Secretário de Saúde chama de “inusitado” surto de gripe H1N1 que já matou 42 em S. Paulo
Sábado 02/04/16 - 10hO vírus H1N1 pode estar com mais potencial para se alastrar no organismo e com maior poder de transmissão. O alerta foi feito pelo secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, que é médico infectologista. Ele afirmou que serão muitas as explicações para o surto antecipado, classificado por ele como "inusitado", mas que a possibilidade será provada com as alterações genéticas eventuais no vírus.
SURTO
As outras causas já apontadas foram a baixa imunização nos últimos dois anos e as viagens de pacientes aos EUA e Europa, onde houve registros da gripe. São Paulo vive um surto antecipado da gripe H1N1. Já 324 casos da síndrome em todo o estado, sendo 260 comprovadamente ligados ao vírus. Já foram contabilizadas 42 mortes, sendo 38 relacionadas ao H1N1.
INUSITADA
O secretário de Saúde declarou que o surto antecipado é uma situação inusitada na história do Brasil, com mudança de perfil e fora do período de Inverno. "Não há registro na história de que um surto começasse em um mês de Verão", disse.