Zika pode lesar cérebro de 50 mil a 70 mil bebês até 2020, estima Sociedade Brasileira de Dengue
Terça 29/03/16 - 12hO presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, Artur Timerman, estima que podem nascer de 50 mil a 70 mil crianças com lesões neurológicas ou microcefalia até 2020. “A impressão que eu tenho é que nós estamos tendo uma epidemia de zika aqui, no Sudeste. A magnitude dela eu não sei. A gente vai ter que esperar um pouco a disponibilização dos exames sorológicos para poder definir mais”, afirmou.
SUDESTE
Pesquisa da Fiocruz estima que o percentual de fetos com lesões neurológicas entre grávidas diagnosticadas com zika pode chegar a 29%. O nascimento de crianças com microcefalia no Sudeste do Brasil é uma grande preocupação de médicos e do governo com o aumento de casos suspeitos de infecção por vírus da zika na região.
PREOCUPA
Somados, os 4 estados (Minas, São Paulo, Rio e Espírito Santo) registraram cerca de 6.500 casos suspeitos de zika até agora. O aumento de casos no Sudeste preocupa, pois a região concentra 42% da população brasileira, o que poderia multiplicar os casos de microcefalia.