Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Tinha 21 anos: "...veio a óbito no momento em que estava em uma cachoeira do Parque Estadual de Grão Mogol, conhecida como Cachoeira Coronhas"

Segunda 05/01/26 - 7h30

20h31m, domingo, dos Bombeiros:

(...)

Na manhã deste domingo (04/01/2026) militares do Corpo de Bombeiros deslocaram para realizar busca e recuperação do corpo de um Jovem que veio a óbito momento em que estava em uma cachoeira do Parque Estadual de Grão Mogol, conhecida como Cachoeira Coronhas.

Por terra, os militares realizaram reconhecimento do local e com equipamentos adequados chegaram à vítima que estava em local de difícil acesso.

Devido à dificuldade de locomoção via terrestre, a aeronave do Corpo de Bombeiros foi acionada e apoiou as operações, realizando a retirada do corpo de forma rápida e segura.


Equipes:
-Corpo de Bombeiros Militar;
-Perícia Técnica da Polícia Civil;
-Polícia Militar


***

8h14m, segunda-feira, dos Bombeiros:

Segundo amigos da vítima que estavam no local dos fatos ele passou mal e caiu na água, entretanto a causa oficial se foi por afogamento ou por uma causa anterior somente a perícia poderá informar, houve relatos da vítima fazer uso de remédios controlado, mas não conseguimos confirmar quais tipos de remédios.

***

Resumo:

Rapaz de 21 anos, natural de Espinosa, morreu após passar mal e cair em cachoeira no Parque Estadual de Grão Mogol, no domingo (4).

Ele estava com amigos na Cachoeira Coronhas quando foi levado da parte rasa para uma área mais profunda.

Os amigos tentaram salvá-lo.

O Corpo de Bombeiros usou helicóptero para remover o corpo, que estava em local de difícil acesso.

***

7h12m, segunda-feira, do jornal O Tempo, de BH:

Jovem de 21 anos é encontrado morto em cachoeira do Parque Estadual de Grão Mogol

Devido às dificuldades de locomoção por via terrestre, foi acionada a aeronave do Corpo de Bombeiros, que deu apoio à operação e realizou a retirada do corpo de forma rápida e segura

Na manhã deste domingo (4), militares do Corpo de Bombeiros realizaram a busca e recuperação do corpo de um jovem de 21 anos, natural de Espinosa, que morreu enquanto estava em uma cachoeira no Parque Estadual de Grão Mogol, no Norte de Minas.

O local é conhecido como Cachoeira das Coronhas.

As equipes se deslocaram inicialmente por terra e fizeram o reconhecimento da área.

Com o uso de equipamentos apropriados, os militares conseguiram chegar até a vítima, que se encontrava em um ponto de difícil acesso.

Devido às dificuldades de locomoção por via terrestre, foi acionada a aeronave do Corpo de Bombeiros, que deu apoio à operação e realizou a retirada do corpo de forma rápida e segura.

Além do Corpo de Bombeiros Militar, participaram da ocorrência a Perícia Técnica da Polícia Civil e a Polícia Militar.

As circunstâncias da morte serão apuradas.

***

10h56m, segunda-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:

Banhista de 21 anos morre afogado em cachoeira no Norte de Minas

Vítima, natural de Espinosa, foi retirada de área de difícil acesso com apoio de aeronave do Corpo de Bombeiros
Quéren Hapuque

Um homem de 21 anos, natural de Espinosa, morreu afogado na Cachoeira das Coronhas, no Parque Estadual de Grão-Mogol, no Norte de Minas. O afogamento ocorreu no fim da tarde de sábado (3/1), e o corpo foi localizado e retirado na manhã de domingo (4/1) pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Na manhã de domingo, militares do Posto Avançado de Francisco Sá se deslocaram inicialmente por terra até o parque e realizaram o reconhecimento da área. Com o uso de equipamentos apropriados, as equipes conseguiram chegar até o local onde a vítima se encontrava, em um ponto de difícil acesso.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas que estavam no balneário conseguiram retirar a vítima da água e tentaram realizar manobras de reanimação, mas o jovem morreu no local.

Devido às dificuldades de locomoção por trilhas e à complexidade do terreno, foi acionada a aeronave do Corpo de Bombeiros, que deu apoio à operação e realizou a retirada do corpo de forma rápida e segura.

Além do Corpo de Bombeiros Militar, participaram da ocorrência a Polícia Militar e a Perícia Técnica da Polícia Civil. Após o resgate, o corpo foi repassado à funerária. As circunstâncias da morte serão apuradas pelas autoridades.

Como se proteger em cachoeiras
Medidas simples podem reduzir significativamente o risco de acidentes. O Corpo de Bombeiros de Minas Geraisreforça orientações essenciais de segurança para passeios em rios e cachoeiras:

Consulte a previsão do tempo: evite o passeio se houver previsão de chuvas fortes na região ou na cabeceira do rio;

Não salte de pedras: a profundidade e obstáculos submersos podem ser desconhecidos;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool reduz os reflexos e a percepção de risco;

Informe a alguém sobre seu roteiro: avise para onde vai e o horário previsto de retorno;

Observe a água: aumento repentino do volume, mudança na coloração ou presença de galhos indicam risco;

Use calçados apropriados: botas de trilha ou sapatos com solado de borracha aderente ajudam a evitar escorregões.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais