Tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos valerá a partir de terça-feira e por 150 dias
Sábado 21/02/26 - 7h12A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira 20, por seis votos a três, que as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump são ilegais .
O tribunal considerou que Trump excedeu sua autoridade ao usar uma lei de poderes emergenciais para instituir as taxas sem passar pelo Congresso .
Em resposta, Trump anunciou a assinatura de uma nova ordem executiva que impõe uma tarifa global adicional de 10% sobre produtos importados de todos os países .
A medida entra em vigor na próxima terça-feira, 24 de fevereiro, e terá validade de 150 dias .
Para o Brasil, a decisão derruba a sobretaxa específica de 40% que incidia sobre diversos produtos brasileiros desde julho do ano passado.
Agora, segundo especialistas, a maioria dos produtos brasileiros fica sujeita apenas à tarifa normal já existente, acrescida do novo adicional global de 10% .
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Brasil não perde competitividade com a nova medida, já que os 10% valem para todos os países .
No entanto, aço e alumínio continuam com tarifas de 50% por estarem amparados em outra legislação, a Seção 232, que não foi afetada pela decisão da Suprema Corte .
As exportações brasileiras para os Estados Unidos caíram 6,6% em 2025 por causa do tarifaço .


