Só 22 hospitais de Minas conseguem “selo de qualidade”; 6 mil foram avaliados em todo o Brasil
Quinta 31/03/16 - 11hDe 6.068 hospitais analisados no Brasil pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, apenas 131 conseguiram alcançar boas notas, atingindo nível de excelência. Deles, 22 estão em Minas Gerais. Apesar de ter 16% entre os melhores, os hospitais bem colocados representam somente 3,2% do total de unidades do estado (676).
CRITÉRIOS
Além disso, todos eles são da rede privada e a maioria está em Belo Horizonte. Os critérios avaliados são variados, como qualidade da equipe e do atendimento até estocagem de insumos. A Central dos Hospitais de Minas argumenta que o custo elevado é um dos entraves para que mais unidades consigam o “selo de qualidade”.
READMISSÃO
A ANS também listou os hospitais que têm índices mais baixos de readmissão e aqueles com o Núcleo de Segurança do Paciente, exigido pela Anvisa. No primeiro caso, 133 unidades entraram para a lista. A Organização Mundial da Saúde classifica como aceitável uma porcentagem de reinternação de até 20%. Já aqueles que oferecem núcleo de segurança somam 1.338.