"Abóbora gigante", do tamanho de 4 campos de futebol, virá nesta noite das bruxas; nem as marés da Terra se incomodarão com a sua presença
Sexta 30/10/15 - 16h19 Na noite desta sexta para sábado, um asteroide do tamanho de 4 campos de futebol vai se aproximar da Terra, sem consequências para o planeta, sequer sobre as marés. A trajetória do asteroide, a 35 quilômetros por segundo, só foi detectada recentemente, em 10 de outubro. Chamado de “Abóbora Gigante”, tem 400 metros de largura e ficará a 480.000 quilômetros do nosso planeta, 30% a mais que a distância da Lua à Terra.
ATENÇÃO
“O fato do grande asteroide ter sido descoberto apenas 20 dias antes da maior aproximação demonstra a necessidade de prestarmos muita atenção ao céu diariamente, tanto de dia quanto de noite”, recomenda Detlet Koschny, do programa de Alertas de Situação Espacial da Agência Espacial Europeia.
BRUXAS
Muitos asteroides passam perto da Terra, mas não são detectados porque costumam ser relativamente pequenos. O último de tamanho semelhante a se aproximar tanto – até apenas 10% a mais do que a distância média da Terra à Lua – foi o 2004 XP14, em 3 de julho de 2006. O próximo encontro será em 2026. A passagem do cometa coincide com o Dia das Bruxas, muito comemorado nos países do norte. Daí o nome Grande Abóbora.
CAVEIRA
Trata-se de um objeto esférico, com 600 metros de diâmetro, que completa sua rotação a cada cinco horas
"Os dados indicam que o objeto pode ser um cometa extinto, e, pelas imagens de Arecibo, parece que confeccionou para si mesmo uma fantasia de caveira para seu voo durante o Halloween", disse Kelly Fast, diretora do programa NEO da Nasa (Near-Earth Object), dedicado a asteroides próximos à Terra.