Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Chuvas em M. Claros,
  mês a mês,
 de 1905 a 2012
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Manoel Hygino
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Manoel Hygino)
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

10/9/2014 -"...teve até o desfile de um mendigo novo, supostamente drogado, que andou pelo centro, o quarteirão fechado da rua Simeão Ribeiro, completamente nu, exibindo-se". A crescente degradação da Praça da Matriz e vizinhança pede:

»1 - Policiamento mais rigoroso
»2 - Redefinição do uso da praça que é o marco zero da cidade
»3 - Outra reforma física
»4 - Maior empenho das autoridades no cumprimento das leis
»5 - Uma recuperação em todos os sentidos

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 

Ir para data:


           Efemérides - Nelson Vianna   

68220
Por Efemérides - Nelson Vianna - 16/7/2011 08:34:32

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

16 de julho

1856 — E’ requerida pelo cap. José Rodrigues Prates para construir um sobrado no largo da Matriz praça Dr. Chaves), no local onde se acha presente o edifício dos Correios e Telégrafos, de Montes Claros. Embora concedida, resolveu construi-lo na esquina do largo da Matriz, com a rua hoje denominada Dr. Velloso. E’ o prédio n.° 152 da praça Chaves.
1878 — Nasce em Senhor do Bom Fim, hoje Bocaiúva, o farmacêutico Antônio Augusto Teixeira, filho do prof. José Telxeira de Carvalho e dona Geralcina Sousa Meira Teixeira. Fêz o curso primário na Contendas, hoje Brasilia de Minas, o secundário, Montes Claros, tirando o diploma de normalista pela Escola Normal de Montes Claros, em 1898. Formou-se em farmácia, pela Escola de Medicina e Farmácia do Rio de Janeiro, em 1904, abrindo em Montes Claros a sua farmácia, em 21 de abril daquele mesmo ano. Antes, porém, de 1898 a 1900, foi professor primário. Presidente e fundador da Associação Comercial e do Rotary Clube de Montes Claros; vereador a Câmara Municipal de Montes Claros, de 1927 a 1930. Foi o primeiro a instalar o serviço telefônico na cidade de Montes Claros, com privilêgio por 25 anos, obtido pela lei municipal n° 325, de 27 de dezembro de 1912. O Centro funcionava na farmácia de sua propriedade, situada à rua 15 de Novembro, hoje Presidente Vargas. E’ fazendeiro e invernista no município de Montes Claros.
1900— Falece o tte. José Rodrigues Fróis, aos 64 anos de idade. Nasceu no antigo distrito do Brejo das Almas, filho de Patrício Rodrigues Fróis e dona Maria Florência de Jesus. Casou-se com dona Maria Joaquina Pereira dos Anjos. Era fazendeiro no município de Montes Claros.
1902— Nasce em Wien, Austria, o padre Frederico Dukulil, filho de Friedrích Dukulil e dona Maria Büttner. Fêz o curso primário em sua terra natal, o secundario, em Linz Freinberg, Austria, o superior, em Nova Friburgo, Estado do Rio, ordenando-se, em Roma, a 25 de julho de 1933. Exerce o ministério paroquial na 3. Paróquia de Montes Claros, do qual é o primeiro Vigário e está Construindo, com todo o sacrifício e dedicação, a Igreja de São Sebastião. E’ professor de Filosofia.
1908— Falece Manoel da Silva Reis, aos 44 anos de idade. Nasceu em Rio Preto, municipio de Diamantina, filho de Manoel da Silva Reis e dona Antônia Augusta da Silva - Casou-se com dona Francisca Leopoldina da Silva. Era telegrafista em Montes Claros, cargo que vinha exercendo com tôda integridade, havia longos anos. Impenitente boèmio, deixou fama de ser um dos maiores seresteiros da época.
1919— Pelo projeto n.° 27, fica o Agente Executivo Municipal autorizado a doar à Conferência de São Vicente de Paulo, na cidade de Montes Claros, todo o terreno compreendido entre as ruas Dr. Venollo, João Pinheiro e General Carneiro, em troca de outro que a ela foi doado pêla lei 337, isento de quaisquer ônus municipais.
