Itamaraty confirma que primeiro brasileiro será fuzilado entre 3 e 4 horas desta tarde - anúncio oficial da morte só sairá à noite; outro brasileiro, surfista, aguarda execução em fevereiro
Sábado 17/01/15 - 14h32O Itamaraty confirmou: a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, vai ocorrer daqui a pouco, entre 15h e 16h, hora brasileira. O anúncio oficial da morte do brasileiro, contudo, só ocorrerá horas após o seu fuzilamento, à noite de hoje, quando será dia na Indonésia. Além do brasileiro, outros cinco presos serão executados.
PROFESSOR
Marco Archer Cardoso Moreira, preso há 11 anos em Jacarta, é carioca, tem 53 anos e trabalhava como instrutor de voo livre. Tentou entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de uma asa delta em 2003 e teve a droga descoberta ao passar pelo aparelho de raios X, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas acabou preso duas semanas depois.
SURFISTA
Um segundo brasileiro brasileiro preso na Indonésia também teve o pedido de clemência rejeitado. É o surfista Rodrigo Gularte, que foi detido em 2004, também no aeroporto de Jacarta, com 12 pacotes de cocaína escondidos em oito pranchas. Rodrigo estava a caminho da ilha de Bali, acompanhado de dois amigos, mas assumiu sozinho sua culpa no tráfico internacional de drogas.