Shoppings do Brasil terminam 2016 com 18 mil lojas a menos; redução é a 1ª em 12 anos e retração nas vendas foi de 3,2%
Terça 27/12/16 - 11hDiminuiu o número de lojas nos shoppings centers do Brasil. Entre abertura e fechamento, os shoppings terminaram 2016 com 18,1 mil lojas a menos em relação aos pontos de venda de 2015, segundo a Associação dos Lojistas de Shoppings.
1ª QUEDA
“Sempre o saldo de lojas ao final de cada ano superava o do ano anterior”, afirma o presidente da associação. Neste ano, no entanto, houve a 1ª queda no saldo de lojas desde 2004, quando a entidade começou a acompanhar o total de lojas em operação.
RETRAÇÃO
Os 761 shoppings em funcionamento no Brasil encerram este ano com 121.638 lojas ativas contra 139.738 pontos de venda em funcionamento no final do ano passado. O setor deve fechar o ano com vendas de R$ 140,5 bilhões, o que representa retração de 3,2% na comparação com 2015. Será a 1ª queda nominal desde 2004.