Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Jornal paulistano destaca o "efeito Mounjaro" nos seus restaurantes, com pratos voltando à cozinha "quase inteiros"

Segunda 02/02/26 - 6h02

Matéria do Estadão, nesta segunda-feira, diz, em resumo:

Restaurantes de São Paulo estão se adaptando a um novo comportamento dos clientes: a redução do apetite, um efeito colateral comum de medicamentos para emagrecimento, como o Mounjaro e o Ozempic.

Chefs e donos de restaurantes têm observado um aumento no número de pratos que voltam à cozinha quase inteiros. Para atender essa demanda, algumas casas passaram a oferecer uma nova opção no cardápio: porções menores, que não são as tradicionais meias porções, mas um tamanho intermediário pensado para quem come menos.

Em um restaurante na capital paulista, por exemplo, essa nova modalidade já representa 15% das vendas totais e chega a 25% no salão.

O fenômeno, ainda mais visível em estabelecimentos de alto padrão devido ao custo dos medicamentos, reflete uma tendência mais ampla: as pessoas estão comendo menos, escolhendo melhor os alimentos e evitando o desperdício.

Outros chefs, no entanto, optam por não alterar seus cardápios. Eles mantêm a oferta de meia porção com preço proporcional, defendendo que sua função é servir comida de qualidade com preços justos, sem se adequar especificamente a essa nova tendência de consumo.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais