Banco Itaú, Bradesco e Caixa lideram ranking de reclamações dos clientes
Sábado 16/01/16 - 7hDados do Banco Central mostram que o Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras em dezembro, com índice de 10,22. No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição para cada grupo de 1 milhão de clientes.
IRREGULARIDADES
De acordo com o Banco Central, o Bradesco ocupa a 2ª posição no ranking de reclamações, com índice de 8,39, e em 3º vem a Caixa, com 7,89. Em dezembro, as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito foram o principal motivo de reclamação de clientes, com 294 casos. Em 2º lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (280 casos) e em 3º, o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (255).
CAIXA
Até novembro, a Caixa Econômica Federal liderou, pelo quinto mês consecutivo, a lista das instituições com maior volume de reclamações em relação ao tamanho do seu conglomerado.