— Pelo projeto n.° 37, a antiga rua São Paulo, que atravessa as ruas Bocaiúva (hoje Dr. Santos),7 de setembro (hoje Camilo Prates) e Dr. Velloso, passa a denominar-se rua Padre Augusto.
— Passa a denominar-se praça Cel. Ribeiro a antiga praça São Sebastião, no alto da cidade de Montes Claros.
1928 — Falece, em Sao Paulo, dona Maria Pereira dos Santos (Duruta). Nasceu no município de Montes Claros, tendo-se casado com António Durães. Manteve, por muitos anos, casa de pensão nesta cidade, cujos hóspedes eram, pode-se dizer, permanentes, devido às funções fixas que desempenhavam em Montes Claros: engenheiro do Estado, Juiz Municipal, médico, agrônomo do Estado, agrimensor, comerciários. E a excelente Duruta, sempre bondosa e compreensiva, tratava a todos igualmente, com atenção e a delicadeza que eram peculiares. Isto, no tempo em que a cidade, bastante modesta, não possuia, é claro, as comodidades, o confôrto que lhe traria o formidável surto progresso que, muitos anos depois, a impulsionou. Mas naqueles longes, havia Intercâmbio social, florescia a amizade sincera, corno se tôda a urbe constasse
de uma única família, com palestras à noite, na porta da rua, com cadeiras na calçada; com seus “assustados”, em que se festejava qualquer acontecimento íntimo – e as ternas serenatas se faziam ouvir noite alta, com violões e flauta, acompanhando modinhas sentimentais que vinham do tempo dos nossos avós. O autor destas linhas registra passagem esta singela homenagem à memória da boníssima Duruta.
1948 – Realiza-se a instalação, às 15 horas, das Escolas Reunidas Francisco Sá, em Montes Claros, em prédio adaptado, à esquina da rua Camilo Prates com a rua Pedro Segundo, sob a presidência do Inspetor Escolar Mário Versiani Velloso. Tem como sua primeira Diretora, Maria Helena Prates Gonçalves; Auxiliar, Maria da Conceição Dias e Orientadora, Genoveva Conceição Mota. Posteriormente passou a Grupo Escolar.
1949 – Realiza-se uma reunião dos médicos de Montes Claros, que se congregaram para trabalhar no Hopital N. S. das Mercês desta cidade. O dr. Hermes de Paula foi eleito para a direção clínica, no período de agosto a setembro de 1949.
1955 – Com a presença do Governador Clóvis Salgado, é inaugurada a sede da própria da Associação Comercial de Montes Claros, à rua Carlos Gomes, nº 110. Antônio Loureiro Ramos é o atual Presidente da enidade.
1956 – Inicia-se os serviços de construção da ponte sobre o rio Vieira, à rua Viúva Cel. Ribeiro, a qual dará acesso ao Orfanato N. S. do Perpétuo Socorro, em Montes Claros.
- É inaugurado o Grupo Escolar Dom Aristides de Araújo Pôrto, à rua Corrêa Machado, em Montes Claros.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Manoel Hygino
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Manoel Hygino)
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 



Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Clique e acesse nosso Twitter
Siga o montesclaros.com


Últimas Notícias

16/07/18 - 9h
Mortalidade infantil no Brasil sobe pela 1ª vez em 26 anos

16/07/18 - 8h
Pelé parabeniza francês Mbappé por gol na decisão da Copa: “Bem-vindo ao clube”

16/07/18 - 7h
Com o bi da França, Europa faz 12 a 9 sobre a América do Sul em títulos da Copa. Brasil pentacampeão lidera as 8 seleções campeãs


15/07/18 - 13h53
França vence a Croácia por 4 a 2 e é bicampeã mundial, 20 anos depois

15/07/18 - 7h40
“Se atentarem para um único artigo do Estatuto, lá está escrito, entre outros: Art. 4º “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e de todo atentado aos seus direitos...”


14/07/18 - 18h
Trabalhador com direito à cota do PIS poderá consultar novo valor a partir de segunda

14/07/18 - 17h
França aposta na juventude para brilhar na final deste domingo contra a Croácia

14/07/18 - 16h
Técnico poderá fazer até 5 mudanças no Atlético para jogo de quarta com Grêmio

14/07/18 - 15h
“Estrela” do treinador vira trunfo da França para conquistar o bicampeonato da Copa do Mundo

14/07/18 - 14h
Manchetes dos jornais: “Políticos fazem ‘farra fiscal’” – “Construção civil encolhe 20% e volta ao nível de 2009”- “Greve de caminhão atropela a economia”

14/07/18 - 12h52
Bélgica vence Inglaterra, por 2 a 0, e arrebata o 3º lugar na Copa da Rússia, no seu melhor desempenho

14/07/18 - 12h40
Bélgica faz 2 a 0. Gol de Hazard aos 36 minutos do 2º tempo

14/07/18 - 12h
Mínimas de 13 graus e máximas de 29, até quinta-feira, em M. Claros

14/07/18 - 11h02
Aos 3 minutos e 40 segundos do 1º tempo, Bélgica faz 1 a 0, com Meunier

14/07/18 - 11h
Presidente da Croácia, em reunião da OTAN, perdeu a semifinal, mas já está de volta à Rússia, pagando sua própria conta

14/07/18 - 10h
Bélgica e Inglaterra disputam, às 11h, o 3º lugar da Copa buscando lugar na história

14/07/18 - 9h
Há 6 concursos sem ganhador, Mega-Sena paga, hoje, 34 milhões de reais. (Ninguém ganhou com as dezenas 04, 05, 36, 40, 44 e 56. Valor vai a 50 milhões)

14/07/18 - 8h
Bem, sem stress, meninos resgatados de caverna na Tailândia terão alta na próxima quinta, anuncia ministro da Saúde

14/07/18 - 7h
Às 11h deste sábado, Bélgica e Inglaterra decidem quem é o 3º melhor do mundo


13/07/18 - 18h
Título sobre a Croácia, domingo, colocará seleção da França no “Top 5” da Copa do Mundo

13/07/18 - 17h
Fies do 2º semestre receberá inscrições entre os dias 16 e 22 de julho

13/07/18 - 16h
Guerra na antiga Iugoslávia marcou jogadores croatas que domingo decidirão a Copa contra a França

13/07/18 - 15h
Presidente da Uefa avisa que domínio europeu no futebol poderá aumentar mais nos próximos anos

13/07/18 - 14h
Descansada, França terá na final da Copa rival com um jogo a mais, após 3 prorrogações

13/07/18 - 13h
Diferença de 15 graus na temperatura, nesta sexta-feira 13, em M. Claros. Máxima de 30 graus e mínima de 15

13/07/18 - 12h
Parreira critica jogadores, mas defende permanência de Tite no comando da seleção

13/07/18 - 11h
Prazo para saque do abono PIS/Pasep referente a 2016 será reaberto dia 26

13/07/18 - 10h30
Carro de S. Paulo bate contra micro-ônibus ( que trazia pacientes de hemodiálise para M. Claros) na estrada de Janaúba. Há 2 mortos (pai e filho) e 3 feridos

13/07/18 - 10h
Presidente da Fifa elogia Neymar, mas cai na gargalhada ao falar das críticas recebidas pelo jogador

13/07/18 - 9h
Manchetes dos jornais: “Projetos aprovados no Congresso já têm impacto fiscal de R$ 100 bi” - “Congresso libera reajustes que podem custar R$ 17,5 bilhões” - “Impacto da pauta-bomba pode superar os R$ 100 bilhões”

13/07/18 - 8h
Róger Guedes deixa o Atlético para jogar no futebol chinês. Venda foi de 43 milhões de reais

13/07/18 - 7h
Exército tem 122 vagas para médicos, dentistas e farmacêuticos, com soldo de 8.200 reais. Inscrições, de 16 de julho a 13 de agosto


12/07/18 - 18h
20 anos após eliminação na Copa de 98, técnico da Croácia descarta vingança contra a França, domingo

12/07/18 - 17h
Croácia é a seleção de pior ranking - 20° Lugar - a disputar uma final de Copa

12/07/18 - 16h01
Uma verruga, eliminada no Departamento Médico da Câmara, perturba a tarde morna de Brasília

12/07/18 - 16h
Atlético vai recorrer de decisão do caso Otero na Corte Arbitral do Esporte

12/07/18 - 15h
45 casos de assédio sexual foram registrados durante a Copa da Rússia. Estima-se que número real seja 10 vezes maior

12/07/18 - 14h53
Escritor Manoel Hygino: "Os episódios registrados, cronometricamente, do último domingo até hoje, demonstram o grau de insensibilidade, quando não de menosprezo, com que o brasileiro é tratado pelo sistema"

12/07/18 - 14h35
Bela loira, de 50 anos, chama a atenção na Copa. Ela viajou em avião comercial e paga as suas despesas, como qualquer torcedor. Mas, é a presidente da Croácia, país que sofreu a guerra, e tem 1/4 da população de Minas

12/07/18 - 14h
Meteorologia desiste de temperaturas acima de 30 graus em M. Claros, nesta semana. E vê mínimas até de 12

12/07/18 - 13h
Diretor da Fifa ironiza quedas e simulações de Neymar: “Ele faz as pessoas rirem”

12/07/18 - 12h
Manchetes dos jornais: “Furtos de energia e isenção vão aumentar a conta de luz em 2019” - “Pautas aprovadas no Congresso têm custo superior a R$ 100 bi - “Minas só usou 18% do previsto para a saúde”

12/07/18 - 11h
Polícia Civil tem 119 vagas para escrivão, com salário inicial de 4.098 reais para quem tem curso superior. Inscrições entre 12 de setembro e 22 de outubro

12/07/18 - 10h
Médico de Michael Jackson diz que cantor foi quimicamente castrado pelo pai, ainda na infância, para manter a voz

12/07/18 - 9h
Empate com o Corinthians foi o 3º jogo sem vitória do Cruzeiro na intertemporada

12/07/18 - 8h
Lei dos deputados deve aumentar 5,2% na conta de luz, ou 7,5 bilhões, ao ano

12/07/18 - 7h
Congresso conclui votação da LDO e derruba proibição a reajuste para servidores em 2019


11/07/18 - 18h
Abertas até sexta inscrições para quem deseja transferir-se à Unimontes. São 189 vagas

11/07/18 - 17h36
De virada, Croácia vence a Inglaterra, na prorrogação, por 2 a 1, e vai disputar com a França, domingo ao meio-dia

11/07/18 - 17h21
Presidente do STJ recusa 143 habeas corpus, padronizados, que pediam a soltura do ex-presidente Lula

11/07/18 - 17h18
No segundo tempo da sua terceira prorrogação, Croácia faz 2 a 1 sobre a Inglaterra

11/07/18 - 17h
Mano evita mistério e confirma Cruzeiro para último teste antes de jogo pela Copa do Brasil

11/07/18 - 16h25
Croácia empata aos 25 minutos do segundo tempo - 1 a 1

11/07/18 - 16h
Mega-Sena desta quarta paga 31 milhões de reais, com rendimento de 115 mil por mês na poupança. (Ninguém ganhou com os números 04 - 19 - 23 - 29 - 56 - 59)

11/07/18 - 15h04
Aos 4 minutos, Inglaterra marca 1 a 0 sobre a Croácia

11/07/18 - 15h
Mergulhador será cremado, sábado, na Tailândia. Sua viúva chora “ - Você sempre estará comigo”

11/07/18 - 14h
Inglaterra e Croácia decidem, às 15h desta quarta, vaga para a final de domingo contra a França

11/07/18 - 13h
Até domingo, M. Claros vai ter temperaturas acima dos 30 graus. Mínimas vão subir de 14 para 17 graus

11/07/18 - 12h
Pagamento de multas no trânsito volta a ser parcelado no cartão em até 12 vezes

11/07/18 - 11h
Brasil passa do 69º para o 64º lugar na lista de eficiência de inovação. Mas, é o 6º entre os latinos-americanos

11/07/18 - 10h
Manchetes dos jornais: “Câmara passa a consumidor custo do furto de energia” - “STJ mantém Lula preso e critica desembargador” - “Uso de crédito fiscal avança na Justiça e pode virar lei”

11/07/18 - 9h
Meditação, até para controlar a fome, foi vital no salvamento dos meninos "javalis". Tailândia divulga estas primeiras imagens deles, no hospital. Alguns saíram da caverna "adormecidos"

11/07/18 - 8h
Em busca de vaga contra a França na final da Copa, Inglaterra e Croácia se enfrentam às 15h desta quarta

11/07/18 - 7h
Deputados aprovam isenção total da conta de luz para famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo . (Jornal deu na manchete: “Deputados repassam para a conta de luz gastos com furto de energia”)


10/07/18 - 18h
Argentina termina Copa da Rússia como campeã em multas. Vai pagar 121 mil dólares à Fifa

10/07/18 - 17h
Para goleiro Alisson, seleção “merecia algo a mais” na Copa da Rússia. “O resultado não foi o esperado”

10/07/18 - 16h54
Por 1 a 0, França vence a Bélgica e vai disputar a final, domingo, com quem ganhar amanhã - Inglaterra ou Croácia

10/07/18 - 16h05
Aos 5 minutos do segundo tempo, França faz 1 a 0 sobre a Bélgica

10/07/18 - 16h
Selecionados no ProUni devem comprovar informações nas instituições de ensino até esta terça

10/07/18 - 15h10
Presidente do Superior Tribunal de Justiça nega habeas corpus a Lula e diz que desembargador plantonista era “incompetente” para julgar a questão

10/07/18 - 15h
Real Madrid confirma Cristiano Ronaldo na Juventus por 475 milhões de reais

10/07/18 - 14h
Bélgica e França apostam em seus talentos, às 15h desta terça, para chegar a final da Copa da Rússia

10/07/18 - 13h
Frio de 13 graus, às 4h de hoje, deve cair para os 12 na próxima noite. Máxima prevista é de 30 graus

10/07/18 - 12h
Aprovado em exames médicos, Leandrinho, do Nápoli, assina com o Atlético por 1 ano

10/07/18 - 11h
Médico afirma que jogadores da seleção russa inalaram amônia antes de jogos da Copa, mas nega doping

10/07/18 - 10h
França e Bélgica decidem, hoje às 15h, quem vai para a final da Copa da Rússia, ao meio-dia de domingo

10/07/18 - 9h
Manchetes dos jornais: “Estados compensam baixa no óleo diesel com alta na gasolina” - “Após manobra, PGR quer que só STJ avalie recursos de Lula” - “Previsão para crescimento do PIB tem ‘teto’ de 1,5%”

10/07/18 - 8h
Jornal de Londres diz que Neymar é "repulsivo e um insulto à integridade do esporte"

10/07/18 - 7h
Todos salvos: mais 4 meninos e o treinador foram retirados da caverna, hoje (2 com sintomas de pneumonia). Um médico ainda está lá dentro. "Javali," de 14 anos, apátrida, vira estrela mundial


09/07/18 - 18h
Com Brasil mais obeso, número de cirurgias bariátricas aumenta 47% em 5 anos



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização