Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Mulheres que tiveram suspeita ou confirmação de zika durante a gestação devem ter os filhos monitorados

Segunda 15/02/16 - 12h

Microcefalia e graves problemas oculares podem não ser as únicas consequências do zika vírus em crianças infectadas na barriga da mãe. Com o avanço de casos no Brasil, médicos passaram a afirmar que, no futuro, outros prejuízos neurológicos, como atraso intelectual ou perda auditiva, poderão ser associados à infecção e somente serem notados no início da vida escolar. A revelação está no jornal “O Estado de São Paulo”.
MONITORAMENTO
Especialistas ouvidos afirmam que todas as mulheres que tiveram suspeita ou confirmação de zika durante a gestação devem ter seus filhos monitorados, independentemente de quadros associados de microcefalia. “Isso é essencial, porque algumas alterações neurológicas podem ser detectadas futuramente apenas, como dificuldades de leitura e de aprendizado”, diz um dos médicos. A expectativa de que outros problemas de saúde possam ser relacionados ao zika vírus no futuro é explicada pela sua “semelhança” com algumas doenças também perigosas para gestantes, como a rubéola, a toxoplasmose e a citomegalovirose.
CHINA
Um homem do sul da China, que voltou de uma viagem à Venezuela, foi diagnosticado com vírus zika, transformando-se no 2º caso registrado no país. O homem de 34 anos, que também viajou para a Holanda e a Rússia, foi isolado na sexta-feira no aeroporto de Cantão, porque apresentava quadro de febre, vertigem e dores de cabeça.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais