Rompimento de duas barragens perto de Mariana pode ter sido causado por tremor de terra
Sexta 06/11/15 - 7hDuas barragens se romperam ontem à tarde, na unidade industrial de Germano, perto de Mariana, na região central de Minas. O rompimento das barragens de Fundão e Santarém destruíram o distrito de Bento Rodrigues, a 35 km de Mariana. Bombeiros de Ouro Preto confirmaram uma morte e 75 feridos. Ainda não há um balanço oficial de vítimas.
ABALO
Um dos sobreviventes da tragédia disse que, na hora do almoço, houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente. Há informações de que abalos sísmicos ocorreram na região por volta das 14 horas. Está sendo investigadfa a hipótese de que um abalo sísmico de 2 pontos na escala Richter poderia ter causado os rompimentos. Vídeo na internet mostra o desespero de moradores quando as barragens rompem por volta das 15h30 e o mar de lama avança sobre o vilarejo, destruindo casas e arrastando carros e caminhões. Moradores ficaram ilhados. O distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores e em 220 casas. Os desabrigados das áreas atingidas pela lama estão sendo levados para a Arena Mariana, que é um complexo esportivo do município.
PARACATU
A lama tóxica que vazou das barragens de Fundão e Santarém já atingiu os municípios de Barra Longa e Paracatu na madrugada de sexta-feira. Até agora, a região mais afetada é o distrito de Bento Rodrigues, que foi completamente tomado pelos rejeitos de mineração.