Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Já há 34 mortos e 136 feridos (inclusive atleta brasileiro) nos atentados da Bélgica; "Mãe de Satã" teria sido o explosivo usado

Terça 22/03/16 - 7h

Pelo menos 34 pessoas morreram e 136 ficaram feridas, hoje, após explosões no aeroporto de Bruxelas e em uma estação de metrô da capital da Bélgica, informaram as autoridades locais. Às 8h15 (4 horas da madrugada no horário de Brasília), duas explosões atingiram o aeroporto internacional Zaventem, na periferia de Bruxelas.
CANCELADOS
Todos os voos foram cancelados ou desviados para outros terminais. As explosões no aeroporto ocorreram no setor dos voos de partida. Segundo um passageiro, uma vidraça explodiu no check-in da companhia American Airlines e "várias vidraças se despedaçaram segundos depois".
ESTAÇÃO
Outro passageiro disse ter ouvido uma pessoa gritar algo em árabe. Pouco depois, uma explosão foi registrada na estação Maalbeek do metrô de Bruxelas, localizada a poucos metros da sede da Comissão Europeia. O alerta contra terrorismo foi colocado no nível máximo. O governo belga informou, há pouco, que as explosões foram provocadas por um homem-bomba.
TERROR
Bruxelas foi a base de organização dos terroristas que cometeram os ataques de Paris, que deixaram 130 mortos em novembro do ano passado e foram reivindicados pelo Estado Islâmico. Na última sexta-feira, a polícia belga prendeu num bairro de Bruxelas um dos coordenadores dos atentados.
PALÁCIO REAL
O Palácio Real, no coração de Bruxelas, foi evacuado após as explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metrô de Malbeek, a poucos metros das instituições europeias, confirmou a Casa Real.
ASSUMIU
O grupo terrorista Estado Islâmico anunciou "outras operações na Europa" no mesmo texto em que reivindica os dois ataques em Bruxelas, informou o jornal egípcio Al Watan citando a agência de notícias dos jihadistas Amaq News Agency .
BRASILEIRO
O ex-jogador de basquete brasileiro, Sebastian Bellin, de 37 anos, hoje naturalizado belga, foi um dos feridos nos atentados em Bruxelas. Ele estava no aeroporto internacional de Zaventem, onde ocorreram duas explosões na área de embarque. O ex-jogador foi levado para o hospital, mas ainda não se sabe o estado de saúde dele.
MÃE DE SATÃ
"Mãe do satã", assim o Estado Islâmico chama o explosivo utilizado nos seus ataques. É um pó branco, discreto, fácil de fabricar e mortal. O Triperóxido de triacetona (ou apenas TATP) é o explosivo preferido do Estado Islâmico

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais