Agência de classificação de risco Moody's é a terceira a retirar do Brasil o selo de bom pagador
Quarta 24/02/16 - 10hA agência de classificação de risco Moody´s rebaixou hoje a nota do Brasil e tirou o grau de investimento – selo de bom pagador – o que era esperado. A nota do Brasil passou de Baa3, o último nível dentro do grau de investimento, para Ba2, que é a categoria de especulação. A agência também colocou o Brasil em perspectiva negativa, indicando que pode sofrer novo rebaixamento.
CRESCIMENTO
Em nota, a Moody´s afirma que o corte da nota foi influenciado pela maior deterioração das métricas de crédito do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com expectativa de que a dívida do governo ultrapasse 80% do PIB nos próximos 3 anos. Das 3 maiores agências internacionais, só a Moody´s não tinha tirado selo de bom pagador do Brasil. No mercado financeiro, a nota de um país funciona como um "certificado de segurança" que as agências de classificação dão a países que elas consideram com baixo risco de calotes a investidores.
GRAVE
Foi grave a reação inicial do mercado ao anúncio da dupla queda anunciada pela Moody’s. O rebaixamento duplo, com perspectiva negativa, sugere um possível novo corte.