Receita Federal já trabalha com queda de 1,5% do PIB em 2015; rebaixamento de nota é dado como certo
Quinta 16/07/15 - 8hO chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias, informou que o Ministério da Fazenda passou a trabalhar com previsão de queda para o PIB deste ano de 1,5%. No último Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central divulgado em junho passado, a estimativa era de baixa de 1,2%. Esse porcentual era o que constava também do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira do final de maio.
REALIDADE
"A realidade de hoje é bem mais negativa dos que os indicadores estão apontando", afirmou o técnico. Estudo da Receita sobre o ritmo da arrecadação indicou que os parâmetros utilizados pelo governo no ano passado estavam distantes da realidade que ocorreu.
INVESTIMENTO
Existe a possibilidade de o Brasil perder o grau de investimento de agências de classificação de risco. Internamente, o governo está convencido de que a agência Moody´s (ela começou visita técnica ao Brasil, ontem) vai diminuir a nota brasileira. A equipe da Moody´s foi recebida ontem por assessores do ministro Joaquim Levy e pelo presidente do Banco Central.