OMS recomenda uso da camisinha para evitar contaminação pelo zika
Quinta 03/03/16 - 9hA Organização Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde e o Centro de Controle de Doenças dos EUA recomendam o uso de camisinhas para evitar a contaminação pelo zika. As entidades estudam mais de 10 casos de pessoas, nos EUA e na Europa, que se infectaram em relações sexuais com parceiros que haviam viajado a regiões onde é grande a incidência do vírus, como o Brasil.
PARCEIRO
No entanto, o governo brasileiro e especialistas afirmam que a camisinha seria indicada caso o parceiro de uma grávida apresentasse os sintomas clássicos do zika. Contudo, nem todos apresentam os sintomas.
CÉLULA TRONCO
Cientistas do Rio mostraram em laboratório a devastação provocada pelo vírus zika no sistema nervoso central de fetos. Realizada com células humanas, a pesquisa revela que o zika ataca células-tronco neuronais, mais especificamente aquelas que dão origem aos neurônios do córtex, a área mais nobre do cérebro. “Isso não significa que o zika não ataque outras células. Mas seu alvo parece ser as células-tronco do córtex. Com isso, ele provoca uma cascata de destruição no feto, onde essas células-tronco se prolifera” – explica um dos cientistas.