Médicos investigam se sangue, leite e sêmen podem ser meios de transmissão do zika
Quarta 02/12/15 - 13hA comprovação de que o zika aumenta os riscos de microcefalia em fetos acendeu o alerta para outras 3 possíveis formas de transmissão da doença, além da picada do Aedes aegypti: pelo sêmen, por transfusão de sangue e por leite materno. Pesquisadores investigam e já encontraram evidências de que o vírus pode ser encontrado nesses 3 fluidos corporais. “Na Polinésia Francesa (onde houve surto de zika em 2013), médicos encontraram partículas do vírus no leite materno. Só que ainda não está claro se existe transmissão para o bebê porque nem todo vírus encontrado no leite é transmitido.
SEXO
Já a transmissão sexual do vírus teve seu primeiro relato em 2008, quando um pesquisador americano voltou de viagem ao Senegal com sintomas de zika. Sua mulher, que não saía dos EUA fazia mais de um ano, também desenvolveu a doença poucos dias depois. Há relatos também de transmissão por transfusão de sangue.
MINAS
A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que investiga se a microcefalia diagnosticada em 3 recém-nascidos em Belo Horizonte, Congonhas e Uberlândia tem relação com infecção por zika vírus.