Juíza paulista manda processo (e pedido de prisão) de Lula para o juiz Moro, em Curitiba; e retira o sigilo do processo. Dilma aguarda telefonema de Lula, aceitando ministério
Segunda 14/03/16 - 16h09A juíza paulista Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, acaba de remeter à 13ª Vara Federal de Curitiba, do juiz Sérgio Moro, a denúncia e o pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Lula, proposto pelo Ministério Público de São Paulo.
DECLINOU
A juíza abriu mão da competência no processo por entender que, “como é público e notório, tramita perante aquela vara os processos da chamada ‘Operação Lava-Jato’”, que investiga crimes envolvendo empreiteiras acusadas de pagar propina em contratos da Petrobras.
BUSCA
A juíza juntou ao processo cópia de decisão de Moro que determinou a realização de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Lula. Após receber o processo, Moro poderá ratificar ou não o pedido feito pelos promotores paulistas. A juíza também tirou o sigilo do processo contra Lula.
RUMORES
Em Brasília, aumentam os rumores de que Lula poderá mesmo assumir um posto no Ministério da presidente Dilma. A presidente estaria até aguardando um telefonema dele, aceitando. De manhã, foi liberado, na íntegra, o depoimento de Lula à Polícia Federal na última semana. Os dois acontecimentos elevam, ainda mais, a tensão em Brasília, um dia após as manifestações contra o governo em todo o país. Manifestação a favor está marcada para esta semana.