Com a guerra deixando sinais em quase uma dezena de países, barril de petróleo ultrapassou os 80 dólares. Estreito de Ormuz segue fechado
Segunda 02/03/26 - 6h18Subiu para 555 o número de mortos nos ataques coordenados pelos Estados Unidos e Israel contra o Irã, iniciados no último sábado, 28 de fevereiro.
A informação é do Crescente Vermelho iraniano, que também contabiliza 747 feridos e 131 cidades atingidas em 24 províncias do país .
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, de 86 anos,é uma das vítimas fatais.
O governo iraniano informou que ele estava em seu escritório em Teerã no momento dos bombardeios, que destruíram o complexo residencial .
O ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad e dezenas de comandantes da Guarda Revolucionária também morreram .
Em retaliação, o Irã lançou mísseis contra Israel e bases americanas em pelo menos seis países do Golfo.
Os Emirados Árabes Unidos registraram três mortes em Dubai e Abu Dhabi.
No Kuwait, uma pessoa morreu.
Em Israel, nove pessoas morreram em um abrigo atingido em Beit Shemesh, nos arredores de Jerusalém . Mais de 70 ficaram feridas.
O Pentágono confirmou a morte de três militares americanos em combate e informou que dezenas de jatos e nove navios de guerra iranianos foram destruídos.
O presidente Donald Trump afirmou que 48 líderes iranianos foram eliminados e que a operação, batizada de "Fúria Épica", continuará até que todos os objetivos sejam alcançados .
O Estreito de Ormuz, por onde passa 20% do petróleo mundial, permanece fechado.
Empresas de navegação suspenderam as operações e pelo menos quatro petroleiros foram atingidos.
O preço do barril de petróleo Brent já ultrapassou os 80 dólares .
Enquanto isso, um conselho interino foi formado para governar o Irã, e o país declarou luto de 40 dias pela morte de Khamenei.
O Reino Unido autorizou os EUA a usarem suas bases no Chipre - também atacadas - para por sua vez realizarem ataques.
França e Alemanha enviaram navios de guerra para a região .
A Rússia condenou os ataques e o Conselho de Segurança da ONU deve se reunir nos próximos dias .


