Estudo detecta lesão ocular em bebês nascidos com microcefalia; pesquisador recomenda exame de vista de toda criança cuja mãe teve zica
Sexta 12/02/16 - 15hPelo menos 13 crianças nascidas com microcefalia em Salvador e Recife em casos suspeitos de relação com o vírus zika apresentam também lesões oculares que podem levar à cegueira. A descoberta acrescenta novas evidências à hipótese de que a infecção pode ter impactos em outros órgãos, além do cérebro. Os resultados foram obtidos por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo. Os pesquisadores observaram importantes lesões na retina dos bebês. De 34 bebês examinados, 29 tiveram a lesão cerebral confirmada, dos quais 27 mães tinham apresentado sintomas relacionados ao zika durante a gravidez.
IRREVERSÍVEL
“Não tem como reverter essas lesões. As crianças não só terão o cérebro funcionando mal, como a visão não adequada. Pela minha experiência, acredito que várias delas ficarão cegas”, diz um dos pesquisadores. Ele alerta que a aparência dos olhos dos bebês analisados é normal, o que torna difícil para os pais ou médicos imaginarem que há um problema interno. Por isso, recomenda que toda criança nascida de mãe que teve sintoma de zika tenha os olhos examinados.