Fraude além de 6 bilhões de reais contra aposentados e pensionistas: a partir de hoje, pessoas que foram prejudicadas serão notificadas. Saiba como agir
Terça 13/05/25 - 6h01O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará nesta terça-feira (13) a notificação de cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas afetados por descontos (associativos) não autorizados em seus benefícios.
As mensagens serão enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, informando os valores descontados e as entidades envolvidas.
Os beneficiários devem confirmar se autorizaram ou não tais descontos.
A partir de quarta-feira (14), os que identificarem os descontos indevidos poderão solicitar o ressarcimento diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.
O processo não tem necessidade de envio de documentos adicionais; basta registrar que não reconhece o desconto apontado.
A ação faz parte das medidas adotadas após a deflagração da "Operação Sem Desconto" pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que investigam o esquema de fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios previdenciários.
Estima-se que o prejuízo aos segurados ultrapasse R$ 6 bilhões.
O INSS alerta para que os beneficiários fiquem atentos e não respondam a contatos por telefone, SMS ou e-mail solicitando informações pessoais, pois o processo de notificação e ressarcimento ocorre exclusivamente pelos canais oficiais.