Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Judiciário autoriza processo para cassar 12 dos 13 vereadores de Guaxupé, por "farra de diárias"

Sexta 19/02/16 - 16h

A Justiça de Minas, a pedido do Ministério Público Estadual, autorizou a instalação de procedimento para cassação dos mandatos de 12 dos 13 vereadores de Guaxupé, no Sul do estado. Conforme o Ministério Público de Minas, os 12 vereadores são acusados de dispensa irregular de licitação, apropriação indevida de dinheiro público e participação em associação criminosa para a prática dos supostos delitos.
PRESIDENTE
O Ministério Público informou que o judiciário determinou o afastamento do presidente da Câmara. Quem deverá assumir o cargo é o único vereador que não foi acusado. Os suplentes de vereador deverão guiar o processo de cassação na Câmara.De acordo com o Ministério Público, o caso começou quando, no início da atual legislatura, os parlamentares aumentaram, de maneira irregular, os próprios salários.
MANOBRAS
O ato foi desfeito pelo próprio Ministério Público. A partir daí, os vereadores teriam passado a lançar mão de "manobras legislativas" com intuito de inflar os rendimentos. Além da cassação dos mandatos dos envolvidos, é solicitado o ressarcimento do dinheiro que teria sido desviado.

(Errata do Ministério Público de Minas Gerais: "Diferentemente do que foi divulgado nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, por esta assessoria, a Justiça não determinou a abertura do processo de cassação dos mandatos dos vereadores, mas a remessa de ofício à Câmara Municipal para comunicar sobre o pedido do MPMG, consistente na abertura do processo de cassação dos referidos mandatos. A informação já está corrigida no release.")

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais