Minas, com 10 mortes, deve começar, hoje, a vacinação contra gripe; vacina pede 2 semanas para surtir efeito e presidiários estão na lista de preferência
Segunda 25/04/16 - 10hA vacinação contra a gripe H1N1 deve começar hoje nos estados do Rio, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas, onde a Secretaria de Saúde orientou os municípios a antecipar o início da campanha em 5 dias. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, índios e presidiários.
OVO
No caso da vacinação em pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.
EFEITO
A vacina demora até duas semanas para surtir efeito. Este ano, Minas já tem 10 mortes confirmadas por Influenza, sendo 4 por H1N1. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente no próximo sábado em todas as cidades do Brasil.