Petrobras aumenta preço da gasolina em 6% e, do diesel, em 4%; reajuste já vale nas refinarias e deverá ser de 3% nas bombas
Quarta 30/09/15 - 7hA Petrobras decidiu aumentar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento passou a valer a zero hora desta quarta-feira. O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos. Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias.
CAIXA
A Petrobras diz que tomou a decisão diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias. "Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS", diz o comunicado da Petrobras.
3% AO CONSUMIDOR
Especialistas calculam que o aumento nas refinarias vai chegar a 3%, ou pouco mais, para o consumidor, nos postos de gasolina. O acréscimo deverá ser sentido já nos próximos dias, à medida que os estoques nas bombas forem renovados.