Curvelo e municípios vizinhos já registram 6 casos de microcefalia com suspeita de zika
Sábado 16/01/16 - 11hCurvelo e municípios vizinhos registraram em dezembro 6 casos notificados de bebês com microcefalia, com suspeita de infecção pelo zika vírus. Dos 6 casos, um está praticamente confirmado, um foi descartado e 4 se encontram sob investigação para saber se a microcefalia foi causada pelo zika vírus. A informação é da Secretaria de Saúde de Curvelo. O caso praticamente confirmado é o de um bebê que nasceu em 2 de dezembro e se enquadra no protocolo de microcefalia por ter o crânio inferior a 32 centímetros. Esse caso é o 2º diagnosticado em Minas, sendo o outro referente a uma gestante de Ubá, na Zona da Mata.
CHIKUNGUNYA
Três pessoas morreram por causa da febre chikungunya no Brasil em 2015, sendo duas na Bahia e uma em Sergipe, segundo relatório do Ministério da Saúde. As 3 vítimas tinha 85, 83 e 75 anos e apresentavam histórico de doenças crônicas. De acordo com o relatório, foram registrados no ano passado 20.661 casos de febre chikungunya no Brasil. Desse total, 7.823 casos foram confirmados e 10.420 estão em investigação.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou que o governo passará a oferecer nas unidades de saúde, a partir do mês que vem, testes rápidos que poderão diagnosticar, em uma só análise e em poucos minutos, a dengue, a chikungunya e o zika. As 3 doenças têm sintomas semelhantes.