Zika vírus deve se espalhar por todos os países das Américas, salvo Chile e Canadá – adverte OMS
Segunda 25/01/16 - 12hA Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que o zika vírus, associado a casos de microcefalia, deve se espalhar por todos os países das Américas, com exceção do Canadá e do Chile. Segundo a OMS, a doença já está presente em 21 países e territórios da região, tendo se espalhado desde março de 2015.
IMUNIDADE
A disseminação rápida se deve à baixa imunidade que a população local possui para o vírus, originário da África. Em áreas continentais, já relataram casos 15 países: Brasil, Suriname, El Salvador, Guatemala, Paraguai, México, Venezuela, Panamá, Honduras, Guiana Francesa, Colômbia, Guiana, Equador, e Bolívia. No Caribe, foram afetados Guadalupe, Martinica, São Martinho, República Dominicana, Haiti, Porto Rico e Barbados.
VIAGENS
A OMS recomendou às mulheres que viajarem para regiões onde há casos do zica que procurem um profissional da saúde antes e depois da viagem. De acordo com a agência, a situação é “preocupante” e ainda não está claro por que o vírus parece estar causando microcefalia no Brasil.