Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Dilma Roussef, belorizontina de 68 anos, será notificada às 10h para deixar a Presidência; Temer, o substituto, aguarda emissário do Senado no Jaburu

Quinta 12/05/16 - 8h

O Senado afastou a presidente Dilma Rousseff em votação às 6h33m de hoje. É a 2ª chefe de Estado a enfrentar processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice-presidente Michel Temer assumirá seu lugar interinamente hoje à tarde. Será a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
MÉRITO
A decisão de afastar Dilma foi tomada por 55 votos a 22, às 6h33, após sessão de quase 21 horas no plenário do Senado. Agora, o Senado terá até 180 dias para julgar o mérito da acusação contra a presidente. Se o placar desta votação for repetido quando o Senado julgar o mérito da acusação contra a presidente, em até 180 dias, chegará ao fim definitivo o governo Dilma. Isso porque são necessários, nesta etapa, 54 votos para Dilma perder o mandato presidencial.
PEDALADAS
A presidente é acusada de editar decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso e de usar verba de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas "pedaladas fiscais". A previsão é que Dilma Rousseff, de 68 anos, seja notificada da decisão às 10h da manhã de hoje, e Temer, de 75 anos, às 11h; a partir daí, ele será presidente interino do Brasil, até a decisão final do Senado sobre o impedimento.
AGUARDA
Michel Temer aguarda, no Palácio do Jaburu, a notificação para assumir a Presidência, o que fará logo depois de Dilma Rousseff receber a notificação de afastamento. Temer aguarda com a mulher Marcela e o filho Michel, de 8 anos. Temer tem filhos de outro casamento.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais