No Índice Global da Paz, Brasil está longe dos mais pacíficos, e mais perto da Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul
Quarta 17/06/15 - 15hO Índice Global da Paz, lançado hoje pelo Instituto de Economia e Paz, mostra que o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a colocação 103 entre 162 nações - atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa. Os 4 países mais pacíficos do mundo, de acordo com o índice, são, pela ordem: Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia, enquanto que no final da tabela estão Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul. Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia.
VIOLÊNCIA
A alta taxa de homicídios no Brasil (25,2 por 1000 habitantes), a 12ª maior do mundo, ajudou a derrubar o país no ranking. No total, o Brasil gasta 765 bilhões de reais por ano como consequência da violência - o equivalente a 8% do valor do seu PIB. O Brasil tem o 5º maior gasto global com a violência, atrás somente dos EUA, China, Rússia e índia.