Zica chega a 30 estados dos EUA e autoridades alertam que impacto é “mais alarmante” do que o esperado
Quarta 13/04/16 - 8hAs autoridades sanitárias dos EUA alertaram que a propagação e o potencial impacto do zika vírus no país são “mais alarmantes” do que se estimava inicialmente, por causa da conclusão de que o mosquito transmissor está presente em 30 estados norte-americanos, e não em 12, como se acreditava anteriormente.
ALARMANTE
“Tudo o que estamos vendo sobre este vírus parece ser mais alarmante do que pensávamos originalmente”, afirmou a médica Anne Schuchat, diretora-adjunta dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Na mesma linha, o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde, Anthony Fauci, salientou que o zika é um vírus “muito incomum” e que é necessário “conhecer muito mais” a respeito dele e dos seus efeitos sobre os humanos.
VIAGENS
“Quanto mais aprendemos [sobre o zika vírus], mais preocupados estamos com o alcance do que este vírus está fazendo”, disse o especialista. Até a semana passada foram notificados 346 contaminações por zika nos EUA contraídas durante viagens a regiões epidêmicas, sendo 32 envolvendo mulheres grávidas, 7 por transmissão sexual e um caso em que o paciente apresentou a síndrome neurológica de Guillain-Barré.