Só 15% de brasileiros se dizem “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com a democracia; 45% estão “nada satisfeitos” - enfatiza jornal
Quinta 24/09/15 - 10h05O jornal "O Estado de São Paulo" disse hoje: "Desde 2008, o Ibope pergunta à população em idade de votar quão satisfeita ela está com o funcionamento da democracia no Brasil”. De acordo com o jornal, “os resultados nunca foram brilhantes, ainda menos se comparados a países latino-americanos como Uruguai e Argentina, mas jamais haviam sido tão chocantes quanto agora”. ”Só 15% de brasileiros se dizem ‘satisfeitos’ (14%) ou ‘muito satisfeitos’ (1%) com o jeito que o regime democrático funciona no País”.
BAIXOU
E prossegue o jornal: “Isso significa que um em cada 3 está ‘pouco satisfeito’ (36%) e, pior, 45% estão ‘nada satisfeitos’”. Não há taxa parecida na série histórica, nada com tal nível de insatisfação. O mais alto havia sido em 2013. Após a onda de protestos de rua, os ‘nada satisfeitos’ cresceram para 29%. A taxa baixou para 22% no ano passado e dobrou agora, chegando a quase metade da população”.
A parcela dos “nada satisfeitos” nas pesquisas mais recentes do Latino Barômetro (2013) no continente revelam números muito mais baixos que o do Brasil: 22% na Venezuela, 20% no Paraguai, 11% na Bolívia, 10% na Argentina e Chile e 0% no Uruguai.