Nuvens baixas e ventania na tarde de M. Claros: "Felizmente, não houve vítimas registradas em decorrência da chuva"
Sexta 30/01/26 - 22h28
(...)
Durante o plantão operacional desta sexta-feira, 30 de janeiro, as equipes do PEMAD e do 7º BBM foram acionadas por volta das 16hs para atender diversas ocorrências envolvendo queda de árvores em bairros distintos de Montes Claros e região.
Entre os locais afetados, destacaram-se:
01 caída sobre veículo (Jardim Liberdade);
03 caídas sobre residências (Centro, Vila Mauricéia e Chácara Canaci);
03 Caídas em via pública com obstrução parcial da pista (Ibituruna, BR 365 KM 5 próximo à ponte branca e MGC 135 próximo à cidade de Mirabela, ocasião em que houve apoio de um guincho particular o qual arrastou boa parte da árvore para fora da pista).
A situação ocorreu em virtude da forte chuva que atingiu a região.
Dentre as ocorrências atendidas, atingiram via pública, muros, telhados de residências e veículo.
As caídas sobre vias públicas, interditaram parcialmente o fluxo de veículos, causando transtorno temporário ao tráfego.
Em nenhum dos casos, entretanto, foram registrados acidentes de trânsito.
Felizmente, não houve vítimas registradas em decorrência da chuva.
Após análises minuciosas das situações, as guarnições, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), realizaram a supressão das árvores com uso de técnicas e equipamentos específicos, o que garantiu a segurança dos militares envolvidos.
As ações desenvolvidas possibilitaram o restabelecimento normal do tráfego e eliminaram riscos de novos incidentes nas áreas afetadas, sendo que a última ocorrência foi finalizada por volta das 22h10min.
A Defesa Civil de Montes Claros foi acionada pelo Corpo de Bombeiros e ficou de prestar apoio na ocorrência registrada no bairro Vila Mauricéia, tendo em vista que a árvore que estava localizada no quintal do imóvel vizinho a qual caiu sobre o telhado da residência afetada, ocasionou a perda quase total das telhas de amianto, o encharcamento do colchão do morador, entre outros prejuízos, tornando necessário o apoio do órgão competente.
Como medida preventiva, o Corpo de Bombeiros orienta a população a não se abrigar ou estacionar veículos próximos a árvores de grande porte.
Além disso, providenciar, sempre que possível, evidentemente por intermédio de profissionais habilitados e com a devida autorização do município, poda preventiva das árvores localizadas no terreno de sua propriedade.
Recomenda-se, ainda, durante chuvas evitar locais descobertos devido ao risco de descargas elétricas (raios).
Por fim, qualquer situação que represente risco iminente de queda de árvores, postes ou outras estruturas deve ser comunicada imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


