repassadas pela vítima Gustavo.Durante rastreamento pelo bairro Vila Telma, a PM foi informada de um outro assalto ocorrido na Rua Julieta Julieta Getúlio Costa, bairro Antônio Pimenta, onde as vítimas alegaram que teriam sido abordadas por indivíduos com as mesmas características e com os mesmos modus operandis, e os suspeitos roubaram a quantia aproximada de R$ 60,00 (sessenta reais) em dinheiro e 02 telefones celulares. Após o fato os autores evadiram numa motocicleta Honda Twister de cor azul, placa GZY5112. Os suspeitos, ao notarem a presença dos militares, jogaram a motocicleta no chão e fugiram a pé pulando muros de residências. Foi solicitado apoio, sendo feito o cerco do local quando os indivíduos adentraram em uma casa onde um senhor de 43 anos encontrava-se sozinho. O morador acionou os militares informando que os indivíduos estavam no interior de sua casa, momento que um militar entrou e viu os suspeitos com arma em punho e determinou que eles se rendessem e jogassem à arma ao chão, porém eles não obedeceram a ordem legal apontando a arma de fogo na direção do PM. Neste instante, o militar efetuou dois disparos, atingindo com um, o suspeito E. A. F. de 25 anos e um menor de 16 anos. Em seguida, o militar saiu e pediu apoio aos demais militares e acionou o SAMU. Antes da chegada do apoio policial e da equipe médica, pessoas que queriam invadir o local do crime (que já estava demarcado), iniciaram um tumulto, que levou à prisão de J. A. F. de 26 anos; E. R. J. de 20 anos; J. W. Q. de 28 anos; A. G. de 22 anos e apreensão de 4 menores: um de 17 anos, um de 16 e dois de 14 anos. De acordo com os relatos, eles estavam incitando a população a invadir o local, xingando os militares bem como atiraram pedras aos policiais e nos veículos. Uma pedra atingiu a viatura Ford Fiesta da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, causando amassamento. Um militar foi lesionado na mão e outro teve a farda rasgada.O SAMU compareceu ao local atestando o óbito de E. A. F. e do menor. Perito criminal foi acionado, realizou os trabalhos de praxe e recolheu uma arma (revólver Taurus, Calibre .32, nr de série 611269) e uma réplica de pistola, cor preta sem marca que os indivíduos usaram na prática do crime de roubo. Foi apreendida a motocicleta Honda Honda Twister de cor azul, de placa GZY1512 (que tinha sido adulterada com fita isolante para GZY-7512). A motocicleta foi removida para o pátio convenidado da CIRETRAN. Foi registrado o BO de nr 28.884/14, nat C09.009. O militar que efetuou os disparos foi preso em flagrante delito, sendo informado seus direitos constitucionais e conduzido para a sede 10º BPM onde medidas de Policia Judiciária Militar estão sendo tomadas. Foi feita apreensão da arma usada pelo PM no crime.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: