Inglaterra recomenda uso de camisinha (contra o zika vírus) para quem esteve no Brasil; há notícia de contaminação pelo sêmen
Sábado 30/01/16 - 12hUma possível transmissão sexual do zika vírus levou autoridades de saúde da Inglaterra a recomendar que casais adiem planos de gravidez e usem proteção em relações sexuais por até 6 meses se o homem tiver ido a uma área com transmissão de zika, como o Brasil. A recomendação vale para quem esteve também em outros 24 países ou territórios. A principal forma de transmissão do zika vírus, que foi associado a casos de microcefalia, é pela picada do mosquito Aedes Aegypti .
SÊMEN
No entanto, o vírus já foi isolado no sêmen humano e há dois casos de possível transmissão sexual citados pela literatura científica. De acordo com especialistas, a transmissão sexual do vírus da zika ainda não foi comprovada cientificamente, mas também não pode ser descartada. No Brasil, o site do Ministério da Saúde não faz recomendação para uso de camisinha por causa do zika vírus devido ao risco de transmissão sexual